Projeto Político Pedagógico

Professores da educação básica da rede pública e privada do estado de Santa Catarina
Para fazer frente aos desafios deste novo milênio e as crescentes e diversas necessidades da sociedade atual e do mundo do trabalho contemporâneo surge a
necessidade de propostas pedagógicas inovadoras que contemplem flexibilidade curricular e adoção de metodologia que compatibilizam recursos públicos disponíveis com elevado incremento de matrículas e excelência da qualidade do ensino.
Do ponto de vista histórico-cultural, as questões colocadas correspondem à necessidade de se pensar sobre os processos de profunda mudança pelos quais passa a sociedade atual e suas influências no processo de formação humana. E também sobre o papel que cabe à escola e ao docente desempenhar frente a essas exigências e às necessidades quanto ao preparo do ser humano como um ser social, ou seja, um ser que se faz historicamente em sociedade. Isso implica em um entendimento de que a educação não se dá de forma natural e espontânea, mas dentro de relações sociais produzidas, segundo as necessidades históricas de uma determinada época e em determinados contextos sócio-culturais. Dessa forma, o docente deve se instrumentalizar
para realizar uma avaliação consistente de sua prática e se capacitar para uma atuação coerente e produtiva.
Atualmente, os profissionais da educação que se encontram investidos em disciplinas da área das Ciências Humanas, nas escolas públicas ou privadas, nos distintos níveis de formação, em boa parte não possuem sequer uma formação continuada na respectiva área, pois são egressos de cursos variados, até mesmo de outras áreas do conhecimento. Isso acontece, todavia, pelo simples fato da completa falta de profissionais qualificados na área de Ciências Humanas para atuarem na educação. Nesse sentido, ter participado de estágio ou disciplina de didática têm sido um dos poucos requisitos exigidos para o exercício da docência.
Constata-se, a partir desse quadro, a necessidade de formação de profissionais preocupados com a análise e compreensão da sociedade e dos indivíduos, que
contribuam para a construção da cidadania. Nesse panorama, para se atender exigências profissionais de uma sociedade que evolui muito rapidamente, o curso deve permitir ao aluno além do conhecimento teórico-científico o desenvolvimento de uma consciência crítica, pensamento autônomo e interdisciplinar, bem como capacitar o futuro profissional ao trabalho em equipe e voltado à comunicação. Procura-se incentivar a responsabilidade consciente, pensar e agir antecipadamente com confiança e criatividade.
Do ponto de vista técnico, todo e qualquer conhecimento produzido pela humanidade caracteriza-se como uma “ciência humana”, mas a expressão Ciências Humanas em si refere-se àqueles campos de conhecimento, tidos também como “ciência”, que têm o ser humano como seu objeto de estudo, ou então, como seu foco.
Portanto, as Ciências Humanas, compostas por um imenso leque de conhecimentos que abarcam desde a história, passando pela filosofia, sociologia e a geografia, compõem um arcabouço teórico que tem como objetivo analisar o ser humano em sua complexidade, nas relações que mantém entre si e consigo mesmos. Nesse sentido, o curso ora proposto visa à formação de profissionais para uma área na qual o público estratégico é carente por formação continuada/permanente.
Frente ao exposto, o curso tem como objetivo geral propiciar formação continuada a professores e outros profissionais da educação nos quatro campos de conhecimento que compõem a área de ciências humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia), de forma integrada, com ênfase na discussão de conteúdos e metodologias, da interação desses com a prática docente e das possíveis ações de aprimoramento da realidade escolar e de incentivo à pesquisa e ao exercício da cidadania crítica dos estudantes.
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