Projeto Político Pedagógico

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O aluno pode atuar junto a produção de charges em mídias impressas como jornais, fanzines e panfletos, assim como jornais e informativos escolares e colaborar com a roteirização de produções audiovisuais e animações através da organização visual e sequencial da narrativa. Além disso, a discussão e reflexão sobre a produção de quadrinhos no Brasil e no mundo, possibilita ao profissional a assumir um compromisso ético com sua área de atuação profissional autônoma.

Ampliar o repertório de narrativas visuais

• Aprimorar as habilidades de observação e desenho

• Sensibilizar o olhar para o cotidiano

• Desenvolvimento do letramento visual

• Ser capaz de transformar ideias, conceitos e críticas sociais em narrativas visuais

A prática pedagógica do Curso de Formação Inicial e Continuada em Arte sequencial orienta-se para a prática educativo- profissionalizante onde os alunos serão avaliados processualmente, por atividades de produção gráfica observando a evolução do traço, da poética e da narrativa através das atividades práticas e de discussão, aulas expositivas e exercícios de desenho. Estão previstas atividades para serem entregues nos dias e a criação de um portifólio para que o aluno e professor consigam acompanhar o desenvolvimento do aluno. A avaliação será realizada por módulos do curso, de maneira contínua, tendo espaço para auto avaliação e será observada a participação nas aulas, apropriação e aplicação dos conceitos e técnicas utilizadas. Utilizando diversos instrumentos como avaliação coletiva, individual os momentos avaliativos prevem a participação dos alunos e a aprovação será observando a frequência e os conceitos de cada atividade avaliativa na escala: 10 – Dominia e supera a proposição com aspectos de inovação 9 - Domina a proposição e tem potencial inovador 8- Domina a proposição com auxílio 7- Executa as atividades com auxílio 6 – Compreende o conceito mas tem dificuldade na execução 5- Não realiza O registro, para fins institucionais será entregue ao final do curso na secretaria do campus aprovando o aluno que obtiver media acima de 5 (cinco) e frequência de 75% das aulas. A recuperação dos estudos será ao longo do curso de forma mediada pelo professor de maneira que possa promover a aprendizagem e apropriação dos conhecimentos desejados.

Patrícia Nunes Martins

Contatos: (49) 35615723

patricia.martins@ifsc.edu.br 

Avaliação da aprendizagem: A prática pedagógica do Curso de Formação Inicial e Continuada em Arte sequencial orienta-se para a prática educativo- profissionalizante onde os alunos serão avaliados processualmente, por atividades de produção gráfica observando a evolução do traço, da poética e da narrativa através das atividades práticas e de discussão, aulas expositivas e exercícios de desenho. Estão previstas atividades para serem entregues nos dias e a criação de um portifólio para que o aluno e professor consigam acompanhar o desenvolvimento do aluno. A avaliação será realizada por módulos do curso, de maneira contínua, tendo espaço para auto avaliação e será observada a participação nas aulas, apropriação e aplicação dos conceitos e técnicas utilizadas. Utilizando diversos instrumentos como avaliação coletiva, individual os momentos avaliativos prevem a participação dos alunos e a aprovação será observando a frequência e os conceitos de cada atividade avaliativa na escala: 10 – Dominia e supera a proposição com aspectos de inovação 9 - Domina a proposição e tem potencial inovador 8- Domina a proposição com auxílio 7- Executa as atividades com auxílio 6 – Compreende o conceito mas tem dificuldade na execução 5- Não realiza O registro, para fins institucionais será entregue ao final do curso na secretaria do campus aprovando o aluno que obtiver media acima de 5 (cinco) e frequência de 75% das aulas. A recuperação dos estudos será ao longo do curso de forma mediada pelo professor de maneira que possa promover a aprendizagem e apropriação dos conhecimentos desejados.

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