Projeto Político Pedagógico

écnico em Administração é o profissional que executa operações administrativas
relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controle de estoques;
aplica conceitos e modelos de gestão em funções administrativas e opera sistemas de


informações gerenciais de pessoal e de materiais.

O Técnico em Administração de um modo geral atua em atividades administrativas da
organização relacionadas aos processos de gestão. Esta atuação se dá no âmbito de empresas
públicas e privadas e de segmentos variados. Dessa forma, as principais áreas de atuação do
técnico em administração são:
• Controle da rotina administrativa;
• Atividades em recursos humanos;
• Intermediação da colocação e recolocação de mão de obra;
• Assessoramento de atividades de compra e venda;
• Intercambio de mercadorias e serviços;
• Execução de atividades nas áreas de produção, fiscal e financeira.

O técnico em Administração, ao completar o curso, adquirirá competências essenciais para
a realização de suas atividades sendo elas:
• Executar, controlar e mensurar os procedimentos das áreas de pessoas, serviços públicos
e privados, compras, produção e financeiro;
• Identificar e interpretar as demandas presentes no mercado, bem como as possibilidades
de empreender negócios;
• Reconhecer a sua própria necessidade de atualização por meio de estudos, bem como
comportar-se de modo resiliente.

A prática pedagógica do Curso Técnico em Administração orienta-se pelo Projeto
Pedagógico Institucional (PPI) e pelo Regulamento Didático Pedagógico do IFSC.
No processo de ensino-aprendizagem, interagem cinco elementos fundamentais: aluno,
professor, forma, conteúdo e a realidade técnico-científica e socioeconômica. O docente que
atuará neste processo deve, além de possuir os conhecimentos teórico-práticos adequados e
estar capacitado pedagogicamente, buscar constantemente a validade de novos conceitos e
interpretações, viver em termos práticos como reflexão crítica, conhecer e refletir sobre técnicas e
procedimentos educacionais e entender e aceitar a diversidade do corpo discente.
Buscando a construção do seu conhecimento, o educando, profissional em formação,
precisa conhecer a realidade a qual encontrará, avaliar os problemas apresentados, buscar e
aplicar soluções prováveis e, sobretudo, refletir criticamente sobre os resultados. Além disso, em
uma sociedade em constante mudança, o profissional também deve agir proativamente na
melhoria e otimização de processos dentro de sua área de atuação, antecipando-se a possíveis
problemas futuros. A prática de relacionar os conceitos teóricos e práticos para além dos limites da
sala de aula, incentivada desde o início do curso, conscientiza os alunos do importante papel
profissional do Técnico em Administração sua contribuição na sociedade.
As práticas pedagógicas e os métodos de ensino utilizados em cada unidade curricular
devem ser estabelecidos no respectivo plano de ensino, definidos pelo professor responsável e
aprovados pelo Colegiado do curso. De uma forma geral, podemos destacar algumas atividades,
tais como:
- aulas teóricas expositivas e dialogadas,
- estudos dirigidos, estudos de caso e seminários,
- discussão de artigos científicos,
- trabalhos realizados em grupo e individuais,
- participação em eventos e feiras da área,
- elaboração de relatórios,
- elaboração e desenvolvimento de projetos,
- trabalhos de pesquisa.

Estas práticas pedagógicas podem ser atendidas em parte ou de forma total na promoção
do conhecimento e formação do profissional, além de promover a problematização e
contextualização dos temas do curso, assegurando a inter-relação do tripé ensino, pesquisa e
extensão.


Neste contexto, também é importante promover ao máximo a interdisciplinaridade, visto
que a prática permite ao aluno, de modo mais amplo do que seria possível em uma unidade
curricular individual, a reflexão, discussão e compreensão dos conhecimentos, alcançando uma
visão unitária e comum do saber. Serão realizadas reuniões periódicas entre os professores do
curso, para debater estratégias visando estabelecer a melhor integração entre as diferentes
unidades curriculares.
As atividades extraclasse, como as visitas técnicas, complementam e dinamizam o
processo de aprendizagem, além de proporcionar a integração recíproca entre várias unidades
curriculares, levando ao aluno a reflexão e integração dos diversos conhecimentos vistos na sala
de aula.
No quarto semestre, é realizado o projeto integrador, em que o discente desenvolve
atividade de pesquisa dentro de contexto da prática, na administração de uma empresa real ou
fictícia, integrando as habilidades e conhecimentos adquirido durante o curso, desenvolvendo a
capacidade crítica de planejamento e estimulando características como proatividade e
empreendedorismo.
O resultado deste processo é um egresso preparado para o mundo do trabalho, com
comportamento e entendimento de cidadão autônomo e competente, com capacidade de tomar
iniciativa e empreender projetos inovadores na área de Administração.

Nome do responsável pelo projeto
Marcos André Pisching

Contatos
depe.tub@ifsc.edu.br
Telefone (48) 3301-9102
Celular (49) 99982-0030

Nome do Coordenador do curso
Iuri Rafael Destro
iuri.destro@ifsc.edu.br

Avaliação é um instrumento diagnóstico voltado ao crescimento estando a serviço de uma
prática pedagógica para a transformação social localizando necessidades e compreendendo
superações, aspectos atitudinais e culturais do educando. Sendo assim, neste curso, as
avaliações acontecerão através de: avaliação diagnóstica, processual, formativa, somativa,


continuada, diversificada e prática. Serão considerados critérios como: assiduidade, realização
das tarefas, participação nas aulas, avaliação individual, trabalhos em equipes, colaboração e
cooperação com colegas e professor.
Outro fundamento é a continuidade, sendo a avaliação realizada durante todos os
momentos do processo de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa
e quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e instrumentos avaliativos. A
recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no
decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o
desenvolvimento das competências. Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido
à avaliação, cujo resultado será registrado pelo professor, prevalecendo o maior valor entre o
obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na avaliação após a recuperação.
A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de
ações que permitem recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte
do aluno, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são:
•obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e
atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre o
encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do aluno para o
semestre seguinte;
•analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas
no Projeto Pedagógico do Curso;
•estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os
avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios servirão de
referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que
sustentem tomadas de decisões.
Conforme o Art. 102 do Regulamento Didático Pedagógico do IFSC (Resolução Nº 41, de
20 de novembro de 2014), o resultado da avaliação será registrado por valores inteiros de 0 (zero)
a 10 (dez) e o resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).
As avaliações deverão ser registradas no diário de classe, sendo analisadas
conjuntamente com os discentes e devolvidas a eles no prazo máximo de 15 (quinze) dias após
sua aplicação.
Serão realizadas reuniões entre os docentes, coordenação e Núcleo Pedagógico durante o
desenvolvimento dos semestres, conforme previsto no Regulamento Didático Pedagógico do
IFSC

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