Projeto Político Pedagógico

O curso é destinado a profissionais que atuam no segmento de Itajaí e regiões adjacentes, estudantes e pessoas que se interessam pela área. O Aluno do Curso de CAD – Desenho Auxiliado por Computador para Área Elétrica, ao concluir seus estudos, terá conhecimentos sobre desenho técnico básico, podendo atuar como projetista supervisionado.

O Aluno do Curso de CAD – Desenho Auxiliado por Computador para Área Elétrica, ao concluir seus estudos, terá conhecimentos sobre desenho técnico básico, podendo atuar como projetista supervisionado.

 Desenhar componentes elétricos (resistores, fontes, diodos, disjuntores, etc); – Desenhar circuitos elétricos (unifilar e multifilar); – Desenhar quadros de distribuição; 

A metodologia a ser empregada para a construção das competências será orientada pelo conteúdo do curso, agregando às bases tecnológicas estabelecidas.
As estratégias pedagógicas desenvolvidas serão realizadas em ambiente de laboratório de informática, em diferentes situações de aprendizagem, buscando a mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e afetivas, envolvendo estudos de caso, problematização, entre outros, visando assim a inovação, a criatividade, a busca da qualidade para facilitar a aprendizagem, apropriando as metodologias apresentadas numa perspectiva contextualizada e inter temática. Estas estratégias irão respeitar o conhecimento dos alunos de modo a permitir uma dinâmica de produção e construção de conhecimentos, favorecendo a invenção e a inovação.
Também será estimulada a constante busca de informações pelos alunos, sendo que os meios de acesso a essas informações deverão ser viabilizadas pela Instituição

Prof. Sergio A. B. Petrovcic – sergio.petrovcic@ifsc.edu.br 

Os aspectos analisados na avaliação durante o desenvolvimento do Curso serão os seguintes:  Competências Comportamentais: autonomia, responsabilidade e relacionamento.  Competências Técnicas - Ao longo do desenvolvimento do curso, o professor irá realizar registros de avaliações, e irá avaliar pelo menos 2 competências técnicas: compreender o funcionamento dos componentes da segurança e comunicação residencial básica e interpretar manuais de fabricantes.  Os registros das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que segue: E - Excelente; P - Proficiente; S - Satisfatório; I – Insuficiente. O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do curso, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências. Para tanto, utilizar-se-á nomenclatura: A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências; NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências.

A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período do próprio curso, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido à avaliação, cujo resultado será registrado pelo professor. Para fins de aprovação é considerado APTO, o aluno que atingir, no mínimo, SATISFATÓRIO em todas as competências, bem como frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da Unidade Curricular. .

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker1-srv1.appdocker1-inst124/04/2024 20:59