Projeto Político Pedagógico

Professores
Caçador é um município localizado no meio oeste catarinense, segundo o IBGE tem uma população estimada em 2016 de 76.571 habitantes e sua economia é baseada principalmente na extração de madeira, cultivo de hortifruticulturas e empresas no ramo de plásticos e celulose.
Relacionado ao ensino, o município conta com 36 escolas de ensino fundamental, 10 escolas de ensino médio e 29 escolas de educação infantil para atender aproximadamente 14.241 matrículas no ano de 2015 (dados do IBGE). Segundo o portal QEdu. as avaliações da Prova Brasil 2013 indicam que do total de estudantes do 9ª ano, apenas 7% em matemática e 20% em língua portuguesa atingiram o adequado nestes componentes curriculares.
Neste cenário atuam 967 professores (dados do IBGE 2015), sendo 635 no ensino fundamental, 208 no ensino médio e 124 na educação infantil, onde aproximadamente 80% recebe menos de 3 salários mínimos mensais.
Considerando esse cenário, a lei n. 11.892/2008, em seu art. 8°, expõe que todos os IF devem garantir o mínimo de 20% de suas vagas para cursos voltados para a formação de professores (BRASIL, 2008) e ainda a meta 16 do PNE (Plano nacional de educação) que prevê “formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação. Desse modo, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino, apresentamos o curso de pós graduação lato sensu em Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas na Educação Básica.
A oferta de um curso de especialização na área de Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas tem o papel de proporcionar aos professores a possibilidade de superar a ideia hegemônica de conhecimento fragmentado, proporcionando ao docente, em formação, possibilidades de reflexão e construção de propostas pedagógicas centradas no educando e nas possibilidades de construção de conhecimento no universo escolar. Busca ainda construir junto ao professorado uma prática pedagógica construída a partir da escola e para a escola, onde os professores não sejam apenas reprodutores de conteúdo e os estudantes sejam os assimiladores deste.
Pautado em ações interdisciplinares, a presente proposta proporcionará aos educadores a possibilidade de romperem com práticas fragmentadas, a partir da observação do seu fazer pedagógico. Sabe-se que a especificidade do trabalho escolar não se aprende sem a análise, observação e intervenção do que acontece na escola.
Nesse sentido, a pesquisa, a troca de experiências, espaços de formação continuada, se tornam eixos essenciais no processo de qualquer oferta de formação de formadores. Busca-se, assim, a partir deste curso, que o professor aprenda a pesquisar a realidade da escola e da prática docente, discutir os problemas encontrados e propor ações de intervenção que implique em uma reorganização e reestruturação do fazer pedagógico.

Objetivo Geral:
Contribuir para a formação de professores críticos e reflexivos, qualificando-os para pesquisa, exercício de atividades de ensino e práticas interdisciplinares.

Objetivos Específicos:
Analisar a produção de conhecimento sobre a própria prática pedagógica.
Promover aos professores da educação básica um espaço de reflexões e diálogos sobre suas práticas pedagógicas e possibilidades de práticas interdisciplinares;
Contribuir com a formação de professores para atuar na educação básica de forma autônoma, crítica e inovadora;
Oferecer possibilidades para a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar.

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