Projeto Político Pedagógico

Ao concluir o curso, o aluno do Curso de Estampador de Tecido deverá estar apto para utilizar com precisão ferramentas de desenvolvimento de desenhos em computador, produção de quadro para estampa, produção de pastas e pigmentos corantes, aplicação das estampas nos tecidos e roupas de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, dando atenção a aspectos relacionados ao meio ambiente e à saúde.

Conforme PPC do curso.

Realizar acabamento, tingimento e estamparia em tecidos, beneficiar fibras soltas, fios e tecidos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

As aulas serão ministradas contemplando conteúdos teóricos e práticos. O foco será direcionado à prática no laboratório de estamparia, informática e química articulados à temática central do curso e aos seus objetivos. Para facilitar o entendimento do conteúdo, os exercícios serão realizados em conjunto com o professor, atendendo às necessidades e demandas de cada aula em particular e de cada turma em sua especificidade. O conteúdo será abordado levando em conta a participação e as necessidades dos alunos, o que implica flexibilidade, uso de estratégias diversas e atenção individual

Professor Anjeeri Luiz Sadzinski

Professor Paulo Rodrigo Didoni Demitto

Professora Especialista Heiderose Picolli

Técnico de Laboratório Jair Nunes

A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitam recolher dados, visando a análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso. A proposta pedagógica do curso prevê atividades avaliativas que funcionem como instrumentos colaboradores na verificação da aprendizagem, contemplando os seguintes aspectos: adoção de procedimentos de avaliação contínua e cumulativa; prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos; inclusão de atividades contextualizadas; manutenção de diálogo permanente com o aluno; consenso dos critérios de avaliação a serem adotados e cumprimento do estabelecido; disponibilização de apoio pedagógico para aqueles que têm dificuldades; adoção de estratégias cognitivas e metacognitivas como aspectos a serem considerados nas avaliações; adoção de procedimentos didáticopedagógicos visando à melhoria contínua da aprendizagem; discussão, em sala de aula, dos resultados obtidos pelos estudantes nas atividades desenvolvidas; e observação das características dos alunos, seus conhecimentos prévios integrando-os aos saberes sistematizados do curso, consolidando o perfil do estudante trabalhador, com vistas à (re) construção do saber escolar. Esses instrumentos de avaliação e o resultado mínimo requerido para aprovação no curso serão elaborados observando o perfil de conclusão do egresso estabelecido neste Projeto. Por essa razão a recuperação será processual e ocorrerá durante o curso. Os divulgadores dos resultados da avaliação serão os seguintes: Apto Não Apto A certificação da formação profissional se dará após a conclusão do curso, com frequência mínima de 75%

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