Projeto Político Pedagógico

- Compreender o impacto das tecnologias nas diferentes dimensões e contexto educacionais;

- Exercitar o uso das tecnologias no contexto da construção própria e coletiva do conhecimento;

- Aplicar as tecnologias para o desenvolvimento de processos educativos. 

O egresso do Curso FIC em Tecnologias para Educação é um profissional capaz de atuar com a utilização de tecnologias no contexto educacional da sua área de atuação.

 - Compreender o impacto das tecnologias nas diferentes dimensões e contexto educacionais;

- Exercitar o uso das tecnologias no contexto da construção própria e coletiva do conhecimento;

- Aplicar as tecnologias para o desenvolvimento de processos educativos. 

O curso será realizado a distância, por meio do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle do IFSC. Cada oferta terá a duração de um bimestre (de 8 a 12 semanas). Para a programação do participante em relação ao curso, serão apresentados no AVEA os seguintes documentos: - Plano de Ensino com orientações detalhadas sobre o desenvolvimento do curso; - Cronograma, com a distribuição das atividades ao longo do bimestre de oferta;
- Roteiro de Estudos, com as sequências didáticas previstas e carga horária para cada etapa de desenvolvimento da Unidade Curricular. As turmas serão acompanhadas pelos docentes, que realizarão todas as interações com os participantes no AVEA. O curso, de unidade curricular única, contará com um docente para cada turma de 50 servidores. A cada oferta, os docentes designados para acompanhar as turmas devem planejar conjuntamente o desenvolvimento dos conteúdos e produzir ou revisar o material didático de modo colaborativo com a equipe pedagógica e com a equipe de materiais didáticos do Cerfead. Para viabilizar as interações entre docentes e participantes, serão utilizados, os seguintes recursos, procedimentos e materiais didáticos:
Recursos para interação no AVEA: – Fóruns de Dúvidas, e Fórum de Discussão de conteúdos; – Mensagens individuais e coletivas pela ferramenta “Participantes” do AVEA Moodle;
Recursos para apresentação do conteúdo: – Livro didático, produzido utilizando o Recurso "Livro" do AVEA Moodle, que permite a inserção de hiperlinks para documentos institucionais, vídeos e textos adicionais, de acordo com a necessidade para o desenvolvimento dos conteúdos e competências previstos para cada Unidade Curricular; – Videoaulas gravadas pelos gestores e pela equipe docente, disponíveis no AVEA, possibilitando conhecer os membros da Reitoria e suas principais atividades, bem como aprender mais sobre conceitos tratados nas unidades curriculares; – Textos, animações, vídeo institucional e outros objetos de aprendizagem selecionados pela equipe docente para tratar dos temas e disponibilizados no Moodle na sequência prevista e de modo articulado às atividades; - Atividades de aprendizagem e avaliação, como tarefas, questionários e outras, mediadas pela equipe docente.
Os docentes devem enviar mensagens pelo Fórum de Notícias do Moodle periodicamente, chamando a atenção dos participantes para as atividades em andamento, de acordo com o cronograma e com o roteiro de estudos. É importante que as dúvidas enviadas pelos participantes recebam resposta em até 03 dias úteis. Cabe aos docentes, ainda, identificar participantes que não acessam o AVEA por mais de 10 dias de andamento do curso e buscar interagir com os mesmos, por meio de mensagens que motivem à participação, promovam interações e possibilitem identificar possíveis dificuldades. Essas ações contribuem para reduzir a evasão e promover a permanência e o êxito.
A equipe pedagógica do Cerfead e a equipe de Coordenadoria de Capacitação e Avaliação da Diretoria de Gestão de Pessoas acessarão o AVEA periodicamente para acompanhar e analisar o desenvolvimento do curso, o envolvimento dos participantes e da equipe docente, a fim de contribuir para qualificar as ofertas.

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A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua e processual, considerando a participação dos estudantes nas atividades propostas, o desempenho, as competências e habilidades adquiridas, seus avanços e dificuldades. Na Unidade Curricular, denominada “TICs para Educação”, com carga horária de 60 horas, a avaliação da aprendizagem priorizará atividades que promovam a reflexão sobre o uso das TICs na Educação. As atividades no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem deverão estimular o participante ao debate e à troca de saberes. Neste sentido, devem articular teoria e prática, envolvendo observação da realidade e estimulando intervenções que articulem pesquisa e extensão às atividades de ensino. Ao estabelecer o número de atividades e os critérios de avaliação no Plano de Ensino da Unidade Curricular, os docentes devem considerar a duração da unidade curricular e a complexidade dos conteúdos apresentados para estudo, bem como a heterogeneidade das áreas dos servidores participantes, oportunizando a todos aqueles que realizarem o percurso proposto a conclusão do processo de ambientação. A recuperação de estudos, a que todos os alunos têm direito, compreenderá a revisão das atividades realizadas, de acordo com as orientações e retorno dado pelos docentes, com o estabelecimento de novos prazos de envio, dentro do período de realização do curso. A avaliação deverá considerar ainda o previsto no Artigo 41 do Regulamento Didático Pedagógico do IFSC. 

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