Projeto Político Pedagógico

Empregar as atuais tecnologias de informação e de comunicação, como ferramentas e objeto de estudo no ensino de Física; - Aperfeiçoar as práticas educativas do ensino de Física, visando contribuir de maneira coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa; -Disponibilizar instrumentos teóricos e práticos que possibilitem o planejamento e desenvolvimento de Metodologias de Ensino de Física, com vistas a construir e conduzir as diversas situações de ensinoaprendizagem.

Escolas da rede estadual e municipal da região

Desenvolver habilidades e competências específicas para atuação em sala de aula, na unidade curricular de Física

O curso de formação continuada em questão será realizado em modalidade a distancia, o que não exime a necessidade de encontros presenciais. O curso será dividido em primeiro e segundo módulo. O primeiro módulo refere-se ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem - AVEA - na qual serão dadas as instruções de uso das ferramentas que compõem o ambiente virtual. O primeiro módulo será totalmente presencial, com carga horária de 04 h. No segundo módulo serão trabalhados as novas metodologias para o ensino de Física, por meio de encontros presenciais e a distancia . Os encontros presenciais acontecerão mensalmente, no Câmpus Criciúma, e servem para informação coletiva, realização de avaliações, bem como para encaminhamentos e discussões das atividades e avaliações que também serão realizadas no ambiente virtual. O acompanhamento das atividades, bem como o atendimento de dúvidas que surgirem no decorrer do curso, ocorrerão de forma constante, através do ambiente virtual moodle. As atividades presenciais serão realizadas em comum acordo com o demandante (secretarias de educação) para que o curso seja mais efetivo quanto a participação dos docentes. Tal parceria acontecerá mediante a aprovação do Curso pelo CEPE. As atividades desenvolvidas buscarão instigar a curiosidade e a criatividade dos participantes visando à transposição das mesmas para o seu cotidiano no ensino. Serão realizadas interações síncronas e assíncronas a fim de promover um diálogo constante entre estudantes e corpo docente. Pretende-se utilizar os seguintes recursos e estratégias didáticas: • Fóruns de Dúvidas, Fóruns de Notícias e de Discussão de conteúdos; • Mensagens individuais e coletivas pela ferramenta “Participantes” do AVEA Moodle, entre outras ferramentas de interação. • Mídia interativa digital: textos, animações e outros objetos de aprendizagem selecionados pela equipe docente, para tratar dos temas de forma lúdica e interativa; • Atividades de aprendizagem como tarefas, leituras complementares e outras, mediadas pela equipe docente. Os estudantes no AVEA terão acesso aos seguintes documentos: Plano de Ensino com orientações detalhadas sobre o desenvolvimento da Unidade Curricular; Cronograma, com a distribuição das atividades ao longo do curso de oferta.

Geóvio Kroth - ensino.criciuma@ifsc.edu.br

Os instrumentos de avaliação serão diversificados e deverão constar de trabalhos de pesquisa individual e coletiva, resoluções de exercícios, planejamento e execução de experimentos ou projetos, relatórios referentes aos trabalhos e visitas técnicas, bem como de autoavaliação descritiva. No registro das avaliações, os professores atribuirão uma nota para o desempenho de cada aluno, de acordo com Regimento Didático Pedagógico. A avaliação final será realizada pelo consenso do corpo docente, devendo o resultado ser expresso, individualmente, da seguinte forma: • O aluno será considerado Apto no curso se: – sua frequência for igual ou superior a 75% nas aulas; – obtiver nota de aprovação nas atividades didáticas. • O aluno será considerado Não Apto no curso se : – sua frequência for inferior a 75% nas aulas; – obtiver nota não satisfatória nas atividades didáticas, mesmo com frequência igual ou superior a 75%. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades didáticas no decorrer do curso que possam promover a aprendizagem paralela e contínua, tendo em vista o desenvolvimento das competências, conforme a Organização Didático-Pedagógica do Câmpus Criciúma.

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