Projeto Político Pedagógico

Portadores de diploma de nível superior devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes, preferencialmente com form
3.1 Justificativa da oferta do curso
As avaliações que tentam medir a qualidade do ensino no nosso país (por
exemplo, PISA, ENEM, entre outras) apontam para resultados insatisfatórios na
aprendizagem dos alunos. Resultados esses que são ainda mais alarmantes nas áreas
de Ciências e de Matemática. Somado a isso, diversos relatórios produzidos pelo MEC
indicam um preocupante déficit na formação de professores da educação básica,
especialmente nessas duas áreas.
Nesse sentido, com o objetivo de dirimir lacunas na formação de professores e
contribuir para que consigamos nos aproximar do índice 6 (seis) do IDEB, meta proposta
para 2022, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vem
promovendo ações para a elevação da qualidade das oportunidades formativas dos
profissionais de ensino, participantes fundamentais nas mudanças que se fazem
necessárias no nosso sistema educacional. Essas ações pressupõem uma forte conexão
entre ensino, pesquisa e extensão, que pode ser concretizada por meio de cursos de
pós-graduação, seja lato sensu ou stricto sensu.
Levando isso em consideração, o IFSC, Câmpus Araranguá, propõe a oferta do
curso de pós-graduação lato sensu em Educação Científica e Matemática para que seja
possível fomentar a formação continuada de professores da região Sul de Santa
Catarina, incluindo os egressos do curso de Licenciatura em Física do IFSC, Câmpus
Araranguá. A opção por um curso dessa natureza se deu, especialmente, pela
compreensão de que a especialização lato sensu possibilita ao docente o
desenvolvimento de competências para sua atuação profissional.
Ao oferecer um curso de pós-graduação na área de Educação Científica e
Matemática, pretende-se atuar na formação de professores da área de Ciências da
Natureza e de Matemática a fim de que se tornem promotores de mudanças no contexto
educacional. Com um enfoque em temáticas atuais como experimentação, novas
tecnologias, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), entre outras, pretendese
promover experiências de ensino inovadoras, através de reflexões e discussões
acerca das habilidades e competências a serem desenvolvidas e das possíveis
alternativas didáticas envolvidas nesse processo.
Ademais, a oferta do curso proposto tem como intuito oportunizar aos professores
a possibilidade de pesquisar a realidade da escola e da prática docente, discutir os
problemas encontrados e propor ações de intervenção relacionadas à reorganização e
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reestruturação do fazer pedagógico. Acredita-se, portanto, que seja necessária uma
formação continuada que vise não apenas à imersão em pesquisas, mas que considere
os resultados das pesquisas como possibilidades de provocar inquietações nos
docentes, gerando mudanças no ambiente escolar. Afinal, compreende-se que, assim, os
professores poderão atuar como multiplicadores dos conhecimentos construídos no
curso, o que pode favorecer a formação de grupos de discussão e de pesquisa em seus
contextos de atuação.
Para contribuir com a formação continuada de docentes, pretende-se proporcionar
também, por meio do curso, uma visão problematizadora, contextualizada e
interdisciplinar, desenvolvendo uma compreensão ampla dos contextos nos quais os
participantes estão inseridos. Assim, eles vivenciarão metodologias de ensino que
consideram os aspectos históricos, filosóficos, culturais e cognitivos necessários à
criação de um saber próprio e ao entendimento das aplicações do conhecimento.
Frente ao exposto, considera-se necessária a implementação do curso de pósgraduação
lato sensu em Educação Científica e Matemática.
3.2 Objetivos do curso
Objetivo Geral:
- Oferecer capacitação em nível de especialização, na área de Educação Científica
e Matemática, de forma a possibilitar o desenvolvimento profissional docente.
Objetivos Específicos:
- Oportunizar o contato com discussões sobre a pesquisa em Educação Científica e
Matemática;
- Proporcionar um espaço de discussão e desenvolvimento profissional por meio da
educação continuada;
- Promover a discussão de abordagens metodológicas aplicadas ao ensino e à
pesquisa em educação;
- Contribuir para a formação de professores especialistas capazes de atuar na
educação básica de forma crítica e inovadora perante os atuais paradigmas da
educação brasileira.
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