Projeto Político Pedagógico

profissionais graduados em qualquer área de atuação, que tenham interesse em potencializar o uso das tecnologias em âmbito educacional
Justificativa da oferta do curso

As constantes mudanças no panorama educacional são influenciadas pela oferta e emprego das tecnologias. É notória a mudança no perfil social que passa a ser digital no desenvolvimento de administração, produção, serviços e educação. Tais transformações refletem na atuação da sociedade educacional, foco da nossa área de trabalho. Esta realidade se salienta com a publicação do Portal Educação que já em 2010 constava que:
[...] as evoluções tecnológicas contribuem para grandes mudanças em áreas sócio- político, educacional, cultural e econômico. A comunicação proporciona uma velocidade no processo de tomada de decisões das pessoas resultando em inúmeras formas de agir e de pensar. Não existem mais barreiras geográficas, o espaço e o tempo são elementos que parecem não interferir na relação entre pessoas, culturas, religiões. A forma de pensar das pessoas dos dias de hoje se tornou muito mais dinâmico do que há 25 anos (NICODEMOS, 2010, p. 1).
Observa-se, com isso, que se torna inviável ignorar os avanços tecnológicos, a cultura digital e participativa, uma vez que todos estamos implicados neste contexto. Existe a necessidade da cultura digital e participativa, fortalecendo a organização dos serviços e inovando no processo educativo e participando em todas as áreas de instituições educativas. Conforme cita Schenini (2015, p. 1): “Um dos principais benefícios da cultura digital na escola é a possibilidade do estudante estar em rede, participar de comunidades de aprendizagem e não ficar isolado, restrito à sala de aula”.
Seguindo esta nova configuração exigida no contexto escolar moderno, surgem exigências de competências para os profissionais que atuam na educação profissional.
A Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC - MEC vem apontando que a carência de pessoal qualificado tem se constituído num dos pontos críticos mais importantes que estrangulam a expansão da educação profissional no país. Em busca de novas formações e capacitações para atuação dos centros educativos, segundo a mesma revista:
[...] ampliam-se processos educativos e investigativos de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas de fundamental importância para o
desenvolvimento nacional e o atendimento de demandas sociais e regionais, o que requer o provimento de quadros de formadores com padrões de qualificação adequados à atual complexidade do mundo do trabalho (MACHADO, 2008, p. 14).
Diante do exposto, o curso de Especialização em Tecnologias para Educação Profissional vem para atender a demanda de formar profissionais, oferecendo a perspectiva de experimentar novas ferramentas, avaliar se os recursos digitais utilizados são assertivos e efetivos para o público-alvo, e ainda, promover a socialização e compartilhamento de novos conhecimentos. O desafio está em trabalhar na quebra de barreiras para o uso de tecnologias em diferentes esferas, seja na sala de aula ou nas construções institucionais colaborativas e de gerenciamento.
Tal necessidade se aplica aos perfis de docentes, pedagogos e demais cargos técnicos administrativos. Além da apropriação de uso de tecnologias é fundamental conseguir promover mudanças de atitudes, em que se mude o modo de enxergar, interpretar e relacionar com a sociedade e com novos conhecimentos, com a facilitação do uso de tecnologias.
A finalidade deste curso, dentro e fora do Instituto Federal de Santa Catarina, é galgar passos em direção à inovação, tendo a Educação a Distância como aliada, com suas características de desenvolvimento e experiências exitosas, oferecendo aos interessados diversas práticas para ação de educadores, gestores e técnicos quanto ao uso de tecnologias. Destaca-se que a oferta foi pensada para ser estendida a diferentes públicos, de modo a favorecer a prática de utilização de tecnologias de informação e comunicação no contexto da educação profissional, com foco nos diferentes profissionais que podem
atuar dentro de uma instituição educacional.
Este projeto pedagógico é uma proposta formativa concebida coletivamente a partir de técnicas de design thinking. Ele foi desenvolvido a partir da combinação de fontes de pesquisa diversas e da realização de cocriações com os públicos estratégicos. A metodologia, bem como a matriz curricular e toda a organização deste Projeto Pedagógico de Curso foi construída com base em consultas públicas e através do uso de diferentes técnicas metodológicas adaptadas para este fim. Todo o desenvolvimento deste trabalho está descrito com detalhes no item 9 deste PPC. Tal método propiciou a construção centrada nas demandas do potencial aluno e de todos os outros envolvidos nessa formação. Para além disso, também foram consideradas a legislação vigente e as resoluções institucionais, tanto em relação a cursos de especialização quanto a oferta na modalidade a distância. A partir disso, fundamenta-se e descreve-se a proposta a seguir.

Objetivos do curso
Potencializar o uso das tecnologias com foco na educação profissional.
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