Projeto Político Pedagógico

Alunos egressos de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia na área de Engenharia Elétrica e afins
Tendências Econômicas da Região

Aproveitando os recursos materiais já implantados no Câmpus Florianópolis do IFSC, tanto em termos laboratoriais quanto de recursos humanos na área de eletrônica, percebe-se com clareza que é possível introduzir cursos especiais na região da Grande Florianópolis, onde as tendências econômicas apontam para necessidades profissionais mais especializadas.
O Estado de Santa Catarina tem uma posição privilegiada como centro geográfico da região de maior capacidade de consumo e de maior renda per capita, tanto no País como no Continente. Num raio de aproximadamente 1.000 km a partir de Florianópolis, estão situadas as cidades de Buenos Aires, Montevidéu, Assunção, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. A população residente é de aproximadamente 6,7 milhões de habitantes (3,1% da população brasileira), uniformemente distribuída pelos seus municípios, sendo que 60% estão fixadas na área urbana e 40% na área rural. A população economicamente ativa representa 48,1%.
Atualmente, somente sobreviverão as indústrias que se adaptarem às inovações tecnológicas que exigem dos profissionais um esforço de adequação e atualização técnica/tecnológica para poderem acompanhar os avanços incorporados aos processos produtivos e de gestão das empresas brasileiras. Pesquisas internacionais, publicadas pela Organização das Nações Unidas, confirmam que países industrializados de sucesso apresentam um alto nível de qualificação da população economicamente ativa, que integram a educação geral, a formação profissional e os setores produtivos.
Os avanços tecnológicos têm estabelecido frequentes mudanças qualitativas e quantitativas no mundo do trabalho. A adoção de equipamentos modernos muda radicalmente o trabalho. A introdução de microeletrônica favorece o fortalecimento da eletrônica nos processos produtivos exigindo novas capacidades dos profissionais, destacando-se a do pensamento lógico-abstrato, de criatividade; para resolução dos problemas, na medida em que essa base técnica opere basicamente através de símbolos e do pensamento científico.

Tendências Tecnológicas

Atualmente, os setores produtivos buscam constantemente uma adaptação rápida e eficiente às inovações tecnológicas que diariamente chegam ao mercado. Os avanços tecnológicos têm estabelecido freqüentes mudanças qualitativas e quantitativas no mundo do trabalho. A inserção cada vez maior de sistemas eletrônicos na maioria dos setores da economia têm favorecido o fortalecimento da indústria eletrônica e dos seus processos produtivos exigindo soluções imediatas e inovadoras.
Devido ao grande desenvolvimento tecnológico, os fabricantes e desenvolvedores de sistemas eletrônicos necessitam, além de dispositivos complexos, de pessoas altamente qualificadas para propor soluções aos problemas encontrados. Um processo automatizado, dá à empresa, a força para competir no mundo globalizado, proporcionando versatilidade operacional que pode responder aos mercados crescentemente voláteis e aos concorrentes.
O Curso de Pós Graduação Lato Sensu - Especialização em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos pretende atualizar e especializar o aluno na área afim, de forma que possa desenvolver novos conhecimentos e utilizar as tecnologias mais recentes em seu ambiente de trabalho, capacitando-o a entender e atuar em gestão de projetos e a resolver os problemas inerentes as novas tecnologias empregadas.

Demanda

Um fato importante é que as universidades, em geral, nos cursos de pós-graduação acadêmicos (mestrado e doutorado), tem pouco enfoque prático ou aplicado, visto a natureza destes cursos ser, em sua maioria, científica e acadêmica. Com isso tem-se um nicho para formação de recursos humanos visando a aplicação das tecnologias desenvolvidas nas pesquisas puras. Pode-se citar como exemplo a procura por cursos especiais de curta duração na área de microeletrônica, dispositivos lógico-programáveis, processamento digital de sinais, microcontroladores, tecnologias da informação, dentre outros, que são oferecidos por diversas empresas e que as instituições universitárias não oferecem aos seus estudantes, conforme estudos de demanda conduzidos pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) em 2014. Considera-se, então, que os estudantes egressos das universidades da região constituem público-alvo deste curso.
Considerando esta demanda por profissionais mais qualificados, entende-se que as empresas de base tecnológica da região, com ênfase no desenvolvimento de produtos e/ou protótipos eletrônicos, irão exigir de seus profissionais já empregados e dos que virão a ser contratados, uma maior atualização tecnológica, a qual este curso poderá proporcionar.
Finalmente, outro importante fator a considerar é a existência, no Câmpus Florianópolis do IFSC, de ambientes laboratoriais da área de eletrônica e instrumentação, tais como: microprocessadores, projetos eletrônicos, eletrônica de potência, lógica discreta e eletrônica digital. Todos esses ambientes são dotados de equipamentos atualizados e em número suficiente para atender às unidades curriculares deste curso. Colabora, ainda, para a qualidade do curso, o nível de formação do corpo docente do Departamento Acadêmico de Eletrônica, em sua maioria, com graduação e pós-graduação na área deste curso.
IFSC - Campus Florianópolis Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker1-srv1.appdocker1-inst129/03/2024 08:57