Projeto Político Pedagógico

O egresso deste curso elabora projetos de produtos, ferramentas, atua no controle de qualidade, como também no controle de processos e manutenção relacionados a máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos. Opera equipamentos de usinagem. Aplica procedimentos de soldagem. Realiza interpretação de desenho técnico. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica.

O egresso poderá atuar em: fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos; atividades de manutenção de qualquer indústria; indústria aeroespacial; indústria automobilística; indústria metalmecânica em geral; indústrias de alimentos e bebidas, termoelétricas e siderúrgicas.

      O egresso do curso técnico em mecânica é o profissional que atuará no campo das tecnologias associadas aos processos mecânicos. Essa formação, pertencente ao eixo tecnológico de controle e processos industriais, abrange ações de instalação, operação, manutenção, controle e otimização em processos, contínuos ou discretos, localizados predominantemente no segmento industrial, contudo alcançando também, em seu campo de atuação, instituições de pesquisa, segmento ambiental e de serviços. A proposição, implantação, intervenção direta ou indireta em processos, além do controle e avaliação das múltiplas variáveis encontradas no segmento produtivo, identificam esse eixo. Traços marcantes também desse eixo são: a abordagem sistemática da gestão da qualidade e produtividade, das questões éticas e ambientais, de sustentabilidade e viabilidade técnico-econômica, além de permanente atualização e investigação tecnológica, componentes fundamentais na formação de técnicos que atuam em equipes com raciocínio lógico, iniciativa, criatividade e sociabilidade.

            O técnico em mecânica deverá adquirir durante sua formação acadêmica, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (BRASIL, 2008), conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de competências e habilidades para:

•  Atuar na elaboração de projetos e produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos; • Planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança;

•  Controlar processos de fabricação;

•  Aplicar técnicas de medição e ensaios;

•  Especificar materiais para construção mecânica.

O Curso Técnico em Mecânica tem sua matriz curricular organizada em módulos com duração de 300, 300, 320 e 280 horas/módulo respectivamente, totalizando 1200 horas mínimas com o qual será conferido o diploma de Técnico.

Para que os alunos atinjam as competências estabelecidas como necessárias para a formação profissional, os trabalhos seguirão metodologia própria. Serão ministradas aulas expositivas dialogadas, aulas práticas em laboratórios, além da realização de trabalhos em equipe, visitas técnicas, estudos de casos e seminários. Outras metodologias também serão empregadas para possibilitar a construção e criação do conhecimento, de novos valores e o desenvolvimento de novas competências.

As visitas técnicas serão organizadas pelos docentes do curso a fim de possibilitar ao aluno uma visão inicial da estrutura e do funcionamento de uma empresa e estarão presentes em várias unidades curriculares, principalmente nas últimas fases.

As atividades práticas serão ministradas em laboratórios específicos, como por exemplo: montagem e construção de experimentos, simulação, pesquisas técnicas, cujos resultados serão expressos em forma de relatório ou ficha técnica.

Os seminários poderão ser organizados com a participação de convidados, especialistas nos temas que serão apresentados e debatidos pelos alunos e professores.

Além disso, trabalha-se a postura necessária para qualquer profissional no ambiente de trabalho, incluindo a execução das atividades dentro dos padrões de higiene e segurança exigidos na área. Assim, em virtude da sua relevância, estas questões serão trabalhadas pelo professor como temas transversais em cada atividade, dentro da sala ou na execução das atividades em laboratórios.

O desenvolvimento de conjuntos ou dispositivos acontecerão ao longo do curso em todos os módulos, definidos conforme o andamento das atividades e o embasamento necessário. A coordenação dos trabalhos será realizado por um professor da turma, sendo auxiliado pelos demais professores do curso. A proposta é que o grupo de estudantes escolha , no semestre, um dentre alguns temas da área de Mecânica, orientado pelos docentes, e possam desenvolver o projeto, buscando: agregar novos conhecimentos, desenvolver o espírito científico, pesquisar novas tecnologias, efetivar um projeto prático, dimensionar componentes e dispositivos, entre outros.

Para a disciplina em EAD, serão utilizados recursos pedagógicos necessários ao ensino a distância, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), tais como: vídeos, animações, simulações, hipertextos, atividades interativas com professores, alunos, biblioteca virtual e conteúdo da Web, possibilitando aos cursistas o desenvolvimento da autonomia da aprendizagem e, ainda, a facilidade na busca da informação e construção do conhecimento. Dessa forma, a disciplina propõe uma ementa, visando ao acesso, à permanência e ao êxito, que é composta por momentos à distância e por momentos presenciais. Nos momentos presenciais a duração da aula será de até 1 hora e 50 minutos e se dará através de videoaula ou laboratório de informática próprio. O conteúdo será organizado e agrupado em áreas que apresentam aspectos comuns em termos de bases científicas, tecnológicas e instrumentais, favorecendo a constituição e o desenvolvimento de conjuntos de competências, identificadas a partir das Matrizes de Referência que atendem ao perfil de conclusão definido para o técnico. Considerar-se-ão ainda as questões pertinentes a esta modalidade de ensino, como: - orientação tutorial presencial, realizada pelo professor da disciplina, consciente e atuante, que proporcione ao cursista a aprendizagem e motivação necessária para o bom andamento do curso; - orientação tutorial à distância, realizada pelo professor da disciplina; - desenvolvimento de um processo avaliativo que procure contemplar as dimensões diagnóstica, somativa e formativa; - estudo individual e em grupo orientado pelos materiais específicos e atividades; - formulação de guias ou manuais norteadores do trabalho.

Ainda, conforme preveem as Diretrizes Curriculares Nacionais, Art. 9º, para a oferta de cursos na forma subsequente, cujo diagnóstico avaliativo evidencie necessidade, serão introduzidos conhecimentos e habilidades inerentes à Educação Básica, para complementação e atualização de estudos, em consonância com o respectivo eixo tecnológico, garantindo o perfil profissional de conclusão, conforme consta no currículo do curso, evidenciado na unidade curricular “Fundamentos Mecânicos”.

Cássio Aurélio Suski

 cassio.suski@ifsc.edu.br - (47) 3390 1240

O Curso Técnico em Mecânica tem sua matriz curricular organizada em módulos com duração de 300, 300, 320 e 280 horas/módulo respectivamente, totalizando 1200 horas mínimas com o qual será conferido o diploma de Técnico.

Para que os alunos atinjam as competências estabelecidas como necessárias para a formação profissional, os trabalhos seguirão metodologia própria. Serão ministradas aulas expositivas dialogadas, aulas práticas em laboratórios, além da realização de trabalhos em equipe, visitas técnicas, estudos de casos e seminários. Outras metodologias também serão empregadas para possibilitar a construção e criação do conhecimento, de novos valores e o desenvolvimento de novas competências.

As visitas técnicas serão organizadas pelos docentes do curso a fim de possibilitar ao aluno uma visão inicial da estrutura e do funcionamento de uma empresa e estarão presentes em várias unidades curriculares, principalmente nas últimas fases.

As atividades práticas serão ministradas em laboratórios específicos, como por exemplo: montagem e construção de experimentos, simulação, pesquisas técnicas, cujos resultados serão expressos em forma de relatório ou ficha técnica.

Os seminários poderão ser organizados com a participação de convidados, especialistas nos temas que serão apresentados e debatidos pelos alunos e professores.

Além disso, trabalha-se a postura necessária para qualquer profissional no ambiente de trabalho, incluindo a execução das atividades dentro dos padrões de higiene e segurança exigidos na área. Assim, em virtude da sua relevância, estas questões serão trabalhadas pelo professor como temas transversais em cada atividade, dentro da sala ou na execução das atividades em laboratórios.

O desenvolvimento de conjuntos ou dispositivos acontecerão ao longo do curso em todos os módulos, definidos conforme o andamento das atividades e o embasamento necessário. A coordenação dos trabalhos será realizado por um professor da turma, sendo auxiliado pelos demais professores do curso. A proposta é que o grupo de estudantes escolha , no semestre, um dentre alguns temas da área de Mecânica, orientado pelos docentes, e possam desenvolver o projeto, buscando: agregar novos conhecimentos, desenvolver o espírito científico, pesquisar novas tecnologias, efetivar um projeto prático, dimensionar componentes e dispositivos, entre outros.

Para a disciplina em EAD, serão utilizados recursos pedagógicos necessários ao ensino a distância, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), tais como: vídeos, animações, simulações, hipertextos, atividades interativas com professores, alunos, biblioteca virtual e conteúdo da Web, possibilitando aos cursistas o desenvolvimento da autonomia da aprendizagem e, ainda, a facilidade na busca da informação e construção do conhecimento. Dessa forma, a disciplina propõe uma ementa, visando ao acesso, à permanência e ao êxito, que é composta por momentos à distância e por momentos presenciais. Nos momentos presenciais a duração da aula será de até 1 hora e 50 minutos e se dará através de videoaula ou laboratório de informática próprio. O conteúdo será organizado e agrupado em áreas que apresentam aspectos comuns em termos de bases científicas, tecnológicas e instrumentais, favorecendo a constituição e o desenvolvimento de conjuntos de competências, identificadas a partir das Matrizes de Referência que atendem ao perfil de conclusão definido para o técnico. Considerar-se-ão ainda as questões pertinentes a esta modalidade de ensino, como: - orientação tutorial presencial, realizada pelo professor da disciplina, consciente e atuante, que proporcione ao cursista a aprendizagem e motivação necessária para o bom andamento do curso; - orientação tutorial à distância, realizada pelo professor da disciplina; - desenvolvimento de um processo avaliativo que procure contemplar as dimensões diagnóstica, somativa e formativa; - estudo individual e em grupo orientado pelos materiais específicos e atividades; - formulação de guias ou manuais norteadores do trabalho.

Ainda, conforme preveem as Diretrizes Curriculares Nacionais, Art. 9º, para a oferta de cursos na forma subsequente, cujo diagnóstico avaliativo evidencie necessidade, serão introduzidos conhecimentos e habilidades inerentes à Educação Básica, para complementação e atualização de estudos, em consonância com o respectivo eixo tecnológico, garantindo o perfil profissional de conclusão, conforme consta no currículo do curso, evidenciado na unidade curricular “Fundamentos Mecânicos”.

 

     A avaliação dos aspectos qualitativos compreende o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de aprendizagem, visando à construção do conhecimento.

   Os instrumentos de avaliação serão diversificados, seguindo o proposto em cada plano de ensino, estimulando a pesquisa, reflexão, iniciativa, criatividade, trabalho em equipe e cidadania. A metodologia de avaliação de cada unidade curricular atende às singularidades da unidade específica, porém com foco nos objetivos do curso, no perfil do egresso, de forma que o discente possa superar suas dificuldades, promovendo a aprendizagem. Para melhor desenvolvimento do processo, no entanto, propõe-se, no mínimo, três registros de avaliação, variando os instrumentos e considerando ao longo do semestre letivo os critérios de comprometimento, participação e pontualidade.

    Todos os instrumentos e critérios avaliativos estarão descritos no plano de ensino da unidade curricular e registrados no Sistema Acadêmico. O resultado das avaliações será publicado no sistema acadêmico, conforme o Regulamento Didático Pedagógico Institucional (RDP -Art. 96. § 3º), sendo analisado conjuntamente com os alunos em um prazo máximo de quinze (15) dias após sua realização. A cada avaliação será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), sempre um conceito numérico inteiro, seguindo o arredondamento matemático. O conceito mínimo necessário para aprovação será de 6 (seis) e a frequência não inferior a 75%.

      Conforme o RDP, será também compreendida a recuperação:

 

Art. 98. A recuperação de estudos compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem.

§ 1º As novas atividades ocorrerão, preferencialmente, no horário regular de aula, podendo ser criadas estratégias alternativas que atendam necessidades específicas, tais como atividades sistemáticas em horário de atendimento paralelo e estudos dirigidos.

§ 2º Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido à avaliação, cujo resultado será registrado pelo professor, prevalecendo o maior valor entre o obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na avaliação após a recuperação.

 

     Durante o semestre letivo, haverá ainda dois momentos de avaliação em grupo, envolvendo os diferentes sujeitos de ensino e aprendizagem: os Conselhos de Classe. Aproximadamente na metade do semestre letivo, acontecerá uma reunião para análise do desempenho de cada turma e dos estudantes individualmente, encaminhando-se coletiva e colaborativamente ações para superação dos desafios apresentados. Ao final do semestre letivo, reúne-se novamente o Conselho de Classe com o objetivo de avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, o andamento do curso/unidades curriculares e decidir sobre o aproveitamento individual de cada estudante, propondo-se melhorias no trabalho educativo. De forma coletiva e articulada, analisa-se o desenvolvimento integral dos estudantes, as ações da prática docente e a organização dos cursos. Possibilita-se, assim, um maior conhecimento sobre o estudante, a aprendizagem, o ensino e a instituição, envolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão.

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