Projeto Político Pedagógico

 Dado que o projeto se destina aos diversos níveis da sociedade civil, o egresso deverá estar apto a discutir e repassar informações acerca da necessidade premente do respeito aos Direitos Humanos seja nas suas casas, nos seus bairros ou no seu ambiente profissional, principalmente os profissionais da educação de modo a tornarem-se multiplicadores de uma nova cultura que não admita a propagação de preconceitos em relação aos diferentes. Para isso estarão capacitados a discutir a partir de argumentos legais, históricos e filosóficos a necessidade da tolerância e do respeito ao outro. • Estar apto a desenvolver atividades transversais interdisciplinares de educação para os direitos humanos no seu cotidiano escolar, difundindo a ideia do respeito pela diversidade tanto no ambiente escolar quanto na sua comunidade. • Atuar, de forma crítica, ética e profissional, na sociedade, tendo em vista as diferentes concepções de humanidade existentes no âmbito social. 

O egresso poderá atuar em diversas áreas e níveis da sociedade civil, seja em escolas, conselhos de bairros, conselhos tutelares e outras instituições que tenham, como foco ou sob seu escopo, resguardar os direitos humanos

Dado que o projeto se destina aos diversos níveis da sociedade civil, o egresso deverá estar apto a discutir e repassar informações acerca da necessidade premente do respeito aos Direitos Humanos, seja nas suas casas, nos seus bairros ou no seu ambiente profissional, principalmente os profissionais da educação de modo a tornarem-se multiplicadores de uma nova cultura que não admita a propagação de preconceitos em relação aos diferentes. Para isso, estarão capacitados a discutir a partir de argumentos legais, históricos e filosóficos a necessidade da tolerância e do respeito ao outro. Estar apto a desenvolver atividades transversais interdisciplinares de educação para os direitos humanos no seu cotidiano escolar, difundindo a ideia do respeito pela diversidade tanto no ambiente escolar quanto na sua comunidade. Atuar, de forma crítica, ética e profissional, na sociedade, tendo em vista as diferentes concepções de humanidade existentes no âmbito social.

Com o objetivo de desenvolver o interesse cada vez maior pela temática dos Direitos Humanos como instrumento para a formação integral dos sujeitos serão utilizadas: - Aulas expositivas e dialogadas; - Discussões a partir de textos previamente recomendados; - Discussões a partir de outros recursos pedagógicos (filmes, poesias, músicas).

Rodolfo Denk Neto

A avaliação será feita mediante a apresentação de seminários, nos quais todos os envolvidos no projeto poderão aprofundar seus estudos acerca do tema. Os registros das avaliações serão feitos de acordo com a previsão regulamentar do IFSC. A partir da avaliação efetuada pelo professor, serão realizadas avaliações coletivas que terão o caráter de avaliação integral do processo didático-pedagógico em desenvolvimento na unidade curricular. As avaliações coletivas ocorrerão ao final de cada aula, de forma participativa e processual. A recuperação de estudos será processual e deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, as quais possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido à avaliação, cujo resultado será registrado pelo professor. A certificação da formação profissional se dará após a conclusão do módulo, com frequência mínima de 75%. Não há possibilidade de certificações por unidades curriculares. Além da avaliação pelos professores vai haver uma avaliação com os alunos através de instrumentos avaliativos como questionários. 

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