Projeto Político Pedagógico

 

Profissionais e estudantes da área da construção civil, que queiram ampliar seu
conhecimento na área de acessibilidade nas edificações.

O profissional egresso do curso de Formação Continuada em Acessibilidade nas
edificações atua em:
• Reconhecimento de tipos diferentes de deficiências e as necessidades espaciais
que demandam;
• Avaliação da edificação com vistas a torná-la acessível;
• Representação gráfica de projetos para acessibilidade em software de desenho
auxiliado por computador;
• Reconhecimento dos diferentes tipos soluções que podem ser utilizadas para promover
a acessibilidade nas edificações;
• Compreensão, concepção e averiguação de execução de projeto de acessibilidade nas
edificações, conforme legislação, orientações, normas e referências específicas.

Com este curso, o profissional desenvolverá competências específicas para atuar em
projetos de acessibilidade, para novas edificações ou reformas para adequação da acessibilidade
nas edificações existentes.

A metodologia definida para guiar o desenvolvimento pedagógico do curso se dará por
meio de atividades que incluem abordagens expositivas e dialogadas, com discussão dos textos
normativos e orientação guiada ao para produção de projetos de acessibilidade espacial, levando
em conta a interdisciplinariedade, o desenvolvimento do espírito científico e a formação integral do
cidadão.


Profª. Msc. Giovana Leticia Schindler Milaneze
(48)3462-5023; giovana.leticia@ifsc.edu.br

Os instrumentos de avaliação deverão constar de trabalhos individuais na resolução de
problemas práticos e exemplos teóricos.
No registro das avaliações será atribuída uma nota, de zero a dez, para o desempenho
de cada aluno, de acordo com o Regulamento Didático-Pedagógico.
A avaliação final será definida pelo corpo docente, conforme os instrumentos acima
expostos, devendo o resultado ser expresso individualmente, da seguinte forma que:
• O aluno será considerado APTO no curso caso;
• Sua frequência for igual ou superior a 75% nas aulas, e;
• Obtiver nota de aprovação nas atividades didáticas;
• O aluno será considerado NÃO APTO no curso se;
• Sua frequência for inferior à 75% nas aulas, ou;
• Obtiverem nota não satisfatória nas atividades didáticas.
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades
didáticas que possam promover e comprovar a aprendizagem paralela e contínua, tendo em vista
o alcance dos objetivos propostos para o curso, conforme o Regulamento Didático-Pedagógico do
IFSC.

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