Projeto Político Pedagógico

Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Realiza
atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e
seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho,
progressão funcional, cargos, salários e benefícios, jornada de trabalho, férias e rescisão de contrato.
Prepara, organiza, solicita e emite documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista.
Organiza informações cadastrais dos funcionários.

O egresso do curso de Formação Inicial em Assistente de Recursos Humanos pode atuar em quaisquer
cargos ou funções de suporte à gestão de recursos humanos, especialmente na execução
processos/rotinas administrativas típicas dessa área, tais como recrutamento, seleção, admissão,
avaliação de desempenho, desenvolvimento de competências, controle de frequência, folha de
pagamento etc.

Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Realiza
atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e
seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho,
progressão funcional, cargos, salários e benefícios, jornada de trabalho, férias e rescisão de contrato.
Prepara, organiza, solicita e emite documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista.
Organiza informações cadastrais dos funcionários.

A metodologia implementada será baseada em situações vivenciadas no mundo do trabalho, que serão
inseridas por meio de conteúdos teóricos e práticos. Sendo estes disponibilizados no ambiente virtual de
aprendizagem Moodle, tais como: videoaulas, textos explicativos, livros e dentre outros formatos visando facilitar a compreensão dos alunos. Há possibilidade de serem realizadas atividades síncronas, que venham a ser
organizadas pelos professores formadores e/ou mediadores.
Os docentes formadores deverão planejar a abordagem dos conteúdos a partir do desenvolvimento de
trilhas de aprendizagem, com algum tipo de entrega como etapa de avaliação, podendo ser, por exemplo,
questionários com correção automatizada (questões fechadas), questionários com correção mediada (questões
abertas e/ou abertas e fechadas), fóruns de discussão, elaboração de materiais práticos, relatórios de pesquisa,
vídeos, áudios etc. Todas as atividades avaliativas devem ficar registradas no ambiente virtual de ensino
aprendizagem (AVEA/Moodle). Estas atividades avaliativas podem acontecer no formato individual ou em grupos
colaborativos.
Cada unidade curricular terá um professor responsável pela organização do ambiente virtual de
aprendizagem, conteúdos e cronograma de atividades. O professor da unidade curricular é chamado Professor
Formador. Cada turma de até 40 estudantes terá um professor responsável por articular a participação da turma,
interagir com os estudantes online, comentar e corrigir as atividades propostas e organizar momentos síncronos
de interação, a partir dos conteúdos propostos pelo professor formador.

Felipe Cintra Nunes Braga / felipecintra@ifsc.edu.br / (48) 99167-8901
Roberta Ribeiro Garcia / roberta.garcia@ifsc.edu.br / (48) 99927-2952
Luciana Senter / luciana.senter@ifsc.edu.br / (49) 99951-5139

As atividade avaliativas serão realizadas também a distância, pelo menos a cada 20 horas de conteúdo
ofertado. Conforme já citado no item de metodologia, as avaliações de aprendizagem serão baseadas nas
atividades previstas no Plano de Ensino de cada unidade curricular, bem como no cronograma estipulado. As
atividades avaliativas serão orientadas e desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Para a
realização das avaliações deve-se levar em consideração que os discentes sejam autores das suas próprias
atividades desenvolvidas, permitindo autonomia contínua e efetiva, sejam estas atividades avaliativas individuais
ou em grupos colaborativos.
Dessa forma, torna-se relevante que sejam disponibilizados pelos docentes os resultados das avaliações
de forma sistematizada, com mecanismos como: registros de desempenho na forma de comentários e avaliações
numéricas (de 0 à 10) nas atividades avaliativas proposta no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle). Assim,
possibilitando repercurso ou recuperação de estudos aos estudantes que não alcançarem o desempenho
necessário para integralização do componente curricular. O professor formador tem como parte integrante de suas
atividades interagir com os professores mediadores durante o andamento da unidade curricular. O objetivo é que
se tenha um espaço para reflexão, revisão e tomadas de decisões referentes às práticas educativas e a avaliação
do aproveitamento dos discentes.
Todas as avaliações que serão realizadas devem ser efetivamente concebidas no ambiente virtual de
aprendizagem e no enquadramento de cada unidade curricular, podendo perpassar por questionários, projetos,
registros em vídeos de atividades práticas, questões dissertativas e outras formas a serem consideradas pelo
professor formador, conforme as especificidades dos conteúdos desenvolvidos. Com relação às datas e prazos
das avaliação estas devem seguir conforme constar no cronograma da unidade curricular. Os critérios avaliativos
devem ser expostos aos discentes nas atividades avaliativas, visando o conhecimento do discente. O professor
formador deve orientar os professores mediadores sobre os caminhos e respostas esperadas para cada atividade.

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