Projeto Político Pedagógico

O Aluno do Curso de Fundamentos de Metrologia, ao concluir seus estudos, terá
conhecimentos básicos que permitam realizar medições de grandezas mecânicas com
instrumentos apropriados (micrômetro e paquímetro), bem como será capaz de coletar
dados das medições, organizá-los, e fornecer o resultado das medições.

O Aluno do Curso de Fundamentos de Metrologia, ao concluir seus estudos, terá
conhecimentos básicos que permitam realizar medições de grandezas mecânicas com
instrumentos apropriados (micrômetro e paquímetro), bem como será capaz de coletar
dados das medições, organizá-los, e fornecer o resultado das medições.

MATEMÁTICA INSTRUMENTAL - 10h

Competências:

Executar cálculos aritméticos básicos; Executar operações com números fracionários; Aplicar regras de arredondamento e algarismos significativos; Trabalhar com proporção e regras de porcentagem; Identificar relações entre grandezas e unidades de medida; Realizar conversão de unidades de medidas;

Habilidades:

Resolução de situações-problema que envolvem cálculos aritméticos básicos; arredondamentos, operações com números fracionários, e cálculos com porcentagem.

METROLOGIA - 30h

Competências:

Realizar medições com paquímetro;Realizar medições com micrômetro; Identificar as principais fontes de erros nas medições dimensionais; Executar operações de verificação rápida de instrumentos; Preencher planilhas e relatórios de medição.

Habilidades:

Utilizar instrumentos de medição em conformidade com as recomendações técnicas da metrologia; Atuar na manutenção da garantia da qualidade dos processos de medição;


A metodologia a ser empregada para a construção das competências será
orientada pelo conteúdo do curso, agregando às bases tecnológicas estabelecidas.
As estratégias pedagógicas desenvolvidas serão realizadas em ambiente de
laboratório e de sala de aula, em diferentes situações de aprendizagem, buscando a
mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e
afetivas, envolvendo estudos de caso, problematização, entre outros, visando assim a
inovação, a criatividade, a busca da qualidade para facilitar a aprendizagem, apropriando
as metodologias apresentadas numa perspectiva contextualizada e inter temática. Estas
estratégias irão respeitar o conhecimento dos alunos de modo a permitir uma dinâmica de
produção e construção de conhecimentos, favorecendo a invenção e a inovação.
Também será estimulada a constante busca de informações pelos alunos, sendo
que os meios de acesso a essas informações deverão ser viabilizadas pela Instituição.

Professor Marcelo Andre Toso - marcelo.toso@ifsc.edu.br

Os aspectos analisados na avaliação durante o desenvolvimento do Curso serão os
seguintes:
 Competências Comportamentais:
 autonomia;
 responsabilidade;
 relacionamento.
 Competências Técnicas - Ao longo do desenvolvimento do curso, o professor
deverá realizar registros de avaliações. O professor deverá avaliar pelo menos 3
competências técnicas: realizar medições com paquímetro e micrômetro;
identificar as principais fontes de erros nas medições dimensionais; executar
operações de verificação rápida de instrumentos; preencher planilhas e

relatórios de medição. Além destas, avaliar as competências comportamentais:
autonomia, responsabilidade e relacionamento.
Os registros das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que segue:
E - Excelente;
P - Proficiente;
S - Satisfatório;
I – Insuficiente.
O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do curso,
apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências. Para
tanto, utilizar-se-á nomenclatura:

A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências;
NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências.
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades
pedagógicas no decorrer do período do próprio curso, que possam promover a
aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. Ao final dos estudos
de recuperação o aluno será submetido à avaliação, cujo resultado será registrado pelo
professor. Para fins de aprovação é considerado APTO, o aluno que atingir, no mínimo,
SATISFATÓRIO em todas as competências, bem como frequência igual ou superior a
75% (setenta e cinco por cento) das aulas.

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