Projeto Político Pedagógico

O egresso do Curso de Formação Continuada em Leitor e Intérprete de Diagramas Elétricos é um
profissional capaz de ler e interpretar diferentes diagramas elétricos em conformidade com as principais
normas nacionais adotadas em projetos elétricos prediais e industriais.Além de formar o cidadão para a
inclusão no mundo do trabalho ou a manutenção dos saberes relativos à área.

● Empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
● Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de materiais
elétricos.
● Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos.

● Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos.
● Concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações.

● Interpretar as normas para desenhos técnicos;
● Identificar simbologias utilizadas em diagramas elétricos;
● Interpretar projetos elétricos prediais; Identificar circuitos através do diagrama unifilar;
● Entender como funciona a distribuição de circuitos em planta baixa.

Como estratégia de ensino pretende-se promover autonomia discente na condução dos estudos,
sendo disponibilizado um roteiro no qual poderá se orientar e acessar os tópicos na sequência correta,
visualizar o cronograma de todas atividades do curso e também o plano de ensino.
O curso será ofertado na modalidade EAD, sendo composto por uma única unidade curricular,
com os tópicos devidamente organizados. Através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) os alunos
terão oportunidade de manterem comunicação síncrona e assíncrona com outros alunos e os tutores,
possibilitando o relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, mesmo que a distância.
As ferramentas de aprendizagem e interação virtuais (conforme apresentado no item 25.3) incluem
mídias audiovisuais, questionários, simuladores computacionais e fórum de dúvidas, que irão corroborar
para a eficácia da assimilação dos conteúdos explorados durante todo o curso.

Tiago Quartiero Pereira

A avaliação dos estudantes será realizada como parte integrante do processo educativo e
acontecerá ao longo do curso de modo a permitir reflexão-ação-reflexão da aprendizagem e o
desenvolvimento de competências, resgatando suas dimensões diagnóstica, formativa, processual e
somativa. Os critérios avaliativos das atividades virtuais, e que também se aplicam a atividades presenciais,
incluem, entre outros: clareza, originalidade, pontualidade nas postagens, metodologia de desenvolvimento
correta, frequência e participação discente nas aulas. A pontuação das atividades avaliativas poderá ser
realizada através de rubrica e/ou média ponderada. As avaliações ocorrerão ao longo de todo o curso e
serão realizadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). Poderão acontecer avaliações em
atividades síncronas via teleconferência, por exemplo, apresentação de resultados de atividades e
presencialmente no câmpus que contemplará os conteúdos apresentados no AVEA, e cuja nota deverá
prevalecer sobre os demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliação a distância. Haverá
pelo menos uma avaliação para cada Estudo. Todas as avaliações serão corrigidas em teleconferência.
Entretanto, não necessariamente farão a composição da nota final do estudante. Os instrumentos de
avaliação serão diversificados com o objetivo de estimular o estudante à: pesquisa, extensão, reflexão,
iniciativa, criatividade, laboralidade e cidadania. Serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação,
mas não se limitando a eles: fóruns, questões de auto-resposta, pesquisas, jogos, avaliação por pares,
estudos de caso e desenvolvimento de projetos. De acordo com o Art. 41, do Regimento Didático
Pedagógico do IFSC, o resultado final da avaliação será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10
(dez), sendo 6 (seis) o resultado mínimo para aprovação. A Nota Final será a média das notas das
atividades avaliativas, levando em consideração o peso de cada uma delas. A recuperação de estudos, a
que todos os alunos têm direito, compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer 

do período letivo, cujo resultado será registrado pelo professor, prevalecendo o maior valor entre o obtido na
avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na avaliação de recuperação.

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