Projeto Político Pedagógico

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O egresso do curso de Programação Orientada a Objetos em Java terá condições de atuar na área
de TIC, como programador de computador. Ao concluir o curso, o aluno poderá atuar em organizações que
usam a informática para agilizar e controlar seus processos de negócios. Nestas organizações o aluno terá
condições de desenvolver soluções computacionais (programas) para automatizar esse processo de
negócio.

Encontrar e/ou criar soluções em forma de programas de computadores para atender a
demanda existente nas organizações.

A organização curricular do Curso de Programação orientada à objetos em Java fundamenta-se na
concepção por competências, a qual implica em ações pedagógicas que possibilitam ao aluno a construção
de seu conhecimento. Nessa construção de novos saberes, a escola constitui-se em um espaço onde
professores e alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica
favorece a aprendizagem a partir da diversidade, não a partir das características e dificuldades do aluno.

O fazer pedagógico se dá por meio de atividades em sala de aula e em laboratórios com aulas
teóricas e práticas expositivo-dialogadas, apresentações e desenvolvimento de exercícios práticos e
contextualizados com as necessidades atuais do mundo do trabalho.

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Cada aluno será avaliado e receberá conceitos conforme o desempenho apresentado na execução
das atividades curriculares referentes aos conhecimentos. Além disto, serão também avaliados conforme o
desenvolvimento das Atitudes. Ao concluir o curso, cada aluno receberá um conceito final, o qual será
avaliado a partir dos conceitos obtidos ao longo do curso e da aquisição da competência proposta pelo
curso. Esta avaliação será feita em modo conselho de classe pelos professores envolvidos.
A atribuição dos conceitos avaliativos se dará da seguinte maneira:
Conceito E – Excelente – Quando se destacar em termos de conhecimentos, habilidades e
atitudes;
Conceito P – Proficiente – Quando responder satisfatoriamente em termos de conhecimentos,
habilidades e atitudes;
Conceito S – Suficiente – Quando atender ao mínimo em termos de conhecimentos, habilidades e
atitudes, o que garante a progressão;
Conceito I – Insuficiente – Quando não atender ao mínimo em termos de conhecimentos,
habilidades e atitudes, o que significa a impossibilidade de progressão.
A certificação será conferida somente aos alunos que forem considerados APTOS através da
obtenção mínima do conceito S. Alunos que obterem o conceito I serão considerados NÃO APTOS.
IMPORTANTE: Apenas poderão ser considerados APTOS alunos que apresentarem frequência
igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) ao longo do curso, além dos critérios apresentados
anteriormente.

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