Projeto Político Pedagógico

Ver as competências gerais do egresso.

Atuar como pescador profissional.

Ao concluir o Curso o aluno deverá reconhecer e operar as principais máquinas e sistemas mecânicos a bordo, conhecer os principais riscos associados à navegação e à operação de pesca, bem como os processos de salvatagem e salva-guarda da vida humana no meio aquático. Os egressos deverão apresentar competências técnicas e comportamentais que lhes permitam atuar como comandante de embarcações de pesca de pequeno porte, até 20 AB (Arqueação Bruta), na navegação interior e cabotagem, dentro dos limites da visibilidade da costa brasileira, não podendo se afastar mais de 20 milhas da costa; estando também habilitado para condução dos sistemas auxiliares e de propulsão das embarcações com potência propulsora de até 250 kW, após um ano de embarque. 

Ver PPC.

Professores Benjamim Teixeira e Rodrigo Gomes

E-mails: benjamim.teixeira@ifsc.edu.br / rodrigo.gomes@ifsc.edu.br

É na concepção de negociação que a avaliação da aprendizagem está inserida, revestindo esse processo avaliativo numa perspectiva de aprendizagem e não somente de mera atividade de testar ou medir elementos. A avaliação por competência encontra-se num contexto holístico, sendo sistemática e contínua na interação em que professor e aluno buscam essa concepção de negociação. Serão analisadas as Competências Comportamentais: o trabalho em equipe, a presteza e a atitude responsiva ativa, ou seja, atitudes refletidas no conhecimento reelaborado; e as técnicas já explicitadas.

A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período do próprio curso, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências.

Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido à avaliação, cujo resultado será registrado pelo professor. Para fins de aprovação é considerado APTO o aluno que atingir, no mínimo, o conceito 6.0 em todas as competências, bem como freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas.

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