Projeto Político Pedagógico

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A  proposta  do  Curso  Técnico  Subsequente  em  Mecânica  é  formar  técnicos  capazes  de  lidar  com  os desafios  inerentes  à  profissão  e  despertar  o  espírito  crítico  e  a  consciência  socioambiental.  Assim,  a metodologia  de  trabalho  é  baseada  na  disseminação  do  conhecimento  como  ferramenta  de  crescimento pessoal  e  profissional,  de  forma  que  o  discente  possa  superar  suas  dificuldades  e  identifique-se  com  as atividades da profissão.
Há uma preocupação com a trajetória que o discente deverá seguir a fim de obter o diploma de técnico, com o intuito de promover a interdisciplinaridade e trabalhar temas transversais ao longo do curso, como meio ambiente,  segurança  no  trabalho,  integração  entre  diferentes  culturas,  meios  sociais,  étnicos  e  de comportamento, dentre outros.
Considerando a necessidade de reforçar  as atividades práticas, procurou-se  aumentar as horas de aulas práticas  e  definir,  já  no  projeto  de  curso,  qual  é  a  carga  horária  prática  estimada.  Assim,  procura-se desenvolver o espírito inovador nos discentes, sempre buscando um equilíbrio entre a teoria e a prática.  
Além das atividades práticas das diversas unidades curriculares, o discente desenvolverá, no último semestre do  curso,  o  Projeto  Integrador,  no  qual  deverá  resgatar  vários  conhecimentos  adquiridos  em semestres anteriores e pesquisar novos a fim de desenvolver um projeto em conjunto com alguns colegas. A proposta é que o grupo de estudantes escolha um dentre alguns temas da área de Mecânica e possam desenvolver o  projeto  buscando:  agregar  novos  conhecimentos,  desenvolver  o  espírito  científico,  pesquisar  novas tecnologias, efetivar um projeto prático, dimensionar componentes e dispositivos e outros. Ao final, o grupo apresentará o resultado do projeto a uma banca de professores e poderá divulgar seu trabalho nos eventos abertos  à  comunidade  oferecidos  pelo  campus,  como  a  Semana  Nacional  de  Ciências  e  Tecnologia  e  a Semana do Curso Técnico. Além das atividades em sala de aula, aulas práticas e projeto integrador, o discente participará em diversas atividades  paralelas  ao  curso,  dentro  e  fora  do  campus,  como  visitas  técnicas,  participação  em  feiras  e seminários e apresentação dos projetos nos eventos abertos à comunidade. Dessa forma, o Curso Técnico Subsequente em Mecânica pretende disseminar o conhecimento científico e tecnológico, abrindo as portas do  campus  para  que  a  comunidade  conheça  as  atividades  realizadas  pelos  estudantes  e  atendendo  ao requisito de cem dias letivos descrito pela Lei 9.394/96.

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A  avaliação  do  processo  ensino-aprendizagem  é  realizada  através  de  diferentes  ferramentas  de
acompanhamento de apropriação de competências, pela observação das atividades individuais e em grupo, exercícios  orais  e  escritos,  avaliações  escritas  com  e  sem  consulta  ao  material  de  apoio,  atividades  de pesquisa  de  conceitos,  atividades  de  pesquisa  em  grupo,  seminários,  desenvolvimento  de  artigos, atividades  práticas,  visitas  técnicas,  elaboração  de  relatórios,  dentre  outras.  A  metodologia  de  avaliação aplicada a cada unidade curricular é aberta, atendendo às especificidades da unidade e à vivência de cada docente. A cada  avaliação  é  atribuído  um  conceito  numérico,  que  leva  à  atribuição  do resultado final em valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O  discente  será  considerado  Aprovado  na  unidade  curricular  se conseguir média final maior ou igual a 6, além de ter freqüência igual ou superior a 75% da carga horária prevista, conforme legislação. Durante  o  semestre  letivo,  haverá  dois  momentos  de  avaliação  em  grupo,  denominadas  Reuniões  de Avaliação.  Aproximadamente  na  metade  do  semestre,  acontecerá  a  Reunião  de  Avaliação  participativa, momento de discussão e reflexão do desempenho em grupo e individual dos estudantes, com ênfase nos aspectos  qualitativos,  como  questionamentos,  interesse,  participação,  desempenho  individual,  interação com colegas e outros. Esta reunião acontece com a presença dos estudantes, que fazem um balanço do processo  ensino-aprendizagem  sob  a  sua  perspectiva.  Paralelamente  acontece  uma  avaliação  qualitativa dos docentes e da equipe pedagógica por parte dos discentes, a fim de que haja uma discussão posterior e conseqüente reflexão sobre as atividades realizadas até então. A Reunião de Avaliação Final acontece após
o término do semestre letivo e objetiva a discussão acerca dos resultados obtidos ao final do processo e decisão acerca do aproveitamento individual de cada estudante e propostas de mudanças ou melhorias no processo.

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