Projeto Político Pedagógico

O perfil dos egressos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio está dividido em perfil de formação geral e perfil técnico.Segundo a formação geral, o técnico de nívelmédio deverá atuar compreendendocriticamente as relações e interações do mundo do trabalho, entendendo o trabalho como―realização humana‖ e ―prática econômica‖.Além disso, atuará compreendendo a relaçãoCiência, Tecnologia e Sociedade e as relações sociais, culturais, políticas, éticas eambientais locais e globais.Sua formação também o possibilitará a ser capaz de trabalhar coletivamente e de agirdeforma crítica e cooperativa, bem como ser capaz de apropriação e geração deconhecimento. Atuará pautado na segurança do indivíduo e da coletividade,desenvolvendo a capacidade empreendedora sustentável. Quanto ao perfil de formação técnica, este foi feito tomando como base o CatálogoNacional de Cursos Técnicos. A área de eletroeletrônica, escolhida para o curso TécnicoIntegradose encaixa no eixoControle e Processos Industriais.Este eixo Compreendetecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos.Abrange ações de instalação, operação, manutenção, controle e otimização emprocessos, contínuos ou discretos, localizados predominantemente no segmentoindustrial, contudo alcançando também, em seu campo de atuação, instituições de pesquisa, segmento ambiental e de serviços.

Atuar na área de Controle e Processos Industriais a qual está incluída no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Além de uma formação técnicaespecífica, o objetivo do curso é fornecer também ao aluno uma formação integralhumanista, como apresentada no item que discutiu os Princípios e Concepções do EnsinoTécnico Integrado ao Ensino Médio.

Competência para selocalizar num mercado detrabalho marcado pela terceirização de serviços de instalação e manutenção, pelapossibilidade de desenvolvimento de pequenas empresas na área de serviços, pelo usointensivo de tecnologia no setor de serviços, pelo incentivo ao desenvolvimento de novastecnologias e pela importância dascaracterísticas de relacionamento e empreendedorismo.


Serão ministradas aulas expositivas dialogadas, aulas práticas em laboratórios, trabalhos em equipe, visitas técnicas, estudos de casos e seminários.Os trabalhos emequipe, os estudos de caso e outras metodologias, também serão empregadas para possibilitar a construção e a criação do conhecimento, a aquisição de novos valores e o desenvolvimento de novas competências.As visitas técnicas serão práticas freqüentes que possibilitarão ao aluno uma visãoinicial da estrutura e do funcionamento de uma empresa e estarão presentes em váriasunidades curriculares, principalmente nos últimos módulos. As atividades práticas serão ministradas em laboratórios específicos, para realização de atividades, como por exemplo: montagem e construção de experimentos, simulação,pesquisas técnicas, cujos resultados serão expressos em forma de relatório ou ficha técnica. Os seminários poderão ser organizados com a participação de convidados,especialistas nos temas que serão apresentados e debatidos pelos alunos e professores.Além disso, a postura necessária para qualquer profissional é da execução da atividade dentro dos padrões de higiene e segurança exigidos pelo mercado. Assim, em virtude da sua relevância, estas questões serão trabalhadas por cada professor como temas transversais em cada atividade, dentro da sala ou na execução das atividades emlaboratórios.A garantia da integração de diferentes saberes se dará através de práticas pedagógicas que envolvemas quatro grandes áreas do conhecimento: Eletroeletrônica; Linguagens,Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Entre estas práticas podem-se citar: Os Projetos Integradores que servem para integrar os conhecimentos das unidades curriculares que compõem a fase em questão; e Oficinas de Sistematização e Integração, que são momentos de encontro entre educadores e educandos do curso, visando retomar e relacionar os temas e conteúdos trabalhados nas unidades curriculares e nas quatro áreas do conhecimento. São espaços voltados à sintese de processos vivenciados e a uma perspectiva interdisciplinar e integradora que permite aos educandos perceber emsua totalidade os conhecimentos técnicos egerais. Ocorrem prioritariamente nosmomentos destinados aos Projetos Integradores.

Neury Boaretto
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A atividade de avaliação é uma característica intrínseca do ser humano, do seuconhecimento vital, pois ela orienta, de forma válida, as decisões individuais e coletivas. Conhecer algo equivale a avaliá-lo, atribuir-lhe um valor, um significado, a explicá-lo, eisto tanto na experiência comum quanto nos mais sistemáticos processos científicos(Bartolomeis, 1981).A avaliação no processo de construção do conhecimento na nova educação profissionaldeve ser um instrumento que possibilite a identificação do desenvolvimento do aluno e que forneça elementos para orientações necessárias, complementações, enriquecimento,no processo. O parâmetro para a avaliação será naturalmente aquilo que se definiualcançar. É certo que, para isso, é preciso definir as evidências da aprendizagemrealizada ou da competência constituída.
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