Projeto Político Pedagógico

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O   agronegócio   pode   ser   entendido   como  o   conjunto   de   conhecimentos   usados   para
planejar e gerenciar as atividades de uma propriedade rural, desde o cultivo até a administração
dos negócios. O profissional de Agronegócios define as estratégias que serão usadas durante
toda a safra agrícola. Planeja a produção determinando os serviços necessários para a criação
dos rebanhos ou para a produção agrícola, estabelece quantos funcionários serão contratados a
cada safra, verifica os custos da produção e define o valor final do produto, buscando a melhor
rentabilidade para o negócio. Também cuida da distribuição e da logística, além das negociações
com o mercado internacional.
Assim,   o   Técnico   em  Agronegócio   formado   pelo   IFSC   –   campus   Lages   tem   como
possibilidades   de   atuação   as   propriedades   rurais;   empresas   comerciais;   estabelecimentos
agroindustriais;   empresas   de   assistência   técnica,   extensão   rural   e   pesquisa,   bem   como   em indústrias de beneficiamento e comercialização de produtos agroindustriais. No tocante à regulamentação da profissão de Técnico em Agronegócio, há, na tabela de Classificação Brasileira de Ocupações (C.B.O.) do Ministério do Trabalho, há uma categoria matriz codificada como 3211, que faz menção à categoria dos Técnicos Agrícolas, tendo suas atividades profissionais sumarizadas a seguir:

Prestam assistência e consultoria técnicas, orientando diretamente produtores sobre
produção agropecuária, comercialização e procedimentos de biosseguridade. Executam projetos agropecuários em suas diversas etapas. Planejam atividades agropecuárias, verificando viabilidade  econômica, condições edafoclimáticas e infra-estrutura. Promovem organização, extensão e capacitação rural. Fiscalizam produção agropecuária. Desenvolvem tecnologias adaptadas à produção agropecuária. Podem disseminar produção agroecológica.

Viabilizar soluções técnicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária a partir do domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas do setor. Desenvolver prospecção de novos mercados. Analisar a viabilidade econômica dos negócios agrícolas. Planejar, elaborar e gerir projetos agropecuários. Identificar alternativas de captação de recursos, beneficiamento, logística e comercialização agroindustrial. Inserir novas tecnologias no setor rural promovendo a qualidade e produtividade dos negócios. Definir investimentos, insumos e serviços, visando à otimização da produção e o uso racional dos recursos. Participar da área de pesquisa, inovação, desenvolvimento de novos produtos e marketing.

A   organização   curricular   do   campus  Lages   está   fundamentada   na   concepção   por
competências, a qual implica em ações pedagógicas que possibilita ao aluno a construção de seu
conhecimento.
Nessa   construção   de   novos   saberes,   a   escola   constitui-se   em   um   espaço   onde
professores e alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora, onde as unidades curriculares
conversam entre si, buscando sintonizar as diferentes àreas do conhecimento e enriquecendo a
prática   pedagógica.  Assim,   a   intervenção   pedagógica   favorece   a   aprendizagem   a   partir   da
diversidade, não a partir das características e dificuldades do aluno. O fazer pedagógico se dá por
meio de atividades em sala de aula com aulas teóricas expositivo-dialogadas, estudos dirigidos,
apresentações, seminários e desenvolvimento de projetos. Visitas técnicas/culturais pedagógicas,
práticas laboratoriais, levantamento de problemas e busca de soluções no entorno da Instituição
são atividades extraclasse, que complementam e dinamizam o processo.
Dessa forma, a comunidade externa torna-se o espaço privilegiado em que a escola deve
se inserir para articular os saberes.
O projeto integrador (PJI) visa a articulação entre os múltiplos saberes angariados durante
o curso. Na construção pedagógica do Curso Técnico em Agronegócio, o Projeto Integrador está
contemplado   nas   unidades   curriculares   de   Trabalho   de   Conclusão   de   Curso   (TCC)   I   e   II,
propostas para os módulo III e IV, respectivamente.
Dessa forma, propõe-se,  no desenvolvimento da unidade PJI, o desenvolvimento e a
defesa de um projeto de agronegócio de um produto ou serviço ligado à produção agropecuária.
Pela   natureza   multidisciplinar   em   que   são   formadas   as   competências   do   curso,   o
desenvolvimento   do  TCC  I  transcorrerá   com  desenvolvimento   de  aspectos  metodológicos,  a
escolha do produto/serviço objeto de estudo, bem como a escrita do projeto. Já, na unidade TCC
II, o projeto será desenvolvido com a coleta de dados, a formulação dos resultados e a defesa do
projeto.

Fábio Zanella - fabio.zanella@ifsc.edu.br

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