Projeto Político Pedagógico

Desenvolver um trabalho em equipe com liderança.

Identificar o perfil das pessoas que compõe a equipe.

Perceber a forma de atuar conforme a situação.

Direcionar, acompanhar e dar feedback no trabalho em equipe.

Habilidades do líder; estilos de liderança; conceitos e definição de grupo e equipe; o trabalho em equipe; importância da neurolinguística.

Desenvolver empatia e perspicácia nas relações gerenciais e interpessoais.

Atuar com determinação e flexibilidade na coordenação da equipe.

Respeitar as diferenças individuais na organização da equipe.

O egresso do Curso FIC em Gestão: trabalho em equipe é um profissional capaz de atuar no gerenciamento de equipes em diversos setores e níveis em uma organização.

Desenvolver um trabalho em equipe com liderança.

Identificar o perfil das pessoas que compõe a equipe.

Perceber a forma de atuar conforme a situação.

Direcionar, acompanhar e dar feedback no trabalho em equipe.

Habilidades do líder; estilos de liderança; conceitos e definição de grupo e equipe; o trabalho em equipe; importância da neurolinguística.

Desenvolver empatia e perspicácia nas relações gerenciais e interpessoais.

Atuar com determinação e flexibilidade na coordenação da equipe.

Respeitar as diferenças individuais na organização da equipe.

A elaboração do currículo por competências implica em ações pedagógicas que possibilitem ao aluno a construção de seu conhecimento. Nessa construção de novos saberes, a escola constitui-se em um espaço onde professores e alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica favorece a aprendizagem a partir da diversidade. Na modalidade presencial, as estratégias de ensino adotadas incluem aulas expositivo dialogadas, estudos dirigidos, trabalhos em grupo, seminários, levantamento de problemas e busca de soluções a partir da vivência prática. Na modalidade a distância, o fazer pedagógico se dará por meio da plataforma Moodle, com o uso de objetos de aprendizagem como vídeos e estudos dirigidos. Serão desenvolvidas atividades assíncronas (fóruns) a fim de dinamizar o processo de aprendizagem. A metodologia do trabalho deverá dar conta, principalmente, da permanência e êxito do estudante e do perfil do egresso em ambas modalidades de ensino. A modalidade do curso, assim como a metodologia aplicada, dependerá da necessidade dos demandantes/ parceiros.

Fabiana Besen Santos Maria Luisa Hilleshein de Souza – Pedagoga CERFEaD

Contatos: (48) 3131-8808 besen@ifsc.edu.br

A avaliação é caracterizada como diagnóstica, processual, formativa, continuada e diversificada. Dessa forma são considerados critérios como: assiduidade, realização das tarefas propostas, participação nos fóruns e videoconferências, avaliação individual, colaboração e cooperação com colegas e professores. Por ser considerado sistemática a avaliação ocorre durante todos os momentos do processo ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente, com atividades de recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deve compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período do curso, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. A avaliação consiste em um conjunto de ações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são: obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem; analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso; estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões. O resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez), sendo considerado como resultado mínimo para aprovação em um componente curricular a nota 6 (seis). Além da nota, ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero), sendo considerado reprovado. O registro de cada componente curricular será realizado pelo professor no diário de classe na forma de valores inteiros de 1 (um) a 10 (dez). A decisão do resultado final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de avaliações e suas ponderações. A avaliação será realizada, em cada componente curricular, considerando os objetivos ou competências propostos no plano de ensino. O professor tem liberdade de atribuir valores fracionados de 0 a 10 nas avaliações parciais. Na modalidade a distância as avaliações deverão acontecer de maneira presencial, nos NeaD's, respeitando a forma de registro posta pela RDP do IFSC. De acordo com o art. 37 da Regulamento Didático Pedagógico (RDP) do IFSC: O aluno terá nova oportunidade de prestar atividades de avaliação não realizadas por motivo de doença ou por falecimento de familiares, convocação do judiciário e do serviço militar, desde que encaminhe em até 2 (dois) dias letivos contados do final do afastamento, um requerimento à Coordenadoria de Curso com os documentos comprobatórios do impedimento. O requerimento deverá indicar a data e horário das atividades de avaliação não realizadas, o componente curricular e o nome do seu professor. Para comprovação de ausência por motivo de saúde, somente será aceito o atestado médico ou odontológico.

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