Projeto Político Pedagógico

Os egressos serão capazes de:
Atuar em institutos federais de forma consciente, ética e crítica;
Aplicar os conhecimentos construídos nesta formação no exercício de suas ações profissionais;
Criar práticas administrativas aderentes à gestão da educação profissional e tecnológica.

O egresso deste curso deverá atuar na rede de institutos federais destinando os conhecimentos construídos
nessa formação à prática adequada a cada situação vivenciada no ensino.

Os egressos serão capazes de:
Atuar em institutos federais de forma consciente, ética e crítica;
Aplicar os conhecimentos construídos nesta formação no exercício de suas ações profissionais;
Criar práticas administrativas aderentes à gestão da educação profissional e tecnológica.

O curso será realizado a distância, por meio do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle
do IFSC. Para incentivar a dialogicidade e a interação entre os atores envolvidos nesse processo, poderão
ser utilizados os seguintes recursos e procedimentos didáticos:
Recursos para interação no AVEA:
– Fóruns de Dúvidas, Fóruns de Notícias e de Discussão de conteúdos;
– Mensagens individuais e coletivas pela ferramenta “Participantes” do AVEA Moodle;
– Chat; entre outras ferramentas de interação.
Possibilitam interações síncronas e assíncronas entre a equipe docente e os estudantes ao longo
do desenvolvimento do curso e da Unidade Curricular.
Recursos para apresentação do conteúdo:
– Livro didático, produzido na forma de e-book ou pela ferramenta "Livro", disponibilizado no AVEA Moodle;
– Videoaulas gravadas pela equipe docente e disponíveis para download no ambiente virtual de
aprendizagem. As videoaulas possibilitam estudos de caso e a compreensão dos conceitos tratados na
unidade curricular;
– Mídia interativa digital: vídeos, textos, animações e outros objetos de aprendizagem selecionados pela
equipe docente, para tratar dos temas de forma lúdica e interativa;
- Atividades de aprendizagem como tarefas, textos coletivos, questionários, leituras complementares e
outras, mediadas pela equipe docente.
Em relação aos recursos para apresentação do conteúdo e promoção de interação, primeiramente,
a equipe docente planeja o Plano Instrucional da Unidade Curricular, com a equipe de Produção de
Materiais Didáticos e AVEA. Em seguida, esse é implementado pela equipe de Produção de Materiais
Didáticos, que envolve Designer Instrucional, Designer Gráfico e Revisor de Textos, entre outros
profissionais que poderão integrar a equipe de acordo com as demandas de produção do ambiente virtual
de ensino e aprendizagem.
Serão apresentados aos estudantes no AVEA os seguintes documentos: Plano de Ensino com
orientações detalhadas sobre o desenvolvimento do curso; Cronograma, com a distribuição das atividades
ao longo do bimestre de oferta; Roteiro de Estudos, com as sequências didáticas previstas e carga horária
para cada etapa de desenvolvimento da Unidade Curricular.
Com todos esses recursos e procedimentos disponíveis, cada sujeito, dentro de sua rede de
possibilidades colocará o curso em movimento.

Olivier Allain - olivier@ifsc.edu.br
Marizete Bortolanza Spessatto - marizete.spessatto@ifsc.edu.br
Marcia Eunice Lobo – marcia.lobo@ifsc.edu.br
Maria da Glória Silva e Silva – maria.gloria@ifsc.edu.br
Érico de Ávila Madruga – erico@ifsc.edu.br

Contato:
Cerfead - 48 3131 8804
Olivier Allain - olivier@ifsc.edu.br

nhado, por meio da participação dos estudantes nas atividades propostas, o desempenho, as
competências e habilidades adquiridas; seus avanços e/ou dificuldades.
A avaliação dos estudantes será realizada como parte integrante do processo educativo e
acontecerá ao longo do curso de modo a permitir reflexão-ação-reflexão da aprendizagem e a apropriação
do conhecimento, resgatando suas dimensões diagnóstica, formativa, processual e somativa. Desta forma,
a avaliação dos aspectos qualitativos compreenderá o diagnóstico, a orientação e a reorientação do
processo de ensino e aprendizagem, visando à construção dos conhecimentos.
Os instrumentos de avaliação serão diversificados e deverão constar no plano de ensino de cada
unidade curricular, estimulando o participante à: pesquisa, extensão, reflexão, iniciativa, criatividade e
cidadania.
De acordo com o Art. 41, da nova RDP do IFSC, o resultado da avaliação será registrado por
valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
§ 1º O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).
§ 2º Ao aluno que computar menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no
PPC para o componente curricular, será atribuído o resultado 0 (zero).
§ 3º O registro parcial de cada componente curricular será realizado pelo professor no diário de classe na
forma de valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
§ 4º A decisão do resultado final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de avaliações, suas
ponderações e as discussões do conselho de classe final.
§ 5º A avaliação será realizada, em cada componente curricular, considerando os objetivos/competências
propostos no plano de ensino.
A recuperação de estudos, a que todos os alunos têm direito, compreenderá a realização de novas
atividades pedagógicas no decorrer do período letivo. Ao final dos estudos de recuperação o aluno será
submetido a nova avaliação, cujo resultado será registrado pelo professor, prevalecendo o maior valor entre
o obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na avaliação após a recuperação.

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