Projeto Político Pedagógico

O Tecnólogo em Design de Moda será o profissional capacitado a propor soluções criativas e inovadoras de projetos, utilizando conteúdos teóricos aplicados às técnicas e aos processos de design de produtos de moda para atender a indústria de confecção do vestuário. Além disso, esse profissional poderá interagir com os de outras áreas, atuando em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e projetos de moda bem como pesquisas de caráter científico-tecnológico. O tecnólogo estará capacitado em conhecer o setor produtivo da área de moda, com visão sistêmica relacionada ao mercado, materiais, processos produtivos e novas tecnologias, envolvendo questões culturais da sociedade e do contexto regional. A partir desse estudo, conceberá produtos de moda com base no entendimento e na interpretação dos aspectos históricos e prospectivos, tendo consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas da sua atividade. Além disso, esse profissional terá capacidade de desenvolver produções textuais acadêmica de cunho técnico-científico com base na sua área de atuação.

Pesquisas de perfil de consumidor, mercado, parâmetros mundiais e locais;  Pesquisa de tecidos, cores, aviamentos e estampas;  Desenvolvimento e criação de produtos, estampas, etiquetas, embalagens;  Criação de novas marcas e de logotipos;  Fabricação de roupas e de acessórios;  Desenho técnico e Ilustração de Moda;  Modelagem;  Costura;  Ficha técnica;  Gestão de negócios de Moda;  Gestão de processos produtivos e controle de qualidade na moda;  Gestão de eventos de moda;  Ateliês de costura.

Pesquisar tendências de comportamento, formas, cores, textura e acabamentos; • Pesquisar e propor estilos em moda; • Desenvolver produtos de moda, aplicando visão histórica, sociológica, e prospectiva; • Elaborar portfólios e dossiês de coleção; • Representar graficamente as criações; • Elaborar protótipos e modelos; • Analisar a viabilidade técnica e qualitativa de projetos; • Considerar as questões ambientais pertinentes a essa área de produção; • Desenvolver pesquisas de caráter científico-tecnológico e produções textuais e acadêmicas

A metodologia definida para desenvolver as atividades do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda está comprometida com a interdisciplinaridade e a contextualização, com o incentivo a iniciação científica, oportunizando a formação de sujeitos autônomos e críticos. O processo exige a adoção de metodologias dinâmicas que considerem o aluno como ator e coautor de seu desenvolvimento na interação com os professores, colegas, mundo produtivo e acadêmico, dentre outros. Os instrumentos de avaliação deverão ser diversificados, estimulando o aluno à pesquisa, reflexão, iniciativa, criatividade e cidadania. Para implementar essa visao, os espacos das aulas expositivas sao ampliados com atividades de pesquisa e extensao. Essas atividades incluem: a) discussao de textos para o conhecimento e construcao de referencial teórico da área; b) dinamica de grupo, debates e outros recursos para estimular o desenvolvimento de uma postura criativa, critica e reflexiva frente aos temas apresentados e à pratica profissional; c) elaboracao de projetos, produtos e servicos voltados à solucao dos problemas regionais e nacionais pertinentes à área. Alem disso, para um Curso Superior de Tecnologia, e de fundamental importancia o uso de tecnicas de ensino cuja dinamica permita estabelecer inter-relacoes entre os diversos conteúdos do curso e sua aplicação. Dentro dessa perspectiva, para o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda - CSTDM, sao sugeridas as seguintes técnicas de ensino: Aula expositiva e dialogada; Técnica de laboratório; Técnica do Estudo dirigido; Técnica de trabalho em pequenos grupos; Pesquisa; Dramatização; Projeto; Debate; Estudo de caso; Seminário; Painel integrado; Visitas técnicas; Produções textuais acadêmico-científico-tecnológica; Brainstorming.

Conforme o Art. 115 do Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC, até 20% da carga-horária total do curso poderá ser realizada através de atividades pedagógicas não presenciais com auxílio da plataforma moodle. A maneira como essas atividades irão ocorrer deverá ser explicitada nos planos de ensino de cada unidade curricular.

Nome: Geannine Cristtina Ferreira Martins E-mail:geannine.martins@ifsc.edu.br Fone: (47) 99329989 Nome: Carolina Anderson Carioni Amorim E-mail:carolina.carioni@ifsc.edu.br Fone: (47) 33183719 Nome: Daiane de Lourdes Toledo E-mail:daiane.ctoledo@ifsc.edu.br Fone: (47) 33183719

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