Projeto Político Pedagógico

Segundo a formação geral, o técnico de nível médio deverá atuar compreendendo criticamente as relações e interações do mundo do trabalho, entendendo o trabalho como “realização humana” e “prática econômica”. Além disso, atuará compreendendo a relação Ciência, Tecnologia e Sociedade e as relações sociais, culturais, políticas, éticas e ambientais locais e globais. Sua formação também o possibilitará a ser capaz de trabalhar coletivamente e de agir de forma crítica e cooperativa, bem como ser capaz de apropriação e geração de conhecimento. Atuará pautado na segurança do indivíduo e da coletividade, desenvolvendo a capacidade empreendedora sustentável.

 

Quanto ao perfil de formação técnica, esse foi feito tomando como base na terceira edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

 

A área de telecomunicações, escolhida para o curso Técnico Integrado, se encaixa no eixo Informação e Comunicação. Esse eixo compreende tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações, abrangendo ações de concepção, desenvolvimento, implantação, cooperação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas a informática e telecomunicações. 

O perfil do Técnico em Telecomunicações aqui apresentado está contemplado nas competências gerais previstas na Resolução CNE/CEB n º 04/99 para a Área de Telecomunicações, a qual aponta que o Técnico em Telecomunicações poderá atuar em:

  • Empresas de telefonia fixa e móvel;

  • Empresas de radiodifusão;

  • Indústrias de Telecomunicações;

  • Agências reguladoras;

  • Provedores de Internet. 

O Técnico em Telecomunicações é o profissional que atua na instalação, configuração, operação e manutenção de Equipamentos de Redes de Telecomunicações (Equipamentos Terminais, Equipamentos de Transmissão e Centrais Telefônicas Públicas e Privadas), utilizando ferramentas técnicas e instrumentos de medidas, identificando principais componentes e suas características funcionais, bem como possíveis defeitos. Além disso, atua interpretando manuais e prospectos, esquemas elétricos/eletrônicos e a normatização.

 

Pode executar serviços que envolvam a administração e a gerência de Redes de Computadores, atuando na implantação de uma Rede Local, bem como configurando aplicações e serviços, equipamentos de rede e protocolos.

 

Além disso, como profissional técnico, também pode analisar serviços oferecidos por operadoras de telecomunicações, devendo estar preparado para propor ações que contribuam para o melhor funcionamento dos sistemas e equipamentos. Para tanto, deve possuir ampla visão do processo de trabalho da área, respondendo às situações novas com crítica, flexibilidade e criatividade, de modo a enfrentar desafios, propor inovações e buscar atualização constante, por meio de estudos e pesquisas que lhe permita identificar e incorporar novos métodos, técnicas e tecnologias.

 

Seu trabalho exige permanente relacionamento com outros técnicos. Portanto, exige a capacidade para trabalhar em equipe, mantendo comportamento ético e adequado relacionamento interpessoal.

A metodologia deve considerar o uso das diversas ferramentas pedagógicas para permitir o aproveitamento do aluno durante seu período de aula, explorando a quantidade maior possível os objetivos traçados nos planos de aula e de ensino de cada Unidades Curriculares. Recursos e estratégias pedagógicas como vídeo, simulações, experimentos em laboratórios, exercícios de fixação, atividades externas, visitas, projetos, palestras, jogos dentre outros devem fazer parte do não só da programação das aulas como também para que possam consolidar os estudos e a motivação de estudar fora do ambiente escolar.

 

Os projetos integradores previstos nas ações integrativas devem fazer parte do plano de ensino de todos os Unidades Curriculares. Os temas transversais que irão nortear os quatro projetos preferencialmente devem surgir a partir dos próprios alunos a luz do está mais próximo do interesse da maioria. A criação e condução da cada projeto integrador deve considerar a presença do maior número de professores dos Unidades Curriculares de todo o ciclo que se inicia em um semestre e termina no subsequente, sempre sob a coordenação de um dos integrantes do grupo.

 

Os procedimentos metodológicos serão diversificados, compreendendo: aulas expositivas e dialogadas, atividades práticas em laboratório, trabalhos em grupo, resolução de exercícios, análise e solução de situações-problema, desenvolvimento de projetos, entre outros, buscando relacionar a teoria aos problemas, situações e desafios verificados na rotina típica de um técnico em telecomunicações.

 

Aulas práticas portanto devem ser consideradas para alcançar tais objetivos. Para tanto, além dos laboratórios dos Unidades Curriculares da Cultura Geral, a área de Telecomunicações possui diversos laboratórios para atender às aulas práticas necessárias à formação do aluno pois são periodicamente atualizados com equipamentos, itens de consumo e kits didáticos que auxiliam na preparação de aulas mais dinâmicas e motivadoras.

Jorge Henrique Busatto Casagrande (coordenador) casagrande@ifsc.edu.br (48) 3381-2850. Possui toda sua formação pela Universidade Federal de Santa Catarina onde concluiu a graduação em Engenharia Elétrica (1989), o mestrado em Engenharia de Produção (2000) na área de concentração de Inteligência Aplicada e Mídia e Conhecimento e o doutorado (2015) pelo Departamento de Automação e Sistemas (DAS) na área de concentração de sistemas computacionais. É professor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus São José desde 1996. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Eletrônica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações em projeto, instalação e manutenção de equipamentos afins. Interesse especial nas áreas de redes de computadores, inteligência artificial, e-business e reconhecimento de padrões aplicados a segurança e automação de sistemas, especialmente aqueles relacionados com visão computacional e sistemas de telecomunicações.

A avaliação far-se-á de acordo com as normas estabelecidas no Regulamento Didático-Pedagógico (RDP) do IF-SC (Resolução CEPE Nº 41, de 20 de Novembro de 2014).

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