Projeto Político Pedagógico

Executa trabalhos de construção, reforma e manutenção de alvenaria de tijolos, blocos e concreto,
contrapisos, revestimentos de pisos e paredes em geral. Monta painéis de alvenaria pré-fabricados ou
convencionais.

Atuação em construtoras ou como profissional autônomo.

• Conhecer as normas de segurança e de higiene do trabalho envolvidas na construção civil.
• Apresentar processo produtivo do contexto organizacional, preparando material, realizando
atividades de pedreiro, organizando área de serviço, separando matérias para reaproveitamento;
• Promover a ética profissional, estimulando a análise da dinâmica das relações humanas no
ambiente de trabalho;
• Auxiliar na manutenção da organização do ambiente de trabalho, retirando os resíduos e matérias
que podem ser reaproveitado.

O Curso de Formação Inicial está organizado em único modulo com Unidades Curriculares
Interdisciplinares nas áreas básicas e tecnológicas, desenvolvidos de acordo com a condição de instrução e
a problemática do publico envolvido.
A metodologia utilizada para ministrar as aulas e avaliar os alunos será através de aulas
expositivas, participativas e dialogadas sobre conceitos, exercícios e vivências, práticas individuais e em
grupo, interação com profissionais da área, vídeos demonstrativos, dinâmicas, exposição de exemplos
práticos e rotineiros, buscando a aprendizagem e interação constante dos educandos. Cada professor
deverá elaborar o plano de ensino de sua respectiva disciplina.

Nome do responsável pelo projeto: Geóvio Kroth
Contatos: ensino.criciuma@ifsc.edu.br

Conforme Regulamento Didático-Pedagógico, a avaliação do processo de aprendizagem se dará:
Art. 35. A avaliação da aprendizagem terá como parâmetros os princípios do PPI e o perfil de
conclusão do curso definido no PPC.
Parágrafo único. A avaliação dos aspectos qualitativos compreende o diagnóstico, a orientação e a
reorientação do processo de ensino e aprendizagem visando à construção dos conhecimentos.
Art. 36. Os instrumentos de avaliação serão diversificados e deverão constar no plano de ensino do
componente curricular, estimulando o aluno à: pesquisa, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e
cidadania. As avaliações podem constar de:
I - observação diária dos alunos pelos professores, em suas diversas atividades;
II - trabalhos de pesquisa individual ou coletiva;
III - testes e provas escritos, com ou sem consulta;
IV - entrevistas e arguições;
V - resoluções de exercícios;
VI - planejamento ou execução de experimentos ou projetos;
VII - relatórios referentes aos trabalhos, experimentos ou visitas técnicas;
VIII - atividades práticas referentes àquela formação;
IX - realização de eventos ou atividades abertas à comunidade;
X - autoavaliação descritiva e avaliação pelos colegas da classe;
XI - demais instrumentos que a prática pedagógica indicar.
Parágrafo único. As avaliações serão registradas no diário de classe, sendo analisadas
conjuntamente com os alunos e devolvidas aos mesmos, no prazo máximo de 15 (quinze) dias letivos após
sua aplicação.
... Art. 41. O resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
§ 1º O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).
§ 2º Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária
estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero).
§ 3º O registro de cada componente curricular será realizado pelo professor no diário de classe na
forma de valores inteiros de 1 (um) a 10 (dez).
§ 4º A decisão do resultado final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de avaliações,
suas ponderações e as discussões do conselho de classe final.


§ 5º A avaliação será realizada, em cada componente curricular, considerando os objetivos ou
competências propostos no plano de ensino.
§6º. O professor tem liberdade de atribuir valores fracionados de 0 a 10 nas avaliações parciais.

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