Projeto Político Pedagógico

Espera-se que no final do curso o estudante seja capaz de:
Desenvolver pesquisas nas artes visuais, mediando e unindo a teoria e a prática em sua ação.
Experienciar e incorporar as produções, através dos diferentes materiais.
Refletir sobre o fazer, enfatizando a união das técnicas utilizadas com a sensibilidade da
ação.
Aproximar o público de seu entorno, com as questões relativas as artes: produção, manipulação,
observação, criação e ao consumo da experiência artística.
Compreender e refletir sobre as questões que envolvem educação, autoconhecimento, criação,
cultura e trabalho.

Nos espaços escolares e/ou educacionais, onde está inserido, como: associações comunitárias,
bairros, comunidades rurais, grupos de estudo, associações, cooperativas, ateliês comunitários.

Espera-se que no final do curso o estudante seja capaz de:
Desenvolver pesquisas nas artes visuais, mediando e unindo a teoria e a prática em sua ação.
Experienciar e incorporar as produções, através dos diferentes materiais.
Refletir sobre o fazer, enfatizando a união das técnicas utilizadas com a sensibilidade da
ação.
Aproximar o público de seu entorno, com as questões relativas as artes: produção, manipulação,
observação, criação e ao consumo da experiência artística.
Compreender e refletir sobre as questões que envolvem educação, autoconhecimento, criação,
cultura e trabalho.

O curso será ministrado em aulas que contemplem de forma articulada os saberes práticos e
acadêmicos, permitindo o aprimoramento teórico-prático. Deste modo, serão:
Aulas expositivas e dialogadas, com uso de tecnologias audiovisuais e materiais de apoio,
sempre na perspectiva de construção do conhecimento, mediante a valorização dos saberes
profissionais.
Dinâmicas de grupo para avaliar a percepção dos alunos com relação aos temas propostos.
Exibição de vídeos e leituras para discussão de seu conteúdo.
Aulas práticas artísticas (Ateliê), com o uso de materiais diversos.
Obs: A escolha das atividades artísticas deste curso, foi planejado pensando em abordagens
específicas das artes visuais, no mundo contemporâneo. Algumas atividades não contempladas
neste curso, que fazem parte das artes visuais, como: cerâmica, gravuras e audiovisuais, poderão ser
usadas em curso futuro.

Nome do responsável pelo projeto:
Noeli Moreira
Contatos:
Telefone: (49) 36310408
Celular: (49) 91236700
E-mail: noeli.moreira@ifsc.edu.br

A avaliação será realizada como parte integrante do processo educativo, acontecerá ao longo do
curso de modo a permitir reflexão-ação-reflexão da aprendizagem, com ênfase as experiências
estéticas e com a efetiva participação das propostas oferecidas.
Como registro, conforme Regulamento Didático Pedagógico do IFSC, os resultados das avaliações
serão valores numéricos inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
São princípios norteadores da instituição e que devem ser adotados para a organização dos
instrumentos de avaliações:
•Avaliação diagnóstica, processual, formativa, somativa, continuada e diversificada. Serão
considerados critérios como: agir com postura ética e profissional; ser assíduo; envolvimento
na realização das tarefas; participação nas aulas, interagindo positivamente com o grupo
na troca de experiências, no ambiente de aprendizagem.
O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final da unidade curricular,
apontando a situação do aluno, no que se refere à constituição de competências e utilizando-
se a seguinte nomenclatura:
(Apto): quando o aluno tiver obtido as competências;
NA- (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências.
A certificação da formação profissional se dará após a conclusão do curso, com frequência
mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular.

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