Projeto Político Pedagógico

O concluinte será capacitado para realizar práticas de conservação ambiental, preparo de áreas para implantação de pastagens, fazer o manejo racional de pastagens, elaborar e tomar decisões sobre o manejo nutricional do rebanho leiteiro.

Propriedades rurais que desenvolvam atividades ligadas à produção de leite, principalmente as da agricultura familiar.

O concluinte será capacitado para realizar práticas de conservação ambiental, preparo de áreas para implantação de pastagens, fazer o manejo racional de pastagens, elaborar e tomar decisões sobre o manejo nutricional do rebanho leiteiro.

A interdisciplinariedade é favorecida na abordagem de uma temática no sentido amplo, tendo a propriedade rural como o elemento integrador do sistema produtivo. O curso contemplará atividades práticas na medida em que essas permitem a aprendizagem e aplicação de conhecimentos científicos. Em síntese será utilizado: – Aulas expositivas dialogadas com os estudantes. – Dinâmicas de grupo para avaliar a percepção dos alunos com relação aos temas propostos. – Exibição de filmes e discussão de seu conteúdo. – Aulas práticas. – Visitas guiadas a propriedades agrícolas que representem as características produtivas regionais.

Responsável pelo projeto: Carlos Alberto Agnolin
Contatos: carlos.alberto@ifsc.edu.br
(49) 92027212


Responsável pela Oferta: Douglas Antonio Rogeri

Contatos: douglas.rogeri@ifsc.edu.br, (49) 3631-0406


A avaliação dos aspectos qualitativos compreende o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de ensino e aprendizagem visando à construção dos conhecimentos através de observação diária dos alunos, em suas diversas atividades; testes e provas escritos, com ou sem consulta; resoluções de exercícios; planejamento ou execução de experimentos ou projetos; relatórios referentes aos trabalhos, experimentos ou visitas técnicas; atividades práticas referentes àquela formação e demais instrumentos que a prática pedagógica indicar. Será obrigatória a frequência às atividades correspondentes a cada componente curricular, ficando nela reprovado o aluno que não comparecer, no mínimo, a 75% (setenta e cinco por cento) dessas atividades. O resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).

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