Projeto Político Pedagógico

O egresso do curso FIC em Empreendedorismo Jovem na modalidade presencial deve demonstrar competências e habilidades que o tornam apto a tomar decisões envolvendo gerenciamento de pequenos negócios, compreender as diferentes formas de atuação frente à vida e ao mercado de trabalho, conhecer as mudanças no mundo do trabalho atual e dos negócios, adotar atitudes empreendedoras e buscar soluções empreendedoras para agir com autonomia e colaboração.

Dessa forma, ao concluir a sua qualificação profissional, o egresso do curso em Empreendedorismo Jovem deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:
 Elaborar um planejamento para um pequeno negócio;
 Aplicar técnicas de negociação; e técnicas de marketing pessoal e empresarial;
 Identificar potencialidades de agregação de valor e renda nos pequenos empreendimentos;
 Conhecer as funções administrativas;
 Exercer a liderança em seus negócios ou locais de trabalho:
 Distinguir custos fixos e variáveis;
 Elaborar custo de produção;
 Construir um plano de negócios;
 Empregar corretamente técnicas de solução de conflitos interpessoais e formas variadas de comunicação.

O Aluno egresso poderá atuar de forma autônoma; ou exercer o intra-empreendedorismo, com  liderança mesmo estando inserido em outros ambientes de trabalho apresentando diferenciais competitivos que lhe agreguem potencialidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

Competências gerais do egresso do curso em Empreendedorismo Jovem:
- Elaborar um planejamento para um pequeno negócio;
- Aplicar técnicas de negociação; e técnicas de marketing pessoal e empresarial;
- Identificar potencialidades de agregação de valor e renda nos pequenos empreendimentos;
- Conhecer as funções administrativas;
- Exercer a liderança em seus negócios ou locais de trabalho:
- Distinguir custos fixos e variáveis;
- Elaborar custo de produção;
- Construir um plano de negócios;
- Empregar corretamente técnicas de solução de conflitos interpessoais e formas variadas de
comunicação.

Tendo-se como foco principal a aprendizagem dos discentes, serão adotados tantos quantos instrumentos e técnicas forem necessários.
Abaixo possíveis princípios pedagógicos a ser adotado no decorrer do curso:
• Envolver os alunos na avaliação de seu processo educativo visando uma tomada de consciência sobre o que sabem e o que precisam e/ou desejam aprender;
• Propor, negociar, planejar e desenvolver projetos envolvendo os alunos e a equipe docente, visando não apenas simular o ambiente profissional, mas também desenvolver habilidades para trabalho em equipe, onde os resultados dependem do comprometimento e dedicação de todos e os erros são transformados em oportunidades ricas de aprendizagem;
• Contextualizar os conhecimentos, valorizando as experiências dos alunos e seus conhecimentos prévios, sem perder de vista a (re)construção dos saberes;
• Problematizar o conhecimento, sem esquecer de considerar os diferentes ritmos de aprendizagens e a subjetividade do aluno, incentivando-o a pesquisar em diferentes fontes;
• Respeitar a cultura específica dos discentes, referente a seu pertencimento social, étnico racial, de gênero, etário, religioso e de origem (urbano ou rural);
• Adotar diferentes estratégias didático metodológicas (seminários, debates, atividades em grupo, atividades individuais, projetos de trabalho, grupos de estudos, estudos dirigidos, atividades práticas e outras) como
atividades avaliativas;
• Adotar atitude interdisciplinar e transdisciplinar nas práticas educativas, isto é, assumir que qualquer aprendizado, assim como qualquer atividade, envolve a mobilização de competências e habilidades referidas a mais de uma disciplina, exigindo, assim, trabalho integrado dos professores, uma vez que cada um é responsável pela formação integral do aluno;
• Utilizar recursos tecnológicos adequados ao público envolvido para subsidiar as atividades pedagógicas;
• Adotar técnicas flexíveis de planejamento, prevendo mudanças e rearranjos futuros, em função da melhoria no processo de aprendizagem.
Os docentes deverão privilegiar metodologias de ensino que reconheçam o professor como mediador do processo de ensino, estando atentos ao comportamento; concentração; atenção; participação e expressões faciais dos alunos, uma vez que estes são excelentes parâmetros do processo educacional.


Nome do responsável pelo projeto:
Celso Bergmaier

Conforme - REGULAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO – RDP – 11/2014
Art. 11. § 1º Cada aluno deverá avaliar cada componente curricular, bem como aspectos gerais de seu curso aquela etapa, ao final do período letivo, cujo resultado deverá orientar o planejamento do período seguinte.

Art. 41. O resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
§ 1º O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).
§ 2º Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero).
§ 3º O registro de cada componente curricular será realizado pelo professor no diário de classe na forma de valores inteiros de 1 (um) a 10 (dez).

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