Projeto Político Pedagógico

Espera-se que, ao concluir o curso de espanhol, os cursistas sejam capazes de ler e compreender textos em língua espanhola, escrever textos de nível intermediário, bem como comunicar-se de forma adequada em situações reais.

Docência na rede pública municipal, estadual e federal, proficiência em cursos de pósgraduação e comunicação com turistas hispanohablantes que visitam a região.

Espera-se que, ao concluir o curso de espanhol, os cursistas sejam capazes de ler e compreender textos em língua espanhola, escrever textos de nível intermediário, bem como comunicar-se de forma adequada em situações reais.

A metodologia a ser empregada neste curso de espanhol será eclética, buscando-se o que há de melhor em cada abordagem de ensino de LE. Entretanto, será enfatizada a abordagem comunicativa comunicativo.
Considerando que a aprendizagem de uma LE em país estrangeiro ocorre em um ambiente artificial “fica difícil pensar que os alunos possam desenvolver as quatro habilidades: fala/escuta, leitura/escritura, em profundidade e amplitude que lhes permitam uma interação efetiva com a outra língua e seus usuários.”
(PCSC,1998 p. 101).
Por este motivo, a mesma proposta sugere que se dê prioridade ao texto, pois “tendo-o como foco, fazem-se discussões orais sobre a sua compreensão e, portanto, desenvolvemos as habilidades fala/escuta, leitura/escritura de forma integrada.” (PCSC, 1998, p. 101). Portanto. buscar-se-á desenvolver as quatro habilidades linguísticas através de atividades de compreensão leitora e auditiva; conversação, dramatização e encenação; apresentação das regras gramaticais contextualizadas às diversas situações comunicativas; atividades relacionadas com o léxico (pronúncia/escrita); aspectos fonéticos; atividades lúdicas (jogos, música); aspectos culturais dos países hispânicos.
Assim sendo, para o desenvolvimento deste curso, serão utilizados textos em língua espanhola de variados gêneros (músicas, diálogos, textos literários, científicos, informativos...). Portanto, é a partir do texto que serão selecionadas as atividades a serem desenvolvidas tais como: compreensão auditiva e leitora, conversação, itens gramaticais, análise linguística, vocabulário, discussões orais e outras atividades
que auxiliem o êxito do processo.

Nome do responsável pelo projeto:

Ana Regene Varela

 Durante todas as aulas, os cursistas serão avaliados pelo professor com o objetivo de verificar quais são as dificuldades encontradas. A partir daí, o professor deverá buscar estratégias e metodologias que auxiliem o aluno a superá-las.
As formas de avaliação devem ser coerentes com a metodologia empregada, ou seja, as avaliações devem contemplar as quatro habilidades linguísticas evitando, deste modo, priorizar a nomenclatura gramatical.
O registro, para fins de documentação acadêmica, será efetivado ao final do curso apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências. Para tanto, utilizar-se-á nomenclatura:
E- Excelente;
P - Proficiente;
S - Suficiente;
I – Insuficiente
Será considerado apto (A) o aluno obtiver obtido as competências, com conceitos E, P ou S e frequência mínima de 75%;
Não Apto (NA) o aluno que não obtiver as competências acima, ou seja, conceito I e/ou frequência inferior a 75%.

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