Projeto Político Pedagógico

O Curso FIC Português para fins acadêmicos tem como foco o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em gêneros formais como monografias e outros trabalhos acadêmicos. O estudante irá analisar textos, buscando compreender os recursos linguísticos de coesão e coerência textual, podendo fazer uso dos mesmos em sua produção escrita. Além disso, o curso visa diferenciar as variedades linguísticas, como forma de combate ao preconceito linguístico, buscando efetivar a aprendizagem da escrita padrão como forma de expressão nos meios acadêmicos.

Percebe-se que estudantes concluintes do Ensino Médio possuem extrema dificuldade em lidar com a língua portuguesa, especialmente quando se trata da variedade padrão. As carências relativas à interpretação e à produção textual refletem no curso superior, em que professores queixam-se do déficit de aprendizagem e estudantes, muitas vezes, evadem por haver uma lacuna entre sua escolaridade anterior e o curso escolhido. Por essa razão, a formação em Português para fins acadêmicos dará ao egresso ferramentas para utilizar a língua de forma mais adequada ao contexto formal. Os conhecimentos agregados com o curso irão auxiliar os universitários em sua atuação nas diferentes disciplinas que exigem leitura e escrita, inclusive na monografia e outros trabalhos acadêmicos.

Compreender que o português apresenta variedades linguísticas e que, nos meios acadêmicos, utiliza-se o padrão culto da língua portuguesa; Ser capaz de compreender, interpretar e discutir textos em língua portuguesa, especialmente relacionados a sua área profissional; Utilizar recursos de coesão e coerência nas produções escritas para fins acadêmicos.

A metodologia é pautada no currículo integrado compreendendo sequências didáticas que favoreçam a investigação e a problematização; em que o estudante terá condições de conviver com as diferentes manifestações de escrita da nossa sociedade, capacitando-o gradativamente como leitor efetivo dos textos do ensino superior, além da percepção das múltiplas possibilidades de produção escrita. As aulas buscam promover situações reais de comunicação e interação com textos acadêmicos, respeitando o conhecimento prévio do estudante a fim de que adquira gradativamente novos conhecimentos sobre a escrita padrão. Para tanto, serão realizadas atividades individuais e em grupos, orientadas pela professora. Os textos servirão como meio para que se conheçam os recursos expressivos do idioma e também representará o que se almeja alcançar. Ou seja, as produções escritas dos alunos serão alvo de análise e constituirão objeto de estudo para o aprendizado da língua.

Responsáveis pelo projeto: Sandra Beatriz Koelling

Contato: sandra.koelling@ifsc.edu.br

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá de forma gradual e contínua. Serão avaliadas as atividades realizadas e o comprometimento do aluno durante as aulas, considerando seu crescimento e desenvolvimento. As atividades pedagógicas incluem atividades, produções escritas e provas. Para cada tipo de avaliação, está previsto a aplicação de notas de 0 (zero) a 10 (dez), lembrando que nota inferior a 6 (seis) implica reprovação, caso o estudante não consiga elevar seu conceito nos trabalhos de recuperação. Ao final do curso, o aluno será considerado apto/não apto. Também implica reprovação a presença inferior a 75% das aulas. Caso o aluno necessite de auxílio e acompanhamento durante o curso, haverá horário de atendimento previamente agendado com o professor.

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