Projeto Político Pedagógico

Ver as competências gerais do egresso.

Esse profissional já atua no Ensino Básico da rede pública, e poderá, a partir dessa formação, desenvolver atividades, materiais e/ou processos de forma interdisciplinar, levando em conta a realidade e a composição e organização de sua instituição de ensino.

O curso de formação continuada, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, visa desenvolver as seguintes competências ao docente: • Intervir consciente e criticamente no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa e literatura, fundamentado na teoria para atuar na prática da sua sala de aula; • Aprimorar e ampliar seus conhecimentos a fim de seja capaz de posicionar-se frente a diversas linhas, tendências e concepções da área; • Aplicar em seu fazer docente procedimentos que considerem a prática da leitura e da escrita como função social e relacione a essas atividades a análise e reflexão sobre o sistema linguístico e sobre os usos da língua; • Saber fazer bom uso de materiais didáticos e recursos tecnológicos em suas aulas; • Compreender o seu papel na formação de leitores e no reconhecimento da literatura como um bem cultural e artístico; • Projetar, desenvolver e aplicar uma prática pedagógica pautada na Metodologia de Projetos.

A formação continuada deve atender às necessidades do professor no seu cotidiano, porém ela não pode ser entendida como um conjunto de modelos metodológicos e/ou lista de conteúdos que, se seguidos, serão a solução para os problemas. O processo de formação continuada que aqui se pretende busca aproximar os pressupostos teóricos e a prática pedagógica, conscientizando o professor que a teoria o ajuda a dar sentido e compreender melhor a sua prática e, consequentemente, que a prática proporciona melhor entendimento da teoria ou, ainda, revela a necessidade de nela fundamentar-se. Desse modo, as aulas acontecerão em modelos de oficinas, com o objetivo de discutir e refletir sobre pressupostos teóricos ao mesmo tempo em que se favorece a troca de conhecimentos e experiências por meio das interações propostas nas atividades práticas. Os materiais (textos, vídeos, links) serão disponibilizados antecipadamente para leitura a fim de facilitar a discussão durante as aulas. Haverá a realização de diferentes atividades de estudos, como dinâmicas de grupos, jogos, leituras e produção de textos, depoimentos de experiências, a partir de diversificadas tecnologias. E, por fim, o aluno terá a oportunidade de desenvolver uma proposta de ensino utilizando a metodologia de projetos.

Responsável pelo projeto: Daniella de Cássia Yano

Contato: daniella.yano@ifsc.edu.br

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá de forma gradual e contínua. Serão avaliadas as atividades realizadas e o comprometimento do aluno durante as aulas, considerando seu crescimento e desenvolvimento.

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