Projeto Político Pedagógico

Ver as competências gerais do egresso.

O egresso do curso de tecelão de tecidos planos pode se inserir em iniciativas locais e regionais de geração de renda, em organizações de bairro, clubes de mães e iniciativas semelhantes, trabalhando tanto na produção de artesanato como como oficineiras e ministrantes de minicursos. Além de poder atuar nas empresas do ramo artesanal e confecção da região.

A egressa deverá ser capaz de elaborar produtos aplicando a técnica da tecelagem artesanal utilizando-se de teares para desenvolver produtos Têxteis com responsabilidade social. 

As estratégias de ensino adotadas incluem atividades em sala de aula com aulas expositiva, dialogadas e desenvolvimento de atividades práticas e projetos.

Nome dos responsáveis pelo projeto: Ana Cristina Ferreira Geraldo e Jaqueline Josiwana Steffens.

Contatos: anacristina@ifsc.edu.br e jaqueline.steffens@ifsc.edu.br.

A prática pedagógica do Curso FIC de tecelão em tecidos planos orienta-se pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFSC e pela Organização Didática (OD) do Campus Araranguá. As estratégias de ensino adotadas incluem atividades em sala de aula com aulas expositiva, dialogadas e desenvolvimento de atividades práticas e projetos. Neste curso, as avaliações acontecerão baseadas nos seguintes princípios: • A avaliação será diagnóstica, processual, formativa, somativa, continuada e diversificada. Serão considerados critérios como: assiduidade, realização das tarefas, participação nas aulas, avaliação escrita individual, trabalhos em duplas, colaboração e cooperação com colegas e professores; • A avaliação se dará durante todos os momentos do processo ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. De acordo com a Organização Didática do Campus Araranguá, a avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que
permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são: • Obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem; • Analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso. Estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões. O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do curso, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências e utilizando-se a seguinte nomenclatura: A (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências; NA (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências. A partir da avaliação efetuada pelo professor, serão realizadas avaliações coletivas que terão o caráter de avaliação integral do processo didático-pedagógico em desenvolvimento na Unidade Curricular. Um conjunto de atitudes será considerado na avaliação do desempenhos dos alunos: • Agir com postura ética; • Envolver-se na solução de problemas; • Trabalhar em equipe (interagir com o grupo, contribuir e trocar experiências); • Cumprir as tarefas solicitadas, respeitando os prazos; • Ser assíduo nas atividades propostas; • Ser pontual nas atividades propostas.

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