O egresso do Curso de Formação Inicial e Continuada em Educação Ambiental para Educação Infantilé um profissional com competências para exercer sua prática pedagógica numa perspectiva mais crítica e emancipatória.
O profissional egresso do curso é capaz de entender a complexidade sistêmica da relação ser humano – sociedade – meio ambiente, e a partir desta percepção interferir de modo consciente e autônoma no contexto escolar buscando contribuir para a formação integral de crianças. Esta intervenção pedagógica é pautada em princípios educativos da Educação Ambiental brasileira.
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Estar apto a desenvolver atividades transversais interdisciplinares permanentes de educação ambiental no seu cotidiano escolar, melhorando a qualidade ambiental do seu contexto e estimulando atitudes mais responsáveis nas crianças.
Atuar, de forma crítica, ética e profissional, na sociedade, tendo em vista as diferentes dimensões da prática social.
A prática pedagógica do Curso Formação Inicial e Continuada de Educação Ambiental para Educação Infantil orienta-se pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IF-SC e a Organização Didática (OD) do Campus Gaspar.
O fazer pedagógico se dá através de atividades em sala de aula com aulas expositivo-dialogadas, dinâmicas de grupo, oficinas, estudos dirigidos, apresentações, seminários e desenvolvimento de projetos. Visitas técnicas/culturais pedagógicas, palestras, eventos e práticas laboratoriais podem complementar e dinamizar o processo.
A metodologia do trabalho deve dar conta, principalmente, da permanência e êxito do aluno, do perfil do egresso e da consolidação do FIC como oferta pública de ensino.
O curso Educação Ambiental para Educação Infantil será oferecido semestralmente, uma turma no turno noturno, integralizando 80 horas (oitenta) distribuídas em 20 (vinte) semanas, em 4 horas semanais. Ressalta-se a possibilidade da flexibilização dos horários.
A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são:
- Obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando à tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do aluno para o semestre seguinte.
- Analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso.
- Estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e a progressão dos alunos. Os registros das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que segue:
E - Excelente;
P - Proficiente;
S - Satisfatório;
I - Insuficiente.
A partir da avaliação efetuada pelo professor, serão realizadas avaliações coletivas que terão o caráter de avaliação integral do processo didático-pedagógico em desenvolvimento na unidade curricular. As avaliações coletivas ocorrerão em Encontrosde Avaliação envolvendo os professores e os profissionais do Núcleo Pedagógico. Os Encontros de Avaliação serão realizados, no mínimo, duas (2) vezes por módulo/semestre letivo em cada turma. O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do curso, após avalições coletivas, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências conforme nomenclatura acima.
A recuperação de estudos para os alunos que apresentarem conceito “I” deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido à avaliação, cujo resultado será registrado pelo professor.
A certificação da formação profissional se dará após a conclusão do módulo, com freqüência mínima de 75%. Não há possibilidade de certificações por unidades curriculares.
Além da avaliação pelos professores vai haver uma avaliação com os alunos através de instrumentos avaliativos como questionários.
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