Projeto Político Pedagógico

Bacharéis e licenciados interessados em especializar-se em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional.
As mudanças no mundo contemporâneo exigem rapidez, múltiplos conhecimentos e criatividade. Este ‘novo mundo’, por vezes, nos deixa a sensação de impotência, de correr atrás do que nunca iremos alcançar. Entretanto, a lógica perversa que domina o mercado de trabalho, o que não pode ser motivo de esmorecimento e sim de buscas por alternativas que nos coloquem de volta no rumo da humanidade.
Sendo assim, os Institutos Federais apresentam função decisiva no sentido de promover ações que desenvolvam a sociedade para desafios que são apresentados cotidianamente, sem perder de vista, qual sujeito queremos formar.
A produção de informações e seu acúmulo nos mais diversos domínios com a possibilidade quase infinita de armazenamento de dados é uma das marcas deste novo tempo. Tempos sombrios, tempos de informação, tempos de transferência de conteúdo, tempos de dificuldades de compreensão de tudo o que se passa e pouco tempo para a reflexão e o amadurecimento necessários para a materialização de ações que contribuam para a formação integral do estudante. Sendo assim, sinalizamos enormes dificuldades para os professores acompanhar o ritmo dos avanços da sociedade, exigindo cada vez mais, processos de qualificação que remeta a ampliação das necessidades educacionais da população.
Em decorrência das exigências de qualificação profissional, oriundas das políticas econômicas, sociais, educacionais e conjunturais, que sugerem uma nova configuração assentada na crise dos paradigmas é, cada vez mais urgente, a busca pela reflexão e pela materialização de conhecimentos, pedagogias, conceitos, categorias e interpretações, particularmente no âmbito da educação básica e profissional.
Considerando que a apropriação destes conhecimentos possibilita aos professores o desenvolvimento de ações técnico-científico em todas as atividades cotidianas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Câmpus Chapecó, por meio da oferta do Curso de Especialização em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Tecnológica busca atender às necessidades locais e regionais, sendo que as relações estabelecidas durante o processo de educação básica e tecnológica está intimamente ligado ao sujeito de direitos e deveres que queremos formar.
Justifica-se tendo em vista que o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Santa Catarina (2015 - 2019) apresenta, entre suas finalidades, características e objetivos, de acordo com a Lei nº 11.892/2008:
VI – ministrar em nível de educação superior:
d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento;
e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vista ao processo de geração e inovação tecnológica.
Além disso, consta na p. 31, capítulo 2 do mencionado documento, um destaque importante no conceito de formação de formadores:
[...] a formação de professores para a EPT. Pouca oferta nessa área acontece no país, na maioria dos casos são programas especiais,
transitórios ou sazonais de formação docente. O IFSC deve propor um programa permanente de formação de professores para a EPT,
seja em cursos de licenciatura ou pós-graduação, tanto para seus próprios servidores, quanto para a comunidade externa. (PDI, 2015,
p. 31).
Assim, fica evidente que a oferta do Curso de Pós-Graduação em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional se coaduna com os objetivos da
instituição, já que além de cumprir com as metas enunciadas em seu PDI, contribui também para instalação das condições de oferta de um futuro curso de pós-graduação stricto sensu na área de Ensino, cujo projeto já se encontra em fase de elaboração com a participação de docentes de diversas áreas que atuam nos Campus do IFSC na região oeste de Santa Catarina.
Nesta direção, a oferta do Curso de Pós-Graduação em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional deixa explícito, o compromisso da instituição com a oferta de cursos de diversos níveis de ensino – da educação básica à superior -, com destaque à formação de professores, valorizando todos os sujeitos envolvidos no processo educacional.
Em relação ao Plano de Oferta de Cursos e vagas (POCV) do Campus Chapecó a oferta deste curso de Pós-Graduação encontra amparo, já que está sendo elaborado por comissão específica designada para tal ato.
É nesse sentido que o IFSC – Campus Chapecó propõe o presente Curso de PósGraduação em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional, considerando o potencial posto em formação, seja de licenciados como de bacharéis e tecnólogos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Objetivos do curso

Objetivo Geral
* Oportunizar aprimoramento profissional aos professores e demais interessados nas teorias e metodologias da educação básica e profissional.

Objetivos Específicos
a) Promover a reflexão teórica, política e educacional dos pós-graduandos sobre a educação brasileira em geral, e sobre a educação básica e tecnológica especificamente, na perspectiva de criar condições para a melhoria de suas práticas pedagógicas;
b) Contribuir para o aperfeiçoamento no exercício das atividades do magistério e de pesquisa nas instituições de ensino em que atuam;
c) Ampliar o universo de compreensão da problemática social e seus reflexos no desenvolvimento humano;
d) Sinalizar alternativas didático-metodológicas que possam contribuir para tornar a prática pedagógica mais consistente, atribuindo maior sentido ao ensinar e aprender.
Sala F65, câmpus Chapecó, quando ocorrerem aulas presenciais. Contudo, por conta da pandemia de Covid-19, poderão acontecer atividades não presenciais (ANPs) que exigirão dos alunos o acesso à internet. Baixar Arquivo
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