Projeto Político Pedagógico

Ao concluir o curso, o egresso do curso de Formação Continuada em Empreendedorismo e gestão de pequenos negócios deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:

  • Entender e promover a atitude empreendedora nos negócios e na vida.

  • Ser capaz de identificar aspectos de agregação de valor e renda em pequenos empreendimentos e na própria atividade laboral que exerce (ou venha a exercer);

  • Compreender aspectos fundamentais relacionados ao planejamento, implantação e gestão de pequenos empreendimentos.

O egresso poderá atuar de forma autônoma na busca pela implementação ou consolidação de um empreendimento próprio; e/ou, ainda, exercer o empreendedorismo dentro de empresas já estabelecidas no mercado (intraempreendedorismo), desenvolvendo e demonstrando diferenciais competitivos que agreguem crescimento e desenvolvimento profissional e organizacional.

Ao concluir o curso, o egresso do curso de Formação Continuada em Empreendedorismo e gestão de pequenos negócios deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:

  • Entender e promover a atitude empreendedora nos negócios e na vida.

  • Ser capaz de identificar aspectos de agregação de valor e renda em pequenos empreendimentos e na própria atividade laboral que exerce (ou venha a exercer);

  • Compreender aspectos fundamentais relacionados ao planejamento, implantação e gestão de pequenos empreendimentos.

O curso contará com recursos didáticos digitais integrados ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) pertinentes às ementas das unidades curriculares, visando a interdisciplinariedade. Além disso, no AVEA, poderão ser propostas e orientadas atividades de aprendizagem distribuídas em atividades síncronas e assíncronas como fóruns, chats, tarefas, textos coletivos, wikis, questionários, leituras complementares, vídeos e outras, mediadas pela equipe docente.

O curso ocorrerá na modalidade a distância (online, EAD). Não obstante à modalidade ofertada, serão realizados dois encontros presenciais – um encontro ao início do curso e outro ao final do curso - que acontecerão no polo presencial/câmpus responsável pela oferta do curso.

O encontro inicial, obrigatório para garantir a efetivação da matrícula, tem objetivo de proporcionar uma introdução à educação a distância, promovendo uma ambientação do aluno com o ambiente virtual de aprendizagem, e suas diversas funcionalidades, bem como despertar o interesse/motivar a utilização adequada das ferramentas educacionais disponibilizadas ao longo do curso. O segundo encontro obrigatório (realizado na etapa final do curso) servirá para a realização de avaliação(ões) finais.

 

"Ver Projeto Pedagógico do Curso".

 Durante o desenvolvimento do curso a avaliação ocorrerá de forma contínua e processual. O docente deverá acompanhar e verificar, por meio da participação dos estudantes, o desempenho, as competências e habilidades adquiridas; seus avanços e/ou dificuldades. A avaliação dos estudantes será realizada como parte integrante do processo educativo e acontecerá ao longo do curso de modo a permitir reflexão-ação-reflexão da aprendizagem e a apropriação do conhecimento, resgatando suas dimensões diagnóstica, formativa, processual e somativa.

Como instrumentos de avaliação poderão ser utilizados – a critério do(s) docente(s)/equipe responsáveis(el) pelo curso – fóruns de discussão; chats online; prova(s) online; exercícios/tarefas individuais e/ou em grupo; trabalhos individuais e/ou em grupos, relatórios, pesquisas, trabalho final, prova final presencial, etc. Os instrumentos de avaliação serão diversificados e estarão contidos no plano de ensino de cada unidade curricular, estimulando o estudante à: pesquisa, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e cidadania.

Desta forma, a avaliação dos aspectos qualitativos compreende o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de ensino e aprendizagem, visando à construção dos conhecimentos.

Conforme o RDP, a avaliação será registrada por valores de inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O resultado mínimo para aprovação nas unidades curriculares será 6 (seis). A avaliação será realizada, em cada componente curricular, considerando os objetivos/competências propostos no plano de ensino.

 

O segundo encontro (realizado na etapa final do curso) servirá para a realização de avaliação(ões) finais do curso.

Durante o desenvolvimento do curso a avaliação ocorrerá de forma contínua e processual. O docente deverá acompanhar e verificar, por meio da participação dos estudantes, o desempenho, as competências e habilidades adquiridas; seus avanços e/ou dificuldades. A avaliação dos estudantes será realizada como parte integrante do processo educativo e acontecerá ao longo do curso de modo a permitir reflexão-ação-reflexão da aprendizagem e a apropriação do conhecimento, resgatando suas dimensões diagnóstica, formativa, processual e somativa.

Como instrumentos de avaliação poderão ser utilizados – a critério do(s) docente(s)/equipe responsáveis(el) pelo curso – fóruns de discussão; chats online; prova(s) online; exercícios/tarefas individuais e/ou em grupo; trabalhos individuais e/ou em grupos, relatórios, pesquisas, trabalho final, prova final presencial, etc. Os instrumentos de avaliação serão diversificados e estarão contidos no plano de ensino de cada unidade curricular, estimulando o estudante à: pesquisa, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e cidadania.

Desta forma, a avaliação dos aspectos qualitativos compreende o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de ensino e aprendizagem, visando à construção dos conhecimentos.

Conforme o RDP, a avaliação será registrada por valores de inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O resultado mínimo para aprovação nas unidades curriculares será 6 (seis). A avaliação será realizada, em cada componente curricular, considerando os objetivos/competências propostos no plano de ensino.

O segundo encontro (realizado na etapa final do curso) servirá para a realização de avaliação(ões) finais do curso.

 

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