Projeto Político Pedagógico

Ver Projeto Pedagógico do Curso.

Os egressos dos cursos integrantes do Programa E-Tec Idiomas Sem Fronteiras, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), poderão atuar em diferentes áreas da produção de conhecimento em universidades, instituições educacionais e tecnológicas. Os egressos poderão ainda acessar programas de intercâmbio do Governo Federal, tal
qual o Ciências sem Fronteiras, dando continuidade à sua formação, sendo capazes de interagir com conhecimentos publicados em diferentes línguas.

Espera-se que, ao concluir o curso de nível introdutório, os cursistas sejam capazes de ler, escrever textos e comunicar-se em âmbito pessoal e profissional, em nível introdutório, podendo dar continuidade aos estudos da língua inglesa em nível básico A2 conforme Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

A metodologia dos cursos do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras foi definida
de acordo com as seguintes diretivas:
a) o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR);
b) a utilização de temas transversais;
c) o uso da abordagem comunicativa;

d) a criação de uma história vinculada aos conteúdos das aulas;
e) a aplicação do conceito de transmídia;
f) a flexibilidade e a interatividade dos materiais;
g) a autonomia do estudante de educação a distância.

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas estabelece uma hierarquia para categorizar o conhecimento dos aprendizes nas diversas etapas da aprendizagem de língua estrangeira/segunda língua. Neste sentido, ele descreve o que os estudantes de uma língua precisam ser capazes de compreender ou expressar, em cada nível, com eficácia.

A utilização de temas transversais parte da premissa de que o desenvolvimento de uma proficiência comunicativa não se restringe ao âmbito estrito da linguística, mas envolve outras dimensões, como as sócio histórico-culturais e geográfico ambiental.

A abordagem comunicativa no ensino de línguas, mediada por computador, foca no uso da língua, na interação entre os falantes, na sua intenção e nas funções linguísticas, levando o estudante a desenvolver as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever de forma mais autêntica, de modo que a gramática é apresentada indutivamente.

A história (produzida pelo processo de animação) tem o propósito de despertar a atenção e a curiosidade e promover a motivação, buscando a identificação do estudante com a narrativa e, por consequência, a fidelização com o conteúdo comunicativo do curso. Cada episódio da história é apresentado gradativamente, acompanhando aula a aula.

A utilização da narrativa transmídia explora o que cada mídia tem para contribuir de acordo com suas características, criando assim uma experiência única e coordenada. O termo "flexibilidade" diz respeito à possibilidade de o professor formador adequar tanto os conteúdos às atividades quanto as avaliações à realidade dos estudantes. A interatividade dos materiais refere-se à interação feita entre os estudantes e os materiais elaborados para o curso, seja através da linguagem dialógica utilizada nos textos ou dos recursos hipermídia utilizados, que vinculam objetos textuais aos áudios e imagens, bem como às diferentes mídias.

Destaca-se, ainda, o conceito de “interação”, entendido como a ação recíproca entre duas ou mais pessoas, sejam os estudantes entre si, os estudantes e os formadores ou os estudantes e os tutores.

Essa interação deve ser planejada adequadamente através do uso das ferramentas e com o auxílio dos professores formadores e tutores, buscando o equilíbrio entre a estrutura de conteúdo proposta, e as ações de caráter sócio afetivo, a fim de promover diálogo, empatia e motivação entre os estudantes.

Melissa Bettoni – Campus Chapecó
celular (49)-99230937
telefone comercial: (49) 3313-1246
e-mail: mebettoni@gmail.com

Contatos:
mebettoni@ifsc.edu.br e liane@ifsc.edu.br (49) 3313-1246

As avaliações dos estudantes participantes dos cursos do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteira deverão ser formuladas pelos professores formadores, com base nas situações comunicativas, que direcionaram o desenvolvimento dos conteúdos e as atividades, observando, ainda, as competências traçadas para cada nível de
aprendizagem. O material também apresenta atividades autocorrigíveis com o propósito de autoavaliação dos estudantes.

As atividades que acompanham as aulas são realizadas sem auxílio de tutoria, permitindo que o estudante avalie como está o seu aprendizado. Caso o estudante sinta dificuldade ou não consiga realizar alguma atividade, ele deve entrar em contato com o tutor de modo que este providencie o auxílio necessário para que consiga avançar nos estudos.

Esse sistema de avaliações acontecerá durante todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem e deverá contemplar as quatro habilidades: recepção e produção oral e escrita valorizando o desenvolvimento do aluno. A avaliação serápautada pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que
permitem recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno.

O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do curso, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências e utilizando-se a seguinte nomenclatura:
A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências;
NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências.

Para ingressar nos níveis seguintes mais avançados, o estudante deverá estar apto nas competências previstas nesse nível inicial, após as respectivas avaliações presenciais.

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