Projeto Político Pedagógico

Ver as competências gerais do egresso.

O egresso do curso FIC em Inglês estará apto a comunicar-se, no âmbito pessoal ou
profissional, com falantes nativos ou não nativos da língua alvo, em nível básico e
intermediário, e a aprender continuamente ao longo da vida.

1. Iniciar, manter e concluir interações discursivas diversificadas, que permitam ao aluno
se comunicar com eficácia e eficiência em inglês, nos diferentes eventos sociais que
constituem seu campo de atuação pessoal e/ou profissional;
2. Ser capaz de compreender, interpretar e discutir textos em língua inglesa;
3. Ter domínio das estruturas gramaticais da língua alvo em diferentes níveis de
proficiência;
4. Compreender e produzir textos escritos e orais na língua inglesa.

A metodologia do curso FIC em Inglês inclui aulas expositivo-dialogadas conduzidas
presencialmente. Também estão previstas aulas práticas em ambientes simulados, os
mais próximos da realidade possível, nos quais os aprendizes desenvolvem diferentes
práticas sociais de cunho pessoal ou profissional; e atividades pedagógicas de
compreensão e produção de diferentes gêneros textuais orais e escritos usados em
diferentes contextos sociais.
As atividades pedagógicas terão o suporte presencial do professor e extraclasse por meio
de ferramentas digitais de interação como o chat, skype, whatsApp, MSN, email etc. Estão
previstas atividades individuais e em grupo de pesquisa sobre situações cotidianas e da
cultura da língua estrangeira. Além disso, estão previstas palestras com moradores da
região provenientes de outros países, como forma de propiciar a interação com falantes
nativos de outras culturas. As aulas buscam promover situações reais de comunicação,
nas quais o aprendiz faz uso de seu conhecimento prévio do idioma, incorporando
gradativamente a ele novos conhecimentos.
Ademais, as conquistas e realizações do aprendiz, tanto no plano individual quanto no
coletivo, serão enfatizadas, valorizando sua autoestima e o ambiente de aprendizagem.
Enfim, a metodologia busca promover uma ação pedagógica de valorização do ser
humano, da natureza e da sociedade, visando ao desenvolvimento do aprendiz e à
profissionalização calcada na ética, na sustentabilidade e no respeito ao outro.

Marimar da Silva

marimar.silva@ifsc.edu.br
(48) 3877-8423
(48) 9924-8285

O curso propõe uma avaliação formativo-interativa contínua do processo de
ensino/aprendizado. Tal concepção de avaliação envolve o professor e o aluno a partir de
critérios não apenas normativos, mas principalmente pessoais. Tais critérios envolverão,
da parte do professor, uma reflexão sobre si como mediador na construção de
conhecimento e sobre o aprendiz como agente de sua aprendizagem. Já da parte do
aprendiz, os critérios demandarão uma autoavaliação descritiva e/ou por pares e uma
avaliação do professor e demais agentes que a prática pedagógica indicar. (IFSC/RDP,
2014, p.7)
A avaliação formativo-interativa contínua terá a observação como principal instrumento,
envolvendo diretamente o aprendiz em interações sociais desenvolvidas por meio de
tarefas pedagógicas orais e escritas, presenciais e a distância, propostas para o processo
de ensino/aprendizado. Nesse sentido, o papel do professor será o de aconselhar,
coordenar, dirigir, liderar, encorajar, animar, estimular, partilhar, aceitar, escutar, respeitar e
compreender o aprendiz, além de colocar-se no lugar deste para que a língua alvo não se
apresente estranha, mas como a língua de outras pessoas, que vai aprendendo a apreciar
e a construir sentido a partir dela (BRASIL/PCN-LE, 1998, p.83).
Por tratar-se de um curso voltado para o desenvolvimento da competência comunicativa
em língua estrangeira e da autonomia do aprendiz, a avaliação também levará em conta o
comprometimento do aprendiz com as tarefas solicitadas em classe ou em outros
ambientes de aprendizado, o seu desenvolvimento pessoal e as suas características
culturais e pessoais de aprendizagem. Nesse sentido, os seguintes itens serão
observados ao longo do curso: origem sociocultural, assiduidade, participação,
cooperação, autonomia, pontualidade, respeito e cumprimento das tarefas pedagógicas.
Serão aplicadas avaliações escritas e orais presenciais e extraclasse, por meio de
recursos interativos digitais ou não de comunicação, visando a diagnosticar o nível atual
do aprendizado do aluno na língua alvo e a (re)planejar as atividades pedagógicas.
As atividades pedagógicas compreendem tarefas de compreensão e produção oral e
escrita em diferentes gêneros textuais na língua alvo, desenvolvidas presencialmente e
extraclasse, que darão ao aluno a autonomia e a competência comunicativa necessárias
para interagir com falantes nativos da língua alvo ou com aqueles que a usam como língua
internacional para a comunicação, em atividades profissionais e pessoais. As atividades
pedagógicas também englobam tarefas de cunho prático, em contexto real ou simulado,
em grupo ou individualmente, que possibilitarão o desenvolvimento de ações colaborativas
no âmbito profissional e pessoal.
A avaliação das tarefas apoiar-se-á nos seguintes critérios:
1. Quanto à compreensão escrita e oral, o aprendiz deverá ser capaz de demonstrar
compreensão geral de tipos de textos variados, apoiado em elementos icônicos
e/ou em palavras cognatas; selecionar informações específicas do texto;
demonstrar conhecimento da organização textual por meio do reconhecimento de
como a informação é apresentada no texto e dos conectores articuladores do
discurso e de sua função enquanto tais; demonstrar consciência de que a leitura
não é um processo linear que exige o entendimento de cada palavra; demonstrar
consciência crítica em relação aos objetivos do texto, em relação ao modo como
escritores e leitores estão posicionados no mundo social; demonstrar conhecimento
sistêmico necessário para o nível de conhecimento fixado para o texto; demonstrar
conhecimento dos padrões de natureza fonético-fonológica e de interação social.
2. Quanto à produção escrita e oral, o aprendiz deverá ser capaz de demonstrar
adequação na produção no que diz respeito, particularmente, a aspectos que
afetam o significado no nível da sintaxe, da morfologia, do léxico e da fonologia;
demonstrar conhecimento dos padrões interacionais e de tipos de textos orais e
escritos pertinentes a contextos específicos de uso da língua estrangeira;
demonstrar conhecimento de que escritores/falantes têm em mente leitores e
ouvintes posicionados de modo específico na sociedade; demonstrar adequação no
uso de traços entonacionais e conhecimentos ao nível fonológico no que tange à
produção oral; por fim, cabe salientar que na produção escrita do aprendiz, os
critérios devem concentrar-se no significado e na relevância do que é produzido em
termos de como ele se constitui como ser discursivo mais do que na correção
gramatical, que aumentará gradativamente ao longo da construção da sua
interlíngua. (SELINKER, 1972)
Para cada tipo de avaliação, está previsto a aplicação de notas de 0 (zero) a 10 (dez),
lembrando que a nota inferior a 6 (seis) implica reprovação, caso o aprendiz não consiga
mostrar que atingiu a nota mínima para aprovação nas atividades de recuperação de
estudos, atividades estas a que todos têm direito. Ao final de cada unidade curricular do
curso, o aprendiz será considerado aprovado ou reprovado para seguir à unidade
curricular subsequente. Também implica reprovação, a presença inferior a 75% das aulas
presenciais. Caso o aprendiz necessite de auxílio e acompanhamento durante o curso,
haverá horário de atendimento semanal previamente agendado com o professor, que
poderá acontecer presencialmente ou por meio de recursos interativos digitais.

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