Projeto Político Pedagógico

Este   curso   tem   por   objetivo   qualificar   profissionais   para   atuarem   na   automação de processos industriais, fazendo a instalação de controladores programáveis, bem como a sua programação básica (processos discretos). É muito comum, na indústria, que o profissional eletricista ou  mecânico  execute  atividades   de   instalações   e   montagens   de   equipamentos, apenas. Nesse sentido, este curso pretende continuar a qualificação destes profissionais para que desenvolvam conhecimentos de como automatizar uma máquina ou processo, via inserção e programação de controladores lógicos programáveis.

O   Curso   de   Formação   Inicial   e   Continuada   em   Controladores   Lógicos   Programáveis - Básico visa desenvolver competências e habilidades em profissionais que atuam no campo da automação para indústria, estabelecimentos comerciais e até mesmo residências. Assim, o aluno ao final deste curso, deverá estar apto a fazer instalação de CLPs, conectar entradas e saídas, efetuar programas básicos e mantê-los, voltados aos processos discretos diversos.

a) Instalar CLPs;
b) Desenvolver programação básica de CLPs:
c) Desenvolver testes e simulações dos programas básicos;
d) Encontrar erros e efetuar correções em programas básicos;
e) Selecionar transdutores, sensores e equipamentos diversos, necessários para a operação
do processo discreto a ser automatizado;

A elaboração do currículo por competências implica em ações pedagógicas que possibilitem ao aluno de forma solidária a construção do conhecimento. Nesse processo, a construção de novos saberes se dá em espaços em que alunos e professores são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica se dá mediante atividades que privilegiam a relação:   aluno-professor   e   aluno-aluno.   O   fazer   pedagógico   se   dá   através   de   atividades pedagógicas que privilegiam a experiência vivenciada no ato de aprender.
A partir desse princípio serão desenvolvidas aulas práticas usando simulação, dialogadas e expositivas com a utilização de equipamento multimídia e equipamentos de laboratório.

Nome do responsável pelo projeto: Alisson Luiz Agusti.

Contatos: alisson.agusti@ifsc.edu.b

 

Responsável pela oferta no câmpus Jaraguá do Sul - Rau: Luiz Fernando Henning

Contatos: luizh@ifsc.edu.br

A avaliação  do  curso primará pelo  caráter  diagnóstico  e  formativo,  consistindo  em um conjunto   de   ações   que   permitem   recolher   dados,   visando   à   análise   da   constituição   das competências por parte do aluno. As avaliações serão feitas por meio de questionários e acompanhamento das atividades desenvolvidas em laboratório.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv2.appdocker5-inst228/03/2024 21:23