Projeto Político Pedagógico

O egresso do curso Fundamentos de Metrologia possuirá os seus conhecimentos reforçados na matemática instrumental e estará apto a realizar medições de dimensões lineares, utilizando os instrumentos paquímetro e micrômetro comumente encontrados na indústria, bem como será capaz de organizar os dados e fornecer os resultados das medições de acordo com normas técnicas.

Setor metalmecânico e também áreas afins presentes na indústria regional.

Realizar cálculos de potenciação e operações com números fracionários, bem como conhecer os principais conceitos do Sistema Internacional de Unidades (SI) e aplicar as regras convencionais para arredondamento de algarismos significativos.

Efetuar   medições   lineares   confiáveis   com   instrumentos   convencionais   de   medição   direta (paquímetro e micrômetro), visando a manutenção da qualidade no controle dimensional de peças.

A metodologia utilizada na construção das competências será orientada com base nas competências a serem desenvolvidas no transcorrer do curso. As atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas em sala de aula buscarão mobilizar conhecimentos prévios dos alunos, considerando que muitos deles provavelmente já são trabalhadores do setor metalmecânico, bem como motivá-los quanto à aquisição e importância de novos conhecimentos em metrologia para suas atividades na indústria.

Prof. Jean Senise Pimenta, Dr. Eng.

jean.pimenta@ifsc.edu.br

A avaliação será processual e diagnóstica, acompanhando o desenvolvimento do aluno na constituição   das   competências   e   habilidades   requeridas   para   o   exercício profissional com cidadania, numa constante prática de ação-reflexão-ação de todos os elementos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Tal avaliação das competências será feita pelos professores responsáveis pelo curso.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker1-srv1.appdocker1-inst128/03/2024 04:19