Projeto Político Pedagógico

Ao concluir o curso, o profissional apresenta o seguinte perfil:
- Executa operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de
documentos e controle de estoques.
- Aplica conceitos e modelos de gestão em funções administrativas.
- Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e de materiais.

O egresso poderá atuar em organizações públicas e privadas nas áreas administrativas de:
● Finanças: contas a pagar, contas a receber, caixa, bancos e custos;
● Pessoal: recrutamento, seleção, folha de pagamento e benefícios;
● Marketing: apoio no planejamento da comunicação, atendimento ao cliente e vendas;
● Compras: negociação, estoques, almoxarifado e movimentação de materiais;
● Produção e logística: apoio ao planejamento de produção, qualidade e sustentabilidade;
● Assessoria e suporte técnico aos processos decisórios, por meio da elaboração de relatórios.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações 3513 (351305-Técnico em Administração), os
técnicos em administração
(…) controlam rotina administrativa. Realizam atividades em recursos humanos e
intermediam mão de obra para colocação e recolação. Atuam na área de compras
e assessoram a área de vendas. Intercambiam mercadorias e serviços e executam
atividades nas áreas fiscal e financeira.
O curso também tem enfoque na formação empreendedora. O aluno formado poderá utilizar os
conhecimentos e habilidades adquiridas para abrir o seu próprio negócio.

a) Aplicar os conhecimentos científico-tecnológicos, para explicar o funcionamento do mundo e dos
processos históricos, sociais e econômicos, planejando, executando e avaliando ações de intervenção na
realidade;
b) Analisar as relações de sociedade-trabalho a partir dos diversos modos de produzir e organizar da
experiência humana no tempo;
c) Conhecer as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e do trabalho,
incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
d) Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo
estratégias de solução e integrando os conhecimentos das várias ciências e outros campos do saber;
e) Dominar os sistemas linguísticos relacionando gêneros textuais às condições discursivas da área de
Administração;
f) Perceber a atividade empreendedora como potencial para o desenvolvimento regional e como alternativa
profissional da área;
g) Adotar uma postura profissional baseada no trabalho coletivo, no respeito à diversidade, na ética, na
economia de recursos e na minimização dos impactos socioambientais;
h) Executar, controlar e avaliar os procedimentos administrativos das áreas de pessoal, financeira, de
marketing, finanças, de logística e de qualidade, de acordo com os princípios de administração de
organizações;
i) Utilizar softwares de automação de escritórios (processador de texto, planilha de cálculo e software de
apresentação) para a execução de rotinas administrativas;
j) Planejar a criação de novos empreendimentos, com visão empreendedora, ética e responsabilidade
socioambiental, contribuindo para o desenvolvimento regional;
k) Analisar o ambiente organizacional, com visão sistêmica do empreendimento;
l) Revelar atitude criativa e empreendedora frente aos processos de gestão, seja no desenvolvimento de
negócio próprio ou na atuação em organizações já existentes visando a inovação e/ou melhoria de suas
operações e resultados;
m) Empregar conceitos de matemática básica, efetuar operações de matemática financeira, utilizar
tecnologias da informação e aplicar métodos estatísticos básicos, visando dar suporte na execução de
rotinas operacionais, bem como auxiliar na tomada de decisões gerenciais.

O curso será desenvolvido a distância, com encontros presenciais semanais para estudo em grupo
com tutor, avaliações presenciais, práticas em laboratório e participação em webconferências e encontros
presenciais com os docentes. As atividades acontecerão no turno oposto àquele dedicado ao ensino médio.
As atividades presenciais se distribuirão nas seguintes categorias e seguirão o cronograma geral do
curso:
• Webconferência: atividade síncrona com o docente da Unidade Curricular, com duração de cerca
de 30 minutos. Objetiva motivar aos estudos da UC e propor problemas de pesquisa e intervenção
da área de atuação do Técnico em Administração.
• Encontro presencial: atividade com deslocamento dos docentes, coordenador de curso,
coordenadores adjuntos de polo e/ou equipe pedagógica até polo. No encontro presencial, são
realizadas atividades integradoras e avaliativas de orientação e apresentação de práticas realizadas
pelos estudantes.
• Atividades de Integração: atividade sistematizadora de análises realizadas em duas ou mais
unidades curriculares, articulada ao Seminário de Integração ou Projetos Integradores, organizadas
com a colaboração dos coordenadores de curso e de polo e pelos docentes das unidades
curriculares, com apoio da equipe de tutoria.
• Estudos com tutor: encontro em que os tutores propõem estratégias de estudo em grupo e
atividades de integração, articulando conteúdos apresentados nos livros didáticos com o exercício
da profissão do Técnico em Administração.
• Práticas em laboratório: atividades realizadas em grupo no laboratório de informática, envolvendo
pesquisa e resolução de problemas ou instrumentalização para o estudo autônomo e a prática
profissional.
Os livros didáticos utilizados no curso serão apresentados em Ambientes Virtuais de Ensino-
Aprendizagem no sistema Moodle administrado pelo Instituto Federal de Santa Catarina. A Coordenadoria
de Materiais Didáticos do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância é encarregada de
preparar a estrutura básica dos ambientes virtuais, possibilitando a docentes e equipe de tutoria a distância
o desenvolvimento de recursos e atividades, de acordo com planos de ensino e roteiros de estudo
propostos pelos docentes. O conteúdo dos livros didáticos será selecionado e organizado em tópicos, de
acordo com o projeto de cada componente curricular.

Maria Luisa Hillenshein de Souza – dep.formacao.cerfead@ifsc.edu.br - Fone: (48) 3131-8814

A avaliação da aprendizagem considerará o desenvolvimento das competências previstas para a
formação do perfil do egresso, aferidas pelo desempenho do estudante em atividades dos seguintes tipos:
1 Atividades avaliativas a distância
São atividades avaliativas com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação,
mediadas por docentes e tutores no ambiente virtual de ensino-aprendizagem. Nas atividades de avaliação
a distância, a equipe docente e de tutores a distância priorizará a avaliação processual e diagnóstica,
oportunizando revisão de conceitos, procedimentos e atitudes, com base nas orientações e retornos
proporcionados, em resposta às produções dos estudantes.
A média das atividades avaliativas a distância tem peso 4 na média semestral em cada unidade
curricular.
2 Atividades avaliativas presenciais
Para a avaliação e aferição da aprendizagem, serão aplicados exames escritos e realizadas
apresentações de trabalhos interdisciplinares. Ambos os instrumentos serão descritos a seguir:
2.1 Exame escrito
Exames escritos com questões objetivas e dissertativas, elaborados de acordo com a natureza dos
conteúdos e habilidades a serem aferidos em cada unidade curricular. Serão realizados uma vez a cada
unidade curricular, exceto nos componentes Seminário de Integração e Projeto Integrador I e II. Nas
unidades curriculares citadas, a apresentação de trabalho terá peso 6. Nas demais unidades curriculares, o
exame escrito tem peso 4 no desempenho semestral.
Os estudantes que, por motivos de saúde ou escolares, se ausentarem em exames presenciais na
forma de exame escrito, terão oportunidade de solicitar avaliação de segunda chamada, a ser realizada em
data prevista em calendário, divulgada a cada início de semestre.
Os estudantes que não alcançarem a média semestral na unidade curricular terão oportunidade de
realizar exame presencial de recuperação de estudos, prevalecendo a maior nota, na relação dos exames
presenciais realizados em primeira ou segunda chamada.
2.2 Apresentação de trabalho
As práticas interdisciplinares e atividades de integração ao mundo do trabalho são orientadas nas
Unidades Curriculares Seminário de Integração ao Ensino Técnico, Projeto Integrador I e Projeto Integrador
II, bem como nas demais unidades curriculares do semestre participantes.
Para as unidades curriculares que adotarem a apresentação de trabalho referente à prática
interdisciplinar como instrumento de avaliação, o desempenho na atividade representa peso 2 no
desempenho semestral do estudante. Para as Unidades Curriculares que não utilizam este instrumento, o
exame presencial terá peso 6 no desempenho semestral.
De acordo com a RDP, a nota para aprovação em cada Unidades Curricular é 6,0 (seis). A avaliação
será realizada, em cada componente curricular, considerando os objetivos ou competências propostos no
plano de ensino.

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