Projeto Político Pedagógico

1. Iniciar, manter e concluir interações discursivas diversificadas, que permitam o aluno se comunicar com eficácia e eficiência em espanhol, nos diferentes eventos sociais que constituem seu campo de atuação pessoal e/ou profissional;
2. Ser capaz de compreender, interpretar e discutir textos em língua espanhola;
3. Ter domínio das estruturas gramaticais da língua alvo em diferentes níveis de proficiência;
4. Compreender e produzir textos escritos e orais na língua espanhola.
O egresso do curso poderá atuar em práticas sociais de âmbito pessoal ou profissional, com nativos ou não, da língua espanhola.
1. Iniciar, manter e concluir interações discursivas diversificadas, que permitam o aluno se comunicar com eficácia e eficiência em espanhol, nos diferentes
eventos sociais que constituem seu campo de atuação pessoal e/ou profissional;
2. Ser capaz de compreender, interpretar e discutir textos em língua espanhola;
3. Ter domínio das estruturas gramaticais da língua alvo em diferentes níveis de proficiência;

4. Compreender e produzir textos escritos e orais na língua espanhola

A metodologia do curso FIC em Espanhol inclui aulas expositivo-dialogadas conduzidas presencialmente. Também estão previstas aulas práticas em ambientes simulados, os mais próximos da realidade possível, nos quais os discentes desenvolvem diferentes práticas sociais de cunho pessoal ou profissional; e atividades pedagógicas de compreensão e produção de
didiferentes gêneros textuais orais e escritos usados em diferentes contextos sociais, presencialmente e na sala de aula.
As atividades pedagógicas, terão o suporte presencial do professor e extraclasse por meio de ferramentas digitais de interação como o chat, skype, whatsApp, MSN, etc.
Também estão previstas atividades individuais e em grupo de pesquisa sobre situações cotidianas e da cultura dos países hispano falantes. Além disso, estão previstas palestras com moradores da região provenientes de outros países ou brasileiros com vivência em países hispano falantes, como forma de propiciar a interação com falantes do idioma. As aulas buscam promover situações reais de comunicação, nas quais o aluno faz uso de seu conhecimento prévio do
idioma, incorporando gradativamente a ele novos conhecimentos.
Ademais, as conquistas e realizações do aluno, tanto no plano individual quanto no coletivo, serão enfatizadas, valorizando sua autoestima e o ambiente de aprendizagem. Enfim, a metodologia busca promover uma ação pedagógica de valorização do ser humano, da natureza e da sociedade, visando ao desenvolvimento do aluno e à profissionalização calcada na ética,
na sustentabilidade e no respeito ao outro.
Daniela de Carvalho Carrelas
12 Contatos: Email: carvalho@ifsc.edu.br - Telefone: (48) 99825040
O curso propõe uma avaliação formativo-interativa contínua do processo de ensino/aprendizado. Tal concepção de avaliação envolve o professor e o aluno a partir de critérios não apenas normativos mas principalmente pessoais. Tais critérios envolverão, da parte do professor, uma reflexão sobre si como mediador na construção de conhecimento e sobre o discente como agente de sua aprendizagem. Já da parte do aluno, os critérios demandarão uma autoavaliação descritiva e/ou por pares e uma avaliação do professor e demais agentes que a prática pedagógica indicar. (IFSC/RDP, 2014, p.7) A avaliação formativo-interativa contínua terá a observação como principal
instrumento, envolvendo diretamente o aluno em interações sociais desenvolvidas por meio de tarefas pedagógicas orais e escritas, presenciais e a distância, propostas para o processo de ensino/aprendizado. Nesse sentido, o papel do professor será o de aconselhar, coordenar, dirigir, liderar, encorajar, animar, estimular, partilhar, aceitar, escutar, respeitar e compreender o discente, a de colocar-se no lugar deste para que a língua alvo não se apresente estranha, mas como a língua de outras pessoas, que vai aprendendo a apreciar e a construir sentido a partir dela (BRASIL/PCN-LE, 1998, p.83). Por tratar-se de um curso voltado para o desenvolvimento da competência comunicativa em língua estrangeira e da autonomia do aluno, a avaliação
também levará em conta o comprometimento do discente com as tarefas solicitadas em classe ou em outros ambientes de aprendizado, o seu envolvimento pessoal e as suas características culculturais e pessoais de aprendizagem. Nesse sentido, os seguintes itens serão observados ao longo do curso: origem sociocultural, assiduidade, participação, cooperação, autonomia,
pontualidade, respeito e cumprimento das tarefas pedagógicas. Serão aplicadas avaliações escritas e orais presenciais e extraclasse, por meio de recursos interativos digitais ou não de comunicação, visando a diagnosticar o nivel atual do aprendizado do aluno na língua alvo e a (re)planejar as atividades pedagógicas.
As atividades pedagógicas compreendem tarefas de compreensão e produção oral e escrita em diferentes gêneros textuais na língua alvo, desenvolvidas presencialmente e extraclasse, que darão ao aluno a autonomia e a competência comunicativa necessárias para interagir com falantes nativos da língua alvo ou com aqueles que a usam como língua internacional para a
comunicação, em atividades profissionais e pessoais. As atividades pedagógicas também englobam tarefas de cunho prático, em contexto real ou simulado, em grupo ou individualmente, que possibilitarão o desenvolvimento de ações colaborativas no âmbito profissional e pessoal.
A avaliação das tarefas apoiar-se-á nos seguintes critérios:
1. Quanto à produção escrita e oral, o discente deverá ser capaz de demonstrar adequação na produção no que diz respeito, particularmente, nos aspectos que afetam o significado no nível da sintaxe, da morfologia, do léxico e da fonologia; demonstrar conhecimento dos padrões
interacionais e de tipos de textos orais e escritos pertinentes a contextos específicos de uso da língua estrangeira; demonstrar conhecimento de que escritores/falantes têm em mente leitores e ouvintes posicionados de modo específico na sociedade; demonstrar adequação no uso de traços
entonacionais e conhecimentos ao nível fonológico no que tange à produção oral; por fim, cabe salientar que na produção escrita do discente, os critérios devem concentrar-se no significado e na relevância em que é produzido em termos de como ele se constitui como ser
discursivo mais do que na correção gramatical, que aumentará gradativamente ao longo da construção da sua interlíngua. (SELINKER,
1972) Quanto à compreensão escrita e oral, o aluno deverá ser capaz de demonstrar compreensão geral de tipos de textos variados, apoiado em elementos icônicos e/ou em palavras cognatas; selecionar informações específicas do texto; demonstrar conhecimento da organização textual
por meio do reconhecimento de como a informação é apresentada no texto e dos conectores articuladores do discurso e de sua função enquanto tais; demonstrar consciência de que a leitura não é um processo linear que exige o entendimento de cada palavra; demonstrar consciência crítica em relação aos objetivos do texto, em relação ao modo como escritores e leitores estão posicionados no mundo social; demonstrar conhecimento sistêmico necessário para o nível de
conhecimento fixado para o texto; demonstrar conhecimento dos padrões de natureza fonético-fonológica e de interação social. Para cada tipo de avaliação, está previsto a aplicação de notas de 0 (zero) a 10 (dez), lembrando que a nota inferior a 6 (seis) implica reprovação, caso o aluno
não consiga mostrar que atingiu a nota mínima para aprovação nas atividades de recuperação de estudos, atividades estas a que todos têm direito. Ao final de cada unidade curricular do curso, o aluno será considerado aprovado ou reprovado para seguir à unidade curricular subsequente. Também implica na aprovação, a presença inferior a 75% das aulas presenciais. Caso o aluno
necessite de auxílio e acompanhamento durante o curso, haverá horário de atendimento semanal previamente agendado com o professor, que poderá acontecer presencialmente ou por meio de recursos interativos digitais.
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