Projeto Político Pedagógico

O Técnico em Administração é o profissional habilitado a:
● Executar operações administrativas de planejamento, pesquisas, análise e assessoria no que tange
à gestão de pessoal, de materiais e produção, de serviços, gestão financeira, orçamentária e
mercadológica.
● Utilizar sistemas de informação e aplicar conceitos e modelos de gestão em funções
administrativas, sejam operacionais, de coordenação, de chefia intermediária ou de direção
superior, sob orientação.
● Elaborar orçamentos, fluxos de caixa e demais demonstrativos financeiros.
● Elaborar e expedir relatórios e documentos diversos.
● Auxiliar na elaboração de pareceres e laudos para tomada de decisões.

O Técnico em Administração de um modo geral atua em atividades administrativas da organização
relacionadas aos processos de gestão. Sua atuação se dá no âmbito de empresas públicas e privadas,
prestadores de serviços de segmentos variados com destaque para:
● Indústrias e/ou Comércios em Geral;
● Prestadores de Serviços;
● Organizações do Terceiro Setor.
Dessa forma, as principais áreas de atuação do técnico em administração são:
● Controle da rotina administrativa;
● Atividades em recursos humanos;
● Intermediação da colocação e recolocação de mão de obra;
● Assessoramento de atividades de compra e venda;
● Intercâmbio de mercadorias e serviços;
● Execução de atividades nas áreas de produção, fiscal e financeira.

O técnico em Administração, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2020), possui as
seguinte competências:
● Conhecimentos e saberes relacionados à área administrativa, com atuação em conformidade com
as legislações e diretrizes de conduta, como também com as normas de saúde e segurança do
trabalho, pautada em ações empreendedoras e inovadoras, com foco na geração de novas
oportunidades de negócio e na geração de renda.
● Exercício da profissão pautado no comprometimento com necessidades, desejos e percepção da
realidade social de clientes, além de respeito à diversidade e à sustentabilidade.

A prática pedagógica do Curso Técnico em Administração orienta-se pelo Projeto Pedagógico
Institucional (PPI) e pelo Regulamento Didático Pedagógico do IFSC.
No processo de ensino-aprendizagem, interagem cinco elementos fundamentais: aluno, professor,
forma, conteúdo e a realidade técnico-científica e socioeconômica. O docente que atuará neste processo
deve, além de possuir os conhecimentos teórico-práticos adequados e estar capacitado pedagogicamente,
buscar constantemente a validade de novos conceitos e interpretações, viver em termos práticos como
reflexão crítica, conhecer e refletir sobre técnicas e procedimentos educacionais e entender e aceitar a
diversidade do corpo discente.
Buscando a construção do seu conhecimento, o educando, profissional em formação, precisa
conhecer a realidade a qual encontrará, avaliar os problemas apresentados, buscar e aplicar soluções 

prováveis e, sobretudo, refletir criticamente sobre os resultados. Além disso, em uma sociedade em
constante mudança, o profissional também deve agir proativamente na melhoria e otimização de processos
dentro de sua área de atuação, antecipando-se a possíveis problemas futuros. A prática de relacionar os
conceitos teóricos e práticos para além dos limites da sala de aula, incentivada desde o início do curso,
conscientiza os estudantes do importante papel profissional do Técnico em Administração sua contribuição
na sociedade.
As práticas pedagógicas e os métodos de ensino utilizados em cada unidade curricular estão
detalhadas no item 30 e também são estabelecidos nos planos de ensino, definidos pelo professor
responsável e aprovados pelo coletivo docente do curso no início de cada semestre. De uma forma geral,
podemos destacar como metodologias principais do curso:
● Aulas teóricas expositivas e dialogadas;
● Estudos dirigidos, estudos de caso e seminários;
● Discussão de artigos científicos;
● Trabalhos realizados em grupo e individuais;
● Participação em visitas técnicas, eventos e feiras da área;
● Elaboração de relatórios;
● Elaboração e desenvolvimento de projetos;
● Trabalhos de pesquisa.
Estas práticas pedagógicas podem ser atendidas em parte ou de forma total na promoção do
conhecimento e formação do profissional, além de promover a problematização e contextualização dos
temas do curso, assegurando a inter-relação do tripé ensino, pesquisa e extensão.
Neste contexto, também é importante promover ao máximo a interdisciplinaridade, visto que a
prática permite ao aluno, de modo mais amplo do que seria possível em uma unidade curricular individual, a
reflexão, discussão e compreensão dos conhecimentos, alcançando uma visão unitária e comum do saber.
Serão realizadas reuniões periódicas entre os professores do curso, para debater estratégias visando
estabelecer a melhor integração entre as diferentes unidades curriculares.
As atividades extraclasse, como as visitas técnicas, complementam e dinamizam o processo de
aprendizagem, além de proporcionar a integração recíproca entre várias unidades curriculares, levando ao
aluno a reflexão e integração dos diversos conhecimentos vistos na sala de aula.
O resultado deste processo é um egresso preparado para o mundo do trabalho, com
comportamento e entendimento de cidadão autônomo e competente, com capacidade de tomar iniciativa e
empreender projetos inovadores na área de administração. Ressalta-se também que o egresso do curso
recebeu sólida base científica caso busque uma formação de nível superior dentro da instituição
(verticalização), ou fora dela, facilitando sua jornada dentro da academia.

Tiago Henrique de Paula Alvarenga, tiago.alvarenga@ifsc.edu.br, (49) 3236-3113

Avaliação é um instrumento diagnóstico voltado ao crescimento estando a serviço de uma prática 

pedagógica para a transformação social, localizando necessidades e compreendendo superações, aspectos
atitudinais e culturais do educando. Sendo assim, neste curso, as avaliações acontecerão através de:
avaliação diagnóstica, processual, formativa, somativa, continuada, diversificada e prática. Serão
considerados critérios como: assiduidade, realização das tarefas, participação nas aulas, avaliação
individual, trabalhos em equipes, colaboração e cooperação com colegas e docentes.
Outro fundamento é a continuidade, sendo a avaliação realizada durante todos os momentos do
processo de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente.
Haverá recuperação paralela de conteúdos e instrumentos avaliativos. A recuperação de estudos deverá
compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam
promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. Ao final dos estudos de
recuperação o estudante será submetido à avaliação, cujo resultado será registrado pelo docente,
prevalecendo o maior valor entre o obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na
avaliação após a recuperação.
A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que
permitem recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do estudante,
previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são:
- obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e
atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de
decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a
progressão do aluno para o semestre seguinte;
- analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no
Projeto Pedagógico do Curso;
- estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os
avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios
servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor
tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões.
Conforme o Art. 102 do Regulamento Didático Pedagógico do IFSC (RESOLUÇÃO CONSUP Nº 20,
DE 25 DE JUNHO DE 2018), o resultado da avaliação será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10
(dez) e o resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis). Ao aluno que
comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para o
componente curricular será atribuído o valor 0 (zero).
Os alunos com pendências serão orientados quanto ao cumprimento do Regulamento Didático
Pedagógico do IFSC.
As avaliações deverão ser registradas no diário de classe, sendo analisadas conjuntamente com
os discentes e devolvidas a eles no prazo máximo de 15 (quinze) dias após sua aplicação.
Serão realizadas reuniões entre os docentes, coordenação e Núcleo Pedagógico durante o
desenvolvimento dos semestres, conforme previsto no Regulamento Didático Pedagógico do IFSC.

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