Projeto Político Pedagógico

Professores e técnicos ligados à educação básica, com diploma de graduação, que estejam preferencialmente atuando em unidades de ensino.
o curso de Especialização em Pesquisa e Prática Pedagógica tem como principal finalidade contribuir para a formação continuada de professores do ensino básico das redes de ensino do município de Gaspar e seu entorno, tendo como norteadores: (1) o trabalho
com a pesquisa aplicada à/na educação; (2) o atendimento às peculiaridades socioeducacionais da microrregião em que Gaspar se insere; (3) a promoção de uma educação humanística, científica e tecnológica e (4) o fomento à qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, Meta 7 do PNE.
Eixo norteador importante para orientar este curso de especialização é o trabalho com a pesquisa de natureza aplicada. Segundo Fleury e Werlang (2017), a pesquisa aplicada pode ser definida como um conjunto de atividades nas quais conhecimentos previamente adquiridos são utilizados para coletar, selecionar e processar fatos e dados, a fim de se obter e confirmar resultados, gerando, assim, impacto para determinado grupo de interesse. No campo da educação, é aquela que tem por objetivo gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos, em um dado contexto.
Em relação às tendências tecnológicas na área da educação, ressalta-se a importância dada à formação do professor pesquisador nos documentos norteadores de ensino em nível de país e de estado – Parâmetros Curriculares Nacionais e Proposta Curricular de Santa Catarina. Especificamente neste último documento (SANTA CATARINA, 1998), ao se falar sobre a formação continuada de professores, ressalta-se a importância de que o professor, nesse processo, tenha acesso às pesquisas aplicadas em encontros regulares, com acompanhamento e coordenação, que permitam o contato constante com o que está sendo discutido e feito.
A Proposta Curricular de Gaspar também realça, ao falar da educação infantil e do ensino fundamental, a importância de o professor assumir “o papel de pesquisador e mediador do processo de aprendizagem buscando leituras e metodologias diversas, envolvendo os componentes curriculares de maneira interdisciplinar” (GASPAR, 2012, p. 88).
Nesse contexto, pensando a pesquisa e a prática pedagógica, Santoro (2009) aponta a pertinência de se trabalhar com a pesquisa-ação, a qual toma como “[…] pesquisa eminentemente11 pedagógica, dentro da perspectiva de ser o exercício pedagógico, configurado como uma ação que cientificiza a prática educativa, a partir de princípios éticos que visualizam a contínua formação e emancipação de todos os sujeitos da prática” (SANTORO, 2009, p. s/p). É esse conceito de pesquisa-ação e de pesquisa como prática pedagógica que norteiam este Projeto Pedagógico de Curso e, a nosso ver, justificam sua oferta.

Objetivo Geral
Propiciar espaços para a construção de conhecimentos e habilidades aos professores da educação básica, com foco na utilização da pesquisa como prática pedagógica.


Objetivos Específicos
a) Promover o reconhecimento da pesquisa como parte da prática pedagógica nos diferentes níveis e modalidades de ensino;
b) Estimular a construção contínua da prática pedagógica a partir da reflexão sobre o trabalho e a experiência docente;
c) Propiciar a articulação de conhecimentos teóricos e práticos na formação do docente como agente transformador do contexto socioeducacional e cultural em que atua;
d) Oportunizar o desenvolvimento de pesquisas de natureza aplicada ao contexto educacional;
e) Compreender e exercitar a escrita científica como relato de práticas docentes e caminho para construção e difusão de conhecimentos pedagógicos
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