Projeto Político Pedagógico

Ao concluir a formação o egresso estará apto a atuar em programas e projetos da Educação de Jovens e Adultos integrada à educação profissional, bem como, desenvolver o trabalho pedagógico junto aos pares e ao público da EJA.

Curso destinado a docentes e demais profissionais da educação que atuarão na implementação das ofertas de EJA integrada à qualificação profissional. Esses profissionais podem atuar nas redes municipais, estadual e federal de educação que ofertem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

  • Atuar em programas e projetos da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional, bem como desenvolver o trabalho pedagógico junto aos pares e ao público da EJA.
  • Apropriar-se dos principais conceitos da EJA integrada à Educação Profissional (EJA/EPT) como campo de saber.
  • Implementar ações que reduzam a evasão e a retenção nas turmas de EJA/EPT.
  • Estar apto a implementar práticas metodológicas inovadoras e integradoras, que possibilitem uma aprendizagem significativa para o público da EJA/EPT.

O Curso será desenvolvido na modalidade a distância, por meio do ambiente virtual de ensinoaprendizagem Moodle, utilizando estratégias pedagógicas de modo a facilitar o processo formativo dos diferentes perfis de alunos. Serão explorados diversos objetos de aprendizagem, tais como: livros e vídeos didáticos, wikis, fóruns e bases de dados. Além desses recursos, as webconferências também poderão ser utilizadas para comunicação síncrona com os participantes, principalmente nos casos que exigem maior interação entre os envolvidos, como quando se faz necessário explicar detalhadamente um tema/atividade ou socializar resultados de atividades propostas. Esses encontros síncronos por webconferência serão gravados e, em seguida, disponibilizados no Moodle para novas consultas ou para o acesso àqueles cursistas que não conseguirem acompanhar a atividade em tempo real.

Além dessas estratégias, cada docente poderá trabalhar outras de acordo com as características de suas unidades curriculares, por exemplo: exercícios de retomada de conteúdo, fóruns de debate eletrônico, enquetes, podcast, entre outras. Todas as atividades propostas devem prever a interação para a resolução de dúvidas dos cursistas e as estratégias de avaliação e recuperação da aprendizagem. Com apoio da coordenação pedagógica do curso, os docentes deverão acompanhar a participação dos estudantes, utilizando os recursos disponibilizados pela Plataforma Moodle. Avanços e/ou dificuldades podem ser compartilhadas em Fóruns de Discussão, criados nos ambientes virtuais de cada uma das unidades curriculares.

Os materiais didáticos serão produzidos pelos professores das respectivas unidades curriculares em interação com a coordenação pedagógica do curso e com a equipe multidisciplinar, contratada para atuar nessa formação e constituída por Administrador de Moodle, Designer Gráfico e Designer Instrucional.

De modo a assegurar a articulação de conceitos e a integração da formação continuada com as ações desenvolvidas com os estudantes da oferta EJA-PROEJA, a unidade Seminário de pesquisa, socialização e intervenção será dividida em quatro etapas, ofertadas ao final de cada uma das demais unidades curriculares deste curso. O objetivo é promover a integração entre as unidades curriculares e a construção processual das ações pedagógicas em sala de aula com os alunos da EJA-EPT. Para tal, em cada uma das etapas, serão propostas atividades de relatos de experiências e planejamento coletivo integrado.

Chefe DEPE

Nilo Otani. E-mail: nilo.otani@ifsc.edu.br. Telefone: (48) 3131-8800.

Nome do(s) responsável(is) pelo PPC e contatos

Marisilvia dos Santos. E-mail: marisilvia.santos@ifsc.edu.br. Telefone: (48) 3877-9017.
Tiago Morais Nunes. E-mail: tiago.nunes@ifsc.edu.br. Telefone: (48) 3877-9018.
Marizete Bortolanza Spessatto. E-mail: marizete.spessatto@ifsc.edu.br. Telefone: 3131-8800.

A avaliação da aprendizagem terá como parâmetros os princípios do Projeto Político Institucional, o Regimento Didático-pedagógico (RDP) do IFSC e as competências do egresso estabelecidas para este curso. A avaliação ocorrerá de forma contínua e processual ao longo do desenvolvimento da formação continuada. Serão combinados diversos instrumentos avaliativos, os quais serão definidos no Plano de Ensino de cada unidade da matriz curricular, a ser disponibilizado no ambiente virtual.

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