Projeto Político Pedagógico

O Curso de Qualificação Profissional em Eletricista instalador integrado ao Ensino Médio EJA-EPT (PROEJA) visa desenvolver competências e habilidades em Instalações Elétricas. Ao final deste curso, o aluno deverá compreender projetos elétricos, além de estar apto a executar e dar manutenção às instalações elétricas residenciais, prediais e industriais. O egresso também será capaz de atuar na área de acionamentos de motores elétricos, tanto na montagem e operação, como na manutenção de quadros de comando e CCM’s. Os certificados serão emitidos e assinados pelo IFSC.

O profissional formado desenvolve atividades de instalações elétricas na construção civil, prestadoras de serviços, concessionárias de energia, indústrias de fabricação de equipamentos e componentes elétricos/eletrônicos. Além disso, atua nos setores de manutenção nas indústrias em geral.

O egresso do Curso de Qualificação Profissional em Eletricista Instalador Integrado ao Ensino Médio EJA-EPT PROEJA é capaz de ler e interpretar projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais; executar a montagem de instalações elétricas de baixa tensão monofásicas e trifásicas a partir de projetos elétricos; selecionar e dimensionar materiais, componentes, acessórios e ferramentas necessários à uma instalação elétrica eficiente, viável econômica e tecnicamente, e de acordo com requisitos de qualidade de saúde, segurança e meio ambiente; executar a manutenção de uma instalação elétrica de baixa tensão, assim como o reparo de seus condutores, condutos, acessórios e outros componentes; montar e instalar quadros de medição, quadros de distribuição e quadros gerais de luz e força; organizar procedimentos e rotinas de trabalho, seguindo orientações, recomendações, especificações e normas técnicas, sempre zelando pela segurança dos envolvidos; realizar medidas de maneira precisa e segura para realização de manutenções e testes em instalações elétricas de baixa tensão; prover a limpeza e conservação de ferramentas e máquinas utilizadas em serviço, organizando o ambiente de trabalho e descartando adequadamente os resíduos gerados em sua rotina diária. respeitar e aplicar as mais variadas técnicas de segurança do trabalho, de modo a construir um ambiente seguro e livre de riscos para a realização de serviços em eletricidade; identificar, analisar e utilizar as variáveis técnicas relevantes do seu trabalho, procurando sempre simplificar e automatizar seu processo produtivo, economizando tempo, melhorando a qualidade de seu serviço e possibilitando um crescimento profissional e intelectual cada vez maior.

A metodologia do trabalho pedagógico é adotada tendo em vista algumas finalidades e características do IFSC, presentes no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), no Documento Orientador da EJA (IFSC, 2017), no Regimento Didático Pedagógico (RDP) do IFSC, e no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Orientado pelo trabalho como princípio educativo, algumas dessas finalidades são: ofertar educação profissional e tecnológica, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional; promover um processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais; favorecer a construção de uma identidade crítica, investigativa e ativa socialmente do trabalhador-estudante; realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão: Silmar Primieri, silmar.primieri@ifsc.edu.br, (49) 32214209

A avaliação se dará durante todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do estudante qualitativa e quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências.

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