Projeto Político Pedagógico

Egressos de cursos superiores da grande área da Engenharia Elétrica e áreas afins, que já atuam ou pretendem atuar no mercado.
O Estado de Santa Catarina tem uma população estimada na ordem de 7,2 milhões de pessoas em 2020, segundo dados do IBGE. A capital, Florianópolis, tem uma população de em torno de 508,8 mil habitantes naquele mesmo ano. Por sua vez, a população da região denominada de Grande Florianópolis é de aproximadamente 1 milhão de habitantes, perfazendo um percentual de em torno de 13,8% da população do estado.

Em termos de indicadores econômicos, educacionais e sociais, Santa Catarina tem destaque nacional, sendo um estado com economia diversificada e altos índices de qualidade de vida.

Especificamente em relação à indústria catarinense, estudos realizados pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) a partir de 2012, resultaram no Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC) com horizonte em 2022. Assim, no âmbito deste programa, o projeto Setores Portadores de Futuro para a Indústria Catarinense lançado em 2012 identificou os setores de Construção Civil, Energia, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação e Turismo como prioridades em todas as regiões de Santa Catarina, sendo indutores de desenvolvimento estadual, de acordo com o caderno elaborado para o setor de Energia.

As rotas estratégicas identificadas pelo estudo da FIESC no PDIC-2022, em número de dezesseis, foram: Agroalimentar, Bens de Capital, Celulose & Papel, Cerâmica, Construção Civil, Economia do Mar, Energia, Indústrias Emergentes, Meio Ambiente, Metalmecânico & Metalurgia, Móveis & Madeira, Produtos Químicos & Plásticos, Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação, Têxtil & Confecção e Turismo.
Assim, nota-se a diversidade de áreas de atuação da indústria catarinense, além da dinamicidade e oportunidade para profissionais com formação em desenvolvimento de produtos e projetos e suas metodologias correlatas.

Ainda, no estudo elaborado pela FIESC para a rota estratégica de Energia, listam-se os diversos cursos técnicos e cursos superiores ofertados no estado, sendo que em específico sobre desenvolvimento de produtos eletrônicos, o Curso do IFSC no Câmpus Florianópolis é o único com abordagem focada na resolução de problemas tecnológicos para a indústria, promovendo uma formação para além da ciência e da tecnologia, com vistas à aplicação e desenvolvimento direto nos arranjos produtivos locais e regionais.
Neste sentido, aponta-se que as universidades, em geral, nos cursos de pós-graduação acadêmicos (mestrado e doutorado), tem pouco enfoque prático ou aplicado, visto a natureza destes cursos ser, em sua maioria, científica e acadêmica. Com isso tem-se um nicho para formação de recursos humanos visando a aplicação das tecnologias desenvolvidas nas pesquisas puras. Pode-se citar como exemplo a procura por cursos especiais de curta duração na área de microeletrônica, dispositivos lógico-programáveis, processamento digital de sinais, microcontroladores, tecnologias da informação, dentre outros, que são oferecidos por diversas empresas e que as instituições universitárias não oferecem aos seus estudantes, conforme estudos de demanda conduzidos pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) em 2019. Considera-se, então, que os estudantes egressos das universidades da região constituem público-alvo deste curso.

Considerando esta demanda por profissionais mais qualificados, entende-se que as empresas de base tecnológica da região, com ênfase no desenvolvimento de produtos e/ou protótipos eletrônicos, irão exigir de seus profissionais já empregados e dos que virão a ser contratados, uma maior atualização tecnológica, a qual este curso poderá proporcionar.

Neste contexto, vale ressaltar que a cidade de Florianópolis é conhecida como a Ilha do Silício, em virtude do empreendedorismo e inovação, grande número de empresas de tecnologia, instituições de ensino com reconhecido padrão de excelência, altos níveis de qualidade de vida, dentre outros, conforme matéria da BBC (British Broadcasting Corporation) ainda em 2009 intitulada "Brazil's bid for tech-powered economy” disponível em http://news.bbc.co.uk/2/hi/programmes/click_online/8284704.stm. Assim, a demanda por formação profissional é elemento chave no processo de desenvolvimento regional; e diante das mudanças que ocorrem nos processos produtivos, com a incorporação de inovações científicas e tecnológicas, os profissionais que atuam na grande área da Engenharia Elétrica e áreas afins, precisam aprender novos conhecimentos para lidar com os desafios do mundo do trabalho.

Atualmente, os setores produtivos buscam constantemente uma adaptação rápida e eficiente às inovações tecnológicas, que têm estabelecido frequentes mudanças qualitativas e quantitativas nos ambientes produtivos e no mundo do trabalho como um todo. A inserção cada vez maior de sistemas eletrônicos na maioria dos setores da economia tem impulsionado o fortalecimento da indústria eletrônica e dos seus processos produtivos exigindo soluções complexas e inovadoras.

Finalmente, outro importante fator a considerar é a existência, no Câmpus Florianópolis do IFSC, de ambientes laboratoriais da área de eletrônica e instrumentação, tais como: microprocessadores, projetos eletrônicos, eletrônica de potência, lógica discreta e eletrônica digital. Todos esses ambientes são dotados de equipamentos atualizados e em número suficiente para atender às unidades curriculares deste curso. Colabora, ainda, para a qualidade do curso, o nível de formação do corpo docente do Departamento Acadêmico de Eletrônica, em sua maioria, com graduação e pós-graduação na área deste curso.

O Curso de Pós Graduação Lato Sensu - Especialização em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos pretende atualizar e especializar o aluno na área afim, de forma que possa desenvolver novos conhecimentos e utilizar as tecnologias mais recentes em seu ambiente de trabalho, capacitando-o a entender e atuar em gestão de projetos e a resolver os problemas inerentes às novas tecnologias empregadas.
IFSC - Campus Florianópolis Nenhum conteúdo disponível até o momento
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker4-srv2.appdocker4-inst218/04/2024 22:00