Projeto Político Pedagógico

A refrigeração é o nome dado ao processo de remoção do calor de um meio, reduzindo sua temperatura e mantendo essa condição por meios mecânicos ou naturais. As aplicações da refrigeração são muitas. No entanto, entre as principais, temos a conservação de alimentos e a climatização ou condicionamento de ar.

No ano de 2013, a área de refrigeração e climatização cresceu 8%, totalizando um faturamento de 29 bilhões de reais, segundo informações publicadas pela ABRAVA (2013) – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento.

Os motivos desse crescimento podem ser associados às políticas de incentivo à construção civil, ao aumento de renda das camadas populares e a políticas de incentivo ao consumo empreendidas pelo governo federal.

Os números mostram que nunca se vendeu tanto e se instalou tanto aparelhos de ar condicionado no Brasil. Segundo a ABRAVA (2013), os aparelhos de ar condicionado de janela, que representavam 60% das vendas há 10 anos, atualmente representam apenas 15%, em contraste com o percentual de 70% dos Split System.

A refrigeração industrial também tem crescido acompanhando o aumento de consumo na área alimentícia e de bebidas. Mas, ainda assim, uma pesquisa do IBGE mostrou que apenas 11% das casas usam sistemas de climatização, o que mostra que ainda é possível se crescer mais ainda, para atingir patamares internacionais. Em algumas regiões brasileiras, há carência de profissionais qualificados. Em parte, isso se deve à quantidade reduzida de cursos técnicos profissionalizantes nesse setor e também a falta de literatura especializada escrita em linguagem acessível aos milhares de profissionais que já atuam na área.

Esse curso tem por objetivo contribuir para a formação dos profissionais brasileiros nessa importante área de atuação profissional.

Os egressos dos cursos poderão trabalhar em empresas de instalação e climatização, assim como poderão ser autônomos e/ou ter sua própria empresa.

O egresso do curso de formação inicial e continuada Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica estará apto a conhecer, instalar e realizar diagnósticos em equipamentos de refrigeração doméstica e de condicionamento de ar do tipo janela e Split-System. Os egressos do curso obterão as seguintes competências:

• Executar a instalação de equipamentos e sistemas de condicionamento de ar:

1. Verificar a infraestrutura para a realização do serviço;

2. Ler e interpretar catálogos, desenhos técnicos, leiautes e esquemas;

3. Utilizar ferramentas, instrumentos de medição e equipamentos diversos.

• Executar a manutenção de refrigeradores domésticos:

1. Verificar a infraestrutura para a realização do serviço;

2. Ler e interpretar catálogos, desenhos técnicos, leiautes e esquemas;

3. Utilizar ferramentas, instrumentos de medição e equipamentos diversos.

O curso será realizado na modalidade a distância utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle para compartilhamento do material didático e interação entre os estudantes e o professor. Também será criado um Grupo no Facebook para interação e troca de informações entre os estudantes. O material didático é composto por textos especializados, catálogos técnicos, videoaulas práticas e teóricas e animações desenvolvidas em Flash. Haverá realização de chat semanal e de uma webconferência mensal com os estudantes. Os estudantes também poderão enviar suas dúvidas e avaliações diretamente por meio do Moodle ou por correio eletrônico.

Jesué Graciliano da Silva

Telefones: (48) 3381-2868

E-mail: jesue@ifsc.edu.br

O processo de avaliação deverá ser encarado como um processo educativo, diagnóstico, indicativo de novos elementos e atividades a serem introduzidas, enfim, deverá ser capaz de realimentar o processo pedagógico. Por isso serão aplicadas autoavaliações parciais ao longo das unidades curriculares, antes da avaliação final, que deverá ser realizada presencialmente no Câmpus São José.

Havendo pré-requisito na unidade subsequente, o aluno estará impedido de cursá-la sem ter concluído a unidade anterior. Somente poderão se submeter à Avaliação Final Presencial os estudantes que realizarem a atividade prática presencial no Câmpus São José, conforme está descrito no item 31 deste documento.

Serão considerados aprovados os estudantes que receberem nota superior a 6,0, conforme Artigo 41 do Regime Disciplinar Pedagógico do IFSC, na Avaliação Final Presencial. O aluno que obtiver nota menor que 6,0 na Avaliação Final Presencial poderá realizar uma prova de recuperação em data a ser agendada posteriormente por meio de webconferência.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv1.appdocker5-inst125/04/2024 02:00