Projeto Político Pedagógico

É o profissional cidadão apto a elaborar e servir produtos de panificação e
confeitaria, considerando os aspectos higiênico-sanitários, a responsabilidade profissional,
socioeconômica e ambiental.

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Utilizar as matérias primas considerando as características específicas de cada uma;
• Utilizar utensílios e equipamentos do setor;
• Aplicar os princípios higiênico-sanitários na manipulação, no preparo e no serviço de
produtos panificáveis e de confeitaria;
• Dominar as técnicas de produção de pães e produtos de confeitaria;• Planejar a operacionalização da produção e do serviço de produtos panificáveis e de
confeitaria;
• Operacionalizar a produção e o serviço de produtos panificáveis, e de confeitaria
bem como embalá-los adequadamente para comercialização;
• Aplicar princípios éticos e críticos em sociedade e, especificamente, diante das
relações do mundo do trabalho;
• Aplicar os princípios da responsabilidade socioambiental;
• Comunicar-se de maneira adequada no contexto profissional;
• Identificar e preparar  produtos de panificação e confeitaria equilibrados nutricionalmente e/ou adequados para pessoas com restrições alimentares: doença celíaca, hipertensão, dislipidemia, intolerância à lactose,
diabetes e sobrepeso/obesidade;

• Desenvolver iniciação à pesquisa científica, relacionando os diversos conhecimentos
trabalhados nas unidades curriculares com a prática da panificação e confeitaria.

Atividades pedagógicas
O Curso Técnico em Panificação e Confeitaria orienta-se pelo Plano de
Desenvolvimento Institucional (PDI) do IF/SC e pela Organização Didática(OD) do Campus
Florianópolis-Continente.
O Campus Florianópolis-Continente do IF-SC desenvolverá uma política de formação
permanente para os seus educadores. Isso possibilita a qualificação e a integração com oProjeto Pedagógico da Instituição. Serão realizadas reuniões periódicas visando o
monitoramento das ocorrências do curso.
O currículo elaborado por competências implica em ações pedagógicas que
possibilitem ao aluno a construção de seu conhecimento. Além disso, o espaço constituído
na escola possibilita interação permanente entre discentes, docentes e demais servidores
de modo que gere ações críticas, reflexivas e construtivas.
O fazer pedagógico se dá através de atividades em sala de aula com aulas
expositivo-dialogadas, estudos dirigidos, apresentações, seminários e desenvolvimento de
projetos. Visitas técnicas/culturais pedagógicas, estudos de caso, levantamento de
problemas e busca de soluções no entorno da Instituição são atividades que complementam
e dinamizam o processo.
9.2 Projetos integradores
A Unidade Curricular Projeto Integrador ocorre nos Módulos 2 e 3 do curso Técnico
em Panificação e Confeitaria. Esta Unidade Curricular é voltada para a metodologia de
trabalho por projetos, articuladora das unidades curriculares, que converge para a escolha
de um tema. Nesta Unidade Curricular, o aluno aplica os conhecimentos adquiridos nas
demais unidades curriculares do módulo, articulando e integrando conhecimentos na
elaboração de um projeto final. Este é o momento de integrar conhecimentos e aplicá-los de
forma a reconhecer como significativo todo conhecimento adquirido em cada umas das
unidades curriculares cursadas.
9.3 Estágio
Denomina-se estágio o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no
ambiente de trabalho, que visa ao aprendizado de competências próprias da atividade pro-
fissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a
vida cidadã e para o trabalho.O estágio será realizado conforme a Resolução no 1, do Conselho Nacional de Edu-
cação, de 21 de janeiro de 2004, e conforme a Lei no 11.788 de 25 de setembro de 2008,
nas seguintes modalidades:
1) Estágio profissional obrigatório definido como tal no projeto pedagógico do curso
de 60 horas em empresa do ramo, configurando requisito obrigatório para a obtenção do di-
ploma de técnico. O estagio será mediado pelo IFSC e poderá ser validado caso o aluno tra -
balhe ou trabalhou na área. Após o estágio obrigatório o aluno deverá construir um relatório
de estágio sob orientação de professor responsável e submetê-lo a avaliação deste profes-
sor.
2) Estágio profissional não-obrigatório: desenvolvido como atividade opcional,
acrescida à carga horária regular e obrigatória, também previsto no projeto pedagógico do
curso.
3) Estágio profissional sócio-cultural ou de iniciação científica: não incluído no pla-
nejamento da Instituição de ensino, não obrigatório, mas assumido intencionalmente pela
mesma, a partir de demanda de seus alunos ou de organizações de sua comunidade, objeti-
vando o desenvolvimento de competências para a vida cidadã e para o trabalho produtivo.

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As avaliações acontecerão em cada unidade curricular sendo organizadas pelo
professor responsável. São princípios considerados pela instituição e que devem ser
adotados para a organização das avaliações:
• A avaliação será diagnóstica, processual, formativa, somativa, continuada e
diversificada. Serão considerados critérios como: Assiduidade, Realização das
tarefas, Participação nas aulas, Avaliação escrita individual, Trabalhos em duplas,
Colaboração e cooperação com colegas e professores.
• A avaliação se dará durante todos os momentos do processo ensino e
aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente.
Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações.
De acordo com a Organização Didática da Campus Florianópolis-Continente, a
avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto deações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências
por parte do aluno, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são:
• obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos,
habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada
de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou
a progressão do aluno para o semestre seguinte;
• analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas
previstas no Projeto Pedagógico do Curso.
• estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os
avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências.
Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o
professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões sobre o encaminhamento
dos processos de ensino e aprendizagem e a progressão dos alunos. Os registros das
avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que segue:
E - Excelente;
P - Proficiente;
S - Suficiente;
I - Insuficiente.
O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final de cada
módulo/fase, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de
competências e utilizando-se a seguinte nomenclatura:
A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências;
NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências.
A partir da avaliação efetuada pelo professor, serão realizadas avaliações coletivas
em reuniões que terão o caráter de avaliação integral do processo didático-pedagógico em
desenvolvimento na Unidade Curricular. As avaliações coletivas envolverão os professores
e os profissionais do núcleo pedagógico. Esses encontros serão realizados, pelo menos, em
dois momentos: durante o módulo e no final de cada um deles.
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades
pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendoem vista o desenvolvimento das competências. Ao final dos estudos de recuperação o aluno
será submetido à avaliação, cujo resultado será registrado pelo professor. Consultar PPC na íntegra.

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